sábado, 18 de abril de 2015

3516B e 3516C Motores para Caminhões Fora-de-Estrada 789D-Códigos de Problemas de Diagnóstico

Códigos de Problemas de Diagnóstico


Informações de Referência Cruzada dos Códigos de Diagnóstico

A Tabela 1 contém uma lista dos códigos de diagnóstico do motor. Os códigos de diagnóstico são cruzados com o procedimento apropriado que pode ser usado para diagnosticar o código.
Mais explicações dos códigos de diagnóstico são dadas após a Tabela 1.
Tabela 1
Referência Cruzada entre o "Código CID-FMI" e o Procedimento ou Teste Funcional    
"Código CID-FMI"    Teste Funcional ou Procedimento    
1-5 Injetor do Cilindro no 1 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
1-6 Injetor do Cilindro no 1 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
2-5 Injetor do Cilindro no 2 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
2-6 Injetor do Cilindro no 2 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
3-5 Injetor do Cilindro no 3 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
3-6 Injetor do Cilindro no 3 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
4-5 Injetor do Cilindro no 4 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
4-6 Injetor do Cilindro no 4 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
5-5 Injetor do Cilindro no 5 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
5-6 Injetor do Cilindro no 5 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
6-5 Injetor do Cilindro no 6 com Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
6-6 Injetor do Cilindro no 6 com Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
7-5 Injetor do Cilindro no 7: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
7-6 Injetor do Cilindro no 7: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
8-5 Injetor do Cilindro no 8: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
8-6 Injetor do Cilindro no 8: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
9-5 Injetor do Cilindro no 9: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
9-6 Injetor do Cilindro no 9: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
10-5 Injetor do Cilindro no 10: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
10-6 Injetor do Cilindro no 10: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
11-5 Injetor do Cilindro no 11: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
11-6 Injetor do Cilindro no 11: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
12-5 Injetor do Cilindro no 12: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
12-6 Injetor do Cilindro no 12: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
13-5 Injetor do Cilindro no 13: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
13-6 Injetor do Cilindro no 13: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
14-5 Injetor do Cilindro no 14: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
14-6 Injetor do Cilindro no 14: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
15-5 Injetor do Cilindro no 15: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
15-6 Injetor do Cilindro no 15: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
16-5 Injetor do Cilindro no 16: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
16-6 Injetor do Cilindro no 16: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Teste"    
41-3 Alimentação de 8 VCC: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
41-4 Alimentação de 8 VCC: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
91-3 Sensor de Posição do Acelerador: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Controle de Velocidade - Teste"    
91-4 Sensor de Posição do Acelerador: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Controle de Velocidade - Teste"    
91-8 Sensor de Posição do Acelerador: Frequência, Largura de Pulso ou Período Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Controle de Velocidade - Teste"    
95-2 Sensor de Pressão Diferencial do Filtro de Combustível: Irregular, Intermitente ou Incorreta    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
99-2 Sensor de Pressão Diferencial do Filtro de Combustível: Irregular, Intermitente ou Incorreta    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
100-3 Sensor de Pressão do Óleo do Motor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
100-4 Sensor de Pressão do Óleo do Motor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
100-13 Sensor de Pressão do Óleo do Motor: Descalibrado    Diagnóstico de Falhas, "Calibragem Necessária do Sensor - Teste"    
101-3Sensor de Pressão do Ar do Cárter: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
101-4Sensor de Pressão do Ar do Cárter: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
110-3 Sensor de Temperatura do Líquido Arrefecedor do Motor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
110-4 Sensor de Temperatura do Líquido Arrefecedor do Motor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
168-1 Tensão do Sistema Elétrico: Baixa    Diagnóstico de Falhas, "Fonte de Alimentação Elétrica - Teste"    
168-2 Tensão do Sistema Elétrico: Irregular, Intermitente ou Incorreta    Diagnóstico de Falhas, "Fonte de Alimentação Elétrica - Teste"    
172-3 Sensor de Temperatura do Ar do Coletor de Admissão: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
172-4 Sensor de Temperatura do Ar do Coletor de Admissão: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
190-8 Sensor de Rotação do Motor: Frequência, Largura de Pulso ou Período Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Rotação/Regulagem - Teste"    
253-2 Módulo de Personalidade: Irregular, Intermitente ou Incorreto    Diagnóstico de Falhas, "Software do ECM - Instalação"    
261-13Calibragem da Distribuição do Motor: Descalibrado    Diagnóstico de Falhas, "Distribuição - Calibre"    
262-3 Fonte de Alimentação de 5 VCC do Sensor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
262-4 Fonte de Alimentação de 5 VCC do Sensor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
267-2 Entrada de Desligamento Remoto: Irregular, Intermitente ou Incorreta    Diagnóstico de Falhas, "Desligamento - Teste"    
267-3 Entrada de Desligamento Remoto: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Desligamento (Nível do Solo) - Teste"    
267-4 Entrada de Desligamento Remoto: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Desligamento (Nível do Solo) - Teste"    
268-2 Falha do Parâmetro Programado: Irregular, Intermitente ou Incorreto    Diagnóstico de Falhas, "Parâmetros de Configuração"    
274-3 Sensor de Pressão Atmosférica: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
274-4 Sensor de Pressão Atmosférica: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
274-13Sensor de Pressão Atmosférica: Descalibrado    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
289-3 Sensor de Pressão do Combustível - Antes do Filtro de Combustível: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
289-4 Sensor de Pressão do Combustível - Antes do Filtro de Combustível: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
289-13 Sensor de Pressão do Combustível - Antes do Filtro de Combustível: Descalibrado    Diagnóstico de Falhas, "Calibragem Necessária do Sensor - Teste"    
291-5 Solenoide do Ventilador de Arrefecimento do Motor: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Controle do Ventilador de Arrefecimento - Teste"    
291-6 Solenoide do Ventilador de Arrefecimento do Motor: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Controle do Ventilador de Arrefecimento - Teste"    
296-9 Controle de Transmissão: Taxa de Atualização Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Link de Dados da Cat - Testar"    
296-14 Controle de Transmissão: Instrução Especial    Diagnóstico de Falhas, "Link de Dados da Cat - Testar"    
338-5 Relé da Bomba de Pré-lubrificação do Motor: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Pré-lubrificação - Teste"    
338-6 Relé da Bomba de Pré-lubrificação do Motor: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Pré-lubrificação - Teste"    
342-8 Sensor de Rotação Secundário do Motor: Frequência, Largura de Pulso ou Período Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Distribuição - Calibre"    
460-3 Sensor de Pressão do Combustível - Após o Filtro de Combustível: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
460-4 Sensor de Pressão do Combustível - Após o Filtro de Combustível: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
542-3Sensor de Pressão do Óleo do Motor - Antes do Filtro de Óleo: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
542-4Sensor de Pressão do Óleo do Motor - Antes do Filtro de Óleo: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
544-2Sensor de Velocidade do Ventilador de Arrefecimento do Motor: Irregular, Intermitente ou Incorreto    Diagnóstico de Falhas, "Velocidade do Ventilador de Arrefecimento - Teste"    
544-8 Sensor de Velocidade do Ventilador de Arrefecimento do Motor: Período, Largura do Pulso ou Frequência Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Velocidade do Ventilador de Arrefecimento - Teste"    
546-5 Relé de Retenção de Éter aberto/em curto com o terra    Diagnóstico de Falhas, "Auxílio de Partida a Éter - Teste"    
546-6 Relé de Retenção de Éter em curto com o positivo da bateria    Diagnóstico de Falhas, "Auxílio de Partida a Éter - Teste"    
800-9 Módulo Principal do VIMS (Vital Information Management System, Sistema de Gerenciamento de Informações Vitais): Taxa de Atualização Anormal    Diagnóstico de Falhas, "Link de Dados da Cat - Testar"    
800-14 Módulo Principal do VIMS: Instrução Especial    Diagnóstico de Falhas, "Link de Dados da Cat - Testar"    
827-3 Sensor de Temperatura de Escape Esquerdo: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
827-4 Sensor de Temperatura do Escape Esquerdo: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
828-3 Sensor de Temperatura de Escape Direito: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
828-4 Sensor de Temperatura do Escape Direito: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
829-3Sensor de Temperatura do Líquido Arrefecedor do Pós-arrefecedor Traseiro: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
829-4Sensor de Temperatura do Líquido Arrefecedor do Pós-arrefecedor Traseiro: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
1785-3 Sensor de Pressão do Coletor de Admissão: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
1785-4 Sensor de Pressão do Coletor de Admissão: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2131-3 Fonte de Alimentação CC No 2 do Sensor de 5 Volts: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
2131-4 Fonte de Alimentação CC No 2 do Sensor de 5 Volts: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Alimentação do Sensor - Teste"    
2271-5 Solenoide de Ativação do Sistema de Renovação de Óleo do Motor: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Renovação do Óleo - Teste"    
2271-6 Solenoide de Ativação do Sistema de Renovação de Óleo do Motor: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Renovação do Óleo - Teste"    
2302-3 Sensor de Pressão de Saída da Bomba do Líquido Arrefecedor do Motor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2302-4 Sensor de Pressão de Saída da Bomba do Líquido Arrefecedor do Motor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2417-5 Solenoide de Controle de Injeção de Éter: Corrente Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Auxílio de Partida a Éter - Teste"    
2417-6 Solenoide de Controle de Injeção de Éter: Corrente Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Auxílio de Partida a Éter - Teste"    
2738-3 Sensor de Pressão de Admissão do Compressor No 1 do Turbocompressor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2738-4 Sensor de Pressão de Admissão do Compressor No 1 do Turbocompressor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2739-3 Sensor de Pressão de Admissão do Compressor No 2 do Turbocompressor: Tensão Acima do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    
2739-4 Sensor de Pressão de Admissão do Compressor No 2 do Turbocompressor: Tensão Abaixo do Normal    Diagnóstico de Falhas, "Sinal do Sensor (Analógico, Ativo) - Teste"    

Códigos de Diagnóstico

Os códigos de diagnóstico alertam o operador de que foi detectado um problema no sistema eletrônico. Os códigos de diagnóstico são usados também pelo técnico de serviços para identificar a natureza do problema. O Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar é um programa de software desenvolvido para ser executado em um computador pessoal. O software pode ser usado pelo técnico de serviço para visualizar as informações sobre os códigos de diagnóstico de um ECM. Os códigos de diagnóstico podem ser compostos pelo identificador de componente (CID) e do identificador do modo de falha (FMI).
Identificador de Componente (CID Component Identifier) - O CID indica o componente que gerou o código. Por exemplo, o CID número 1 identifica o injetor de combustível do cilindro número um.
Identificador do Modo de Falha (FMI, Failure Mode Identifier) - O FMI identifica o tipo de falha.
Consulte a Tabela 1 para obter uma lista completa dos códigos de diagnóstico e o procedimento de diagnóstico de falhas apropriado.
Nota: Não confunda códigos de diagnóstico com códigos de eventos. Os códigos de evento alertam o operador de que uma condição anormal de operação, como baixa pressão de óleo ou alta temperatura do líquido arrefecedor, foi detectada. Se um código de evento estiver ativo, consulte Diagnóstico de Falhas, "Códigos de Evento".
A ilustração 1 é um exemplo da faixa de operação de um sensor.

Exemplo da faixa de operação típica de um sensor
(1) Esta área representa a faixa normal de funcionamento do parâmetro do motor.
(2) Nessas áreas, o motor está funcionando dentro de uma faixa de operação não segura do parâmetro monitorado. Um código de evento será gerado para o parâmetro monitorado. O circuito do sensor não apresenta um problema eletrônico. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Códigos de Eventos" para obter mais informações sobre os códigos de eventos.
(3) Nessas áreas, o sinal do sensor está fora da faixa de operação do sensor. O circuito do sensor apresenta um problema eletrônico. Um código de diagnóstico será gerado para o circuito do sensor.

Códigos de Diagnóstico Ativo

Um código de diagnóstico ativo representa um problema no sistema de controle eletrônico. Resolva o problema assim que possível.
Quando o ECM do motor gera um código de diagnóstico ativo, o indicador de "Alarme Ativo" ("Status do Alarme de Controle do Motor" no ET Cat) é ativado. O operador será alertado. Se a condição que gerou o código for momentânea, a mensagem desaparecerá da lista de códigos de diagnóstico ativos. O código de diagnóstico fica registrado.

Códigos de Diagnóstico Registrados

Quando o ECM gera um código de diagnóstico, o ECM registra esse código na memória permanente. O ECM tem um relógio interno de diagnóstico. Cada ECM registrará as seguintes informações quando um código for gerado:

  • A hora da primeira ocorrência do código.
  • A hora da última ocorrência do código.
  • A quantidade de ocorrências do código.
Essas informações são indicadores importantes para o diagnóstico de problemas intermitentes.
Um código será apagado da memória quando ocorrer uma das seguintes condições:

  • O técnico de serviço apagar manualmente o código.
  • O código não se repetir há mais de 100 horas.
  • Um novo código for registrado e já existirem dez códigos na memória. Nesse caso, o código mais antigo será apagado.
Alguns códigos de diagnóstico podem ser acionados facilmente. Alguns códigos de diagnóstico podem registrar ocorrências que não resultam em reclamações. A causa mais provável de um problema intermitente é uma conexão defeituosa ou fiação elétrica danificada. A próxima causa mais provável é a falha de um componente. A causa menos provável é a falha de um módulo eletrônico. Códigos de diagnóstico registrados repetidamente podem indicar um problema que requer investigação especial.
Nota: Sempre apague os códigos de diagnóstico registrados após a investigação e a correção do problema que gerou o código.

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