sábado, 18 de abril de 2015

3516B e 3516C Motores para Caminhões Fora-de-Estrada 789D-Códigos de Eventos

Códigos de Eventos


Informações de Referência Cruzada dos Códigos de Eventos

A Tabela 1 é uma lista de códigos de eventos do motor. Os códigos de eventos têm as suas referências cruzadas com o procedimento adequado que pode ser usado para diagnosticar o código.
Os códigos de evento são gerados quando existem condições de operação anormais. Uma explicação adicional dos códigos de eventos e do sistema de monitoramento dos motores está descrita após a Tabela 1.
Tabela 1
Referência Cruzada de Códigos de Eventos no Link de Dados da Cat para o Procedimento de Diagnóstico de Falhas    
Código e Descrição    Procedimento de Diagnóstico de Falhas    
E073(1) Alta pressão diferencial do filtro de óleo    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Óleo Está Baixa"    
E073(2)Alta Pressão Diferencial do Filtro de Óleo    
E073(3)Alta Pressão Diferencial do Filtro de Óleo    
E098(1) Neutralização da Pré-lubrificação do Motor    Diagnóstico de Falhas, "Pré-lubrificação - Teste"    
E171(2) Baixo Nível de Óleo do Motor    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Óleo Está Baixa"    
E171(3) Baixo Nível de Óleo do Motor    
E198(1) Baixa Pressão do Combustível    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Combustível Está Baixa"    
E198(2) Baixa Pressão do Combustível    
E199(1)Baixa Temperatura do Líquido Arrefecedor    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Líquido Arrefecedor É Baixa"    
E199(2)Baixa Temperatura do Líquido Arrefecedor    
E199(3)Baixa Temperatura do Líquido Arrefecedor    
E233(1)Baixa Pressão de Pré-lubrificação    Diagnóstico de Falhas, "Problema de Pré-lubrificação da Bomba"    
E265(1)Desligamento Definido pelo Usuário    Diagnóstico de FalhasOcorrência, "de Desligamento do Motor"    
E278(1)Alta Temperatura do Diferencial de Escape    Diagnóstico de FalhasA Temperatura na T, "urbina do Turbocompressor Está Alta"    
E278(2)Alta Temperatura do Diferencial de Escape    
E278(3)Alta Temperatura do Diferencial de Escape    
E321(1)Alta Temperatura do Escape Direito    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Escape Está Alta"    
E321(2)Alta Temperatura do Escape Direito    
E321(3)Alta Temperatura do Escape Direito    
E322(1)Alta Temperatura do Escape Esquerdo    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Escape Está Alta"    
E322(2)Alta Temperatura do Escape Esquerdo    
E322(3)Alta Temperatura do Escape Esquerdo    
E360(1) Pressão baixa do óleo do motor    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Óleo Está Baixa"    
E360(2) Baixa Pressão do Óleo do Motor    
E360(3) Pressão baixa do óleo do motor    
E361(1) Alta Temperatura do Líquido Arrefecedor do Motor    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Líquido Arrefecedor Está Alta"    
E361(2) Alta Temperatura do Líquido Arrefecedor do Motor    
E361(3) Alta Temperatura do Líquido Arrefecedor do Motor    
E362(1) Sobrevelocidade do Motor    Diagnóstico de Falhas, "Sobrevelocidade do Motor"    
E362(3) Sobrevelocidade do Motor    
E390(1) Restrição no Filtro de Combustível    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Combustível Está Alta"    
E390(2) Restrição no Filtro de Combustível    
E390(3)Restrição no Filtro de Combustível    
E499(3)Vazamento de Pressão na Galeria de Distribuição de Combustível Número 1    Diagnóstico de Falhas, "O Vazamento da Pressão da Galeria de Distribuição de Combustível Está Alto"    
E539(1)Temperatura Alta do Ar do Coletor de Admissão    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Ar no Coletor de Admissão Está Alta"    
E539(2)Temperatura Alta do Ar do Coletor de Admissão    
E539(3)Temperatura Alta do Ar do Coletor de Admissão    
E583(1)Alta Pressão Diferencial da Admissão de Ar no 1    Diagnóstico de Falhas, "A Admissão de Ar Está Restringida"    
E583(2)Alta Pressão Diferencial da Admissão de Ar no 1    
E584(1)Alta Pressão Diferencial do Filtro de Ar do Motor Número 2    
E584(2)Alta Pressão Diferencial do Filtro de Ar do Motor Número 2    
E678(1)Desligamento no Nível do Solo    Diagnóstico de Falhas, "Desligamento (Nível do Solo) - Teste"    
E771(1)Alta Temperatura do Pós-arrefecedor    Diagnóstico de Falhas, "A Temperatura do Líquido Arrefecedor do Pós-arrefecedor Está Alta"    
E771(2)Alta Temperatura do Pós-arrefecedor    
E771(3)Alta Temperatura do Pós-arrefecedor    
E1036(1)Alta Pressão do Cárter    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Cárter Está Alta"    
E1036(2)Alta Pressão do Cárter    
E1045(2)Pressão Baixa no Coletor de Admissão    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão de Ar do Coletor de Admissão está Baixa"    
E1218(2)Alta Pressão do Combustível Não Filtrado    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Combustível Está Alta"    
E2112(1)Baixa Pressão do Líquido Arrefecedor do Motor    Diagnóstico de Falhas, "A Pressão do Líquido Arrefecedor É Baixa"    
E2112(2)Baixa Pressão do Líquido Arrefecedor do Motor    
E2112(3)Baixa Pressão do Líquido Arrefecedor do Motor    

Partes do Código de Evento

Código de Evento - O "E"identifica o código como um código de evento. Os números "XXX-X" representam um identificador numérico do código de evento. O quarto "(X)" atribui um de três níveis ao código de evento ativo, de acordo com a gravidade da condição anormal do sistema. O código e seguido de uma descrição. Consulte o seguinte exemplo:

  • E360(1) Baixa Pressão do Óleo
  • E360(2) Baixa Pressão do Óleo
  • E360(3) Baixa Pressão do Óleo
A definição dos níveis de severidade de um evento está abaixo:
Nível 1 - O nível 1 alerta o operador de que um sistema do motor requer atenção. O operador deve verificar a condição do sistema envolvido ou deve executar a manutenção do sistema envolvido o mais rápido possível.
Nível 2 - O nível 2 requer uma mudança na operação do motor ou o desempenho de um procedimento de manutenção. Se o problema não for corrigido, poderá resultar em danos aos componentes do motor.
Nível 3 - O nível 3 requer um desligamento seguro imediato do motor, para evitar danos ao motor ou ferimentos nas pessoas ao redor da motor. O problema que causou o evento deve ser corrigido antes da máquina possa voltar a trabalhar.

Códigos de Eventos Ativos

Um código de evento ativo representa um problema com a operação do motor. Resolva o problema assim que possível.
Os códigos de eventos ativos são listados em ordem numérica crescente. O código com o número mais baixo está listado primeiro.
A ilustração 1 é um exemplo da faixa de operação de um sensor.


Ilustração 1g01365757
Exemplo da faixa de operação típica de um sensor
(1) Esta área representa a faixa normal de funcionamento do parâmetro do motor.
(2) Nessas áreas, o motor está funcionando dentro de uma faixa de operação não segura do parâmetro monitorado. Um código de evento será gerado para o parâmetro monitorado. O circuito do sensor não apresenta um problema eletrônico.
(3) Nessas áreas, o sinal do sensor está fora da faixa de operação do sensor. O circuito do sensor apresenta um problema eletrônico. Um código de diagnóstico será gerado para o circuito do sensor. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Lista de Códigos de Falha de Diagnóstico" para obter mais informações sobre os códigos de diagnóstico.

Códigos de Evento Registrados

Quando o Módulo de Controle Eletrônico (ECM) gera um código de evento, o ECM registra o código na memória permanente. O ECM tem um relógio interno de diagnóstico. O ECM registrará as seguintes informações quando um código de evento for gerado:

  • A hora da primeira ocorrência do código.
  • A hora da última ocorrência do código.
  • A quantidade de ocorrências do código.
Os eventos registrados são listados em ordem cronológica. O evento mais recente aparece primeiro.
Essas informações podem ser úteis no diagnóstico de problemas intermitentes. Os códigos registrados também podem ser usados para análise do desempenho do motor.

Como Apagar Códigos de Evento

Um código será apagado da memória quando ocorrer uma das seguintes condições:

  • O código não se repetir há mais de 100 horas.
  • Um novo código for registrado e já existirem dez códigos na memória. Nesse caso, o código mais antigo será apagado.
  • O técnico de serviço apagar manualmente o código.
Sempre apague os códigos de eventos registrados após a investigação e a correção do problema que gerou o código.

Diagnóstico de Falhas

Para um diagnóstico de falhas básico do motor, execute os seguintes passos para diagnosticar um funcionamento incorreto:

  1. Obtenha as seguintes informações sobre a reclamação:
    • O evento e a hora do evento.
    • Determine as condições do evento. As condições incluirão a rpm e a carga do motor.
    • Determine se há quaisquer sistemas instalados pelo revendedor ou pelo cliente que possam ter causado o evento.
    • Verifique se ocorreram eventos adicionais.

  1. Verifique se a reclamação não é devido a uma operação normal do motor. Verifique se a reclamação não é devido a um erro do operador.

  1. Reduza as causas prováveis. Considere as informações do operador, as condições de operação e o histórico do motor.

  1. Faça uma inspeção visual. Inspecione os seguintes itens:
    • Suprimento de combustível
    • Nível de óleo
    • Suprimento de óleo
    • Fiação
    • Conectores
Não deixe de inspecionar os conectores. Os conectores podem causar problemas intermitentes. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Inspeção dos Conectores Elétricos".
Se esses passos não corrigirem o problema, consulte a Tabela 1 para obter o procedimento de diagnóstico de falhas do código de evento.

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