domingo, 26 de abril de 2015

LEOPARD 2A6


País de origem: Alemanha (Krauss-Maffei Wegmann).
Tripulação: 4 (Chefe de carro, municiador, apontador e condutor).
Motor: 1 x MTU MB 873 Ka 501 de 12 cilindros a gasolina/gasóleo com 1.500 hp de potência às 2.600 rpm.
Transmissão:
Suspensão: barras de torsão.
Travões:
Dimensões: comprimento (com peça para a frente) 10,97 metros; (casco) 7,72 metros; largura: 3,76 metros; altura: 3,03 metros; distância ao solo (frente) 0,54 metros (atrás) 0,40 metros.
Blindagem: Confidencial.
Peso: vazio 57.700 kg; bruto 59.900 kg.
Relação peso/potência:
Possibilidades: velocidade máxima 68 km/h; obstáculo vertical 1,10 metros; vau máximo (s/prep.) 1,00 metros (c/prep.) 2,25 metros; vala máxima 3,00 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máximo 30%.
Autonomia: 280 km (estrada/todo o terreno) com consumo de 4,1 litros por quilometro sendo a capacidade de depósito de 1.200 litros.
Armamento: 1 x peça L55 de 12 cm (42 obuses); 1 x metralhadora FN de 7,62 mm (coaxial); 1 x metralhadora FN de 7,62 mm (AA) (4.750 cartuchos); 2 x 6 lançadores de granadas de fumo.
Alcance da peça principal: 3.000 metros (APFSDS e HEAT).
Alcance das metralhadora: practico 800 metros; cadência 230 tpm.
Torre: rotação 360º; elevação peça ; depressão peça .
Defesa individual: espingarda de assalto G36 de 5,56 mm NATO.
Rodado:
Pressão unitária: 9,3 N/cm2.
Sistema eléctrico:
Classe de pontes: 70.
Rádio e intercomunicação: EID P/GRC-525 digital (VHF/UHF e HF).
Outros equipamentos: Visão nocturna passiva (comandante e apontador); telémetro a laser; sistema estabilizador da peça principal; protecção contra guerra nuclear, biológica e química; sistema de detecção e extinção de incêndios; periscópio PERI R17-2; sistema de controlo de tiro EMES 15-A2 (principal) FERO Z18-A3 (secundário); câmara térmica WBG; sistema de controlo RPP 1-18; câmara de condução à retaguarda; sistema de navegação GPS.

Quantidade: 


O Principio de Entendimento para a aquisição de 37 (trinta e sete) carros de combate foi assinado em Setembro de 2007, entre Portugal, a Holanda e a NATO Maintenance and Supply Agency (NAMSA), a 29 de Janeiro de 2008, o contrato de aquisição foi assinado, em Lisboa.
As transferências dos carros de combate iniciaram-se em Outubro de 2008 tendo concluído-se em Dezembro de 2009.
Para além destes, foi transferido 1 (um) Leopard 2A4 para treino de condutores equipado com uma torre de observação e outro destinado a peças e sobressalentes, assim como toda a ferramentaria e manuais necessários para a correcta utilização destes meios de combate.
2008: 18 (BrigMec) = 18;
2009: 37 (BrigMec) = 37;
2010: 37 (BrigMec) = 37.
Fonte: Anuário Estatístico da Defesa Nacional (2008/2009/2010)
Matrículas:
MX-41-93; MX-42-06; MX-42-18; MX-42-19; MX-42-20; MX-44-31; MX-44-32; MX-44-33; MX-44-34; MX-44-35; MX-44-36; MX-44-37; MX-44-38; MX-44-39.
Comissões:
Portugal Continental.
Unidades:
Regimento de Cavalaria n.º 4 (Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada) - 2 (dois) esquadrões a 3 (três) pelotões a 4 (quatro) carros cada mais 2 (dois) carros para o comando do Esquadrão; três carros para o Esquadrão de Comando e Serviços.
Esquemas de camuflagem:
Todos os carros mantiveram o esquema de camuflagem holandês de origem, acrescentado das marcas nacionais, que incluem a bandeira nacional no guarda-lamas frontal direito, símbolo táctico a preto no guarda-lamas frontal esquerdo e escudo da Brigada Mecanizada na torre.

Fonte: Documento elaborado pelo GCC/BrigMec em 21/01/2010; Jornal do Exercito, Março de 2010; www.exercito.pt.
Fotos: forumdefesa.com

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