sábado, 18 de abril de 2015

3516B e 3516C Motores para Caminhões Fora-de-Estrada 789D-Visão Geral do Sistema

Visão Geral do Sistema

O motor foi projetado para controle eletrônico da maioria de suas funções. O sistema eletrônico consiste nos seguintes componentes: Módulo de Controle Eletrônico (ECM, Electronic Control Module), chicote de fiação, interruptores, sensores e injetores de combustível. O ECM do motor recebe informações dos sensores e dos interruptores no motor. O ECM do motor processa as informações coletadas para tomar decisões sobre o controle do motor. Mudando o fornecimento de combustível para os injetores de combustível, o ECM do motor controla a velocidade e a potência produzida pelo motor.

Controles Eletrônicos


Módulo de Controle Eletrônico

O ECM consiste em dois componentes principais, o computador de controle (hardware) e o arquivo flash. O computador de controle consiste em um microprocessador e um circuito eletrônico. O arquivo flash contém as características operacionais do motor. Os mapas operacionais influenciam o desempenho do motor.

Governador do Motor

O ECM do motor governa a rotação do motor. O ECM do motor e o arquivo flash trabalham juntos controlando o volume de combustível fornecido pelos injetores. A rpm desejada do motor é determinada pelo sinal do sensor de posição do acelerador e pelas leituras de determinados sensores. Códigos de diagnóstico podem reduzir a potência do motor. A rpm real do motor é medida pelo sensor de rotação/regulagem do motor.

Injeção de Combustível

O ECM do motor controla a distribuição, a duração e a pressão do combustível injetado. O ECM do motor varia os sinais enviados aos injetores de combustível. O combustível é injetado apenas enquanto um solenoide do injetor é energizado por um sinal de 105 V, emitido pelo ECM do motor. A distribuição do sinal de injeção determina a distribuição do motor. A duração do sinal de injeção determina a rotação do motor. Ao controlar a distribuição e a duração do sinal de 105 V, o ECM controla a rotação do motor.

Operação em Modo Frio

O ECM do motor usa a operação no modo frio para reduzir a fumaça branca durante o aquecimento do motor. O ECM do motor interrompe os injetores um a um para determinar se o cilindro está disparando. Se o cilindro estiver disparando corretamente, o ECM do motor deixa o injetor ativo. Se o cilindro não estiver disparando, o ECM do motor deixará o injetor desligado. Essa ação aumentará a capacidade de partida e reduzirá o tempo de aquecimento.
O modo frio é ativado sempre que a temperatura do líquido arrefecedor do motor cair abaixo de um valor predeterminado. O modo frio continua ativo até que o motor esteja aquecido ou que um limite de tempo seja excedido.

Limite do Limitador de Combustível (FRC, Fuel Ratio Control)

O arquivo flash dentro do ECM do motor define certos limites sobre a quantidade de combustível que pode ser injetada. O FRC é um limite baseado na pressão no coletor de admissão. A pressão no coletor de admissão é calculada como a diferença entre a pressão atmosférica e a pressão na saída do turbocompressor. O FRC é usado para controlar a relação ar/combustível para controle das emissões. Ao detectar uma maior pressão no coletor de admissão, o ECM do motor aumenta o FRC. Uma pressão mais alta no coletor de admissão indica que há mais ar no cilindro. Ao aumentar o FRC, o ECM do motor permite a entrada de mais combustível no cilindro.

Posição Nominal do Combustível

A posição nominal do combustível é um limite baseado na potência nominal do motor. A posição nominal do combustível é semelhante aos limitadores da cremalheira e à mola de torque em um motor governado mecanicamente. A posição nominal do combustível determina os valores máximos de potência e de torque para uma família específica de motores e para uma classificação específica. A posição nominal do combustível é programada no arquivo flash.

Diagrama de Blocos do Governador Eletrônico

Exemplo típico

Diagrama da Fiação do Motor

Exemplo típico

Localização dos Sensores do Motor

Vista do lado esquerdo
(1) Solenoide de controle do ventilador
(2) Sensor de temperatura de escape (LE)
(3) ECM do Motor
(4) Sensor de velocidade/distribuição do motor
(5) Sensor de pressão do óleo do motor não filtrado
(6) Interruptor de nível de óleo baixo
(7) Sensor de pressão do óleo do motor filtrado
(8) Sensor de pressão atmosférica
(9) Conector J2/P2 do ECM
(10) Conector J1/P1 do ECM

Localização dos Sensores do Motor

Vista do lado direito
(11) Conector do sensor de calibragem da distribuição
(12) Sensor de temperatura de escape (LD)
(13) Sensor de pressão do cárter
(14) Conector do solenoide de renovação de óleo contínuo
(15) Bomba de escorva elétrica do combustível
(16) Sensor de pressão de entrada do bloco do líquido arrefecedor

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