sábado, 18 de abril de 2015

3516B e 3516C Motores para Caminhões Fora-de-Estrada 789D-Parâmetros de configuração

Parâmetros de configuração

Use este procedimento se o código de diagnóstico na Tabela 1 estiver ativo.
Tabela 1
Tabela de Códigos de Diagnóstico    
Código e Descrição    Condições que geram este código    Resposta do Sistema    
268-2 Falha do Parâmetro Programado, irregular, intermitente ou incorreto    O Módulo de Controle Eletrônico (ECM) dos motores detecta que um ou mais dos parâmetros programáveis não foram programados.    O ECM poderá usar um mapa de torque predefinido ou poderá limitar o motor para a marcha lenta.
O código está apenas ativo.    
Os parâmetros de configuração do sistema são parâmetros que afetam as emissões e a potência do motor. Os valores padrão dos parâmetros são programados na fábrica. O cliente pode alterar alguns parâmetros para adequação às necessidades da aplicação específica. Os valores desses parâmetros podem ser visualizados na ferramenta eletrônica de serviço. Alguns parâmetros de configuração também estão estampados na placa de informações do motor.
Não é necessária nenhuma senha para programar um novo ECM durante as primeiras 100 horas de serviço. Essa característica de 100 horas de "configuração livre" permite que o cliente adapte os pontos de ajuste programáveis aos requisitos da instalação. As exceções são "Limite de Combustível" e "Incompatibilidade do Módulo de Personalidade".
Nota: Se os parâmetros protegidos por senhas de fábrica forem alterados, a garantia da Caterpillar poderá ser anulada.

Descrições do Parâmetro


"Trava Interna do Módulo de Personalidade"

A "Trava Interna do Módulo de Personalidade" é automaticamente programada pelo ECM depois que as senhas de fábrica tiverem sido inseridas.

"Número de Série do ECM"

O "Número de Série do ECM" é armazenado na memória do ECM. O "Número de Série do ECM" pode ser acessado pelo uso da ferramenta de serviço.

"Número de Série do Motor"

Programe o "Número de Série do Motor" para corresponder ao número de série do motor que está estampado na placa de informações do motor. O número de série do motor não está pré-programado em um ECM de reposição.

"ID do Equipamento"

A "ID do Equipamento" permite que o cliente insira uma descrição no ECM para identificar o motor. No máximo, 17 caracteres podem ser digitados no campo. Este parâmetro serve apenas como referência para o cliente. Este parâmetro não é necessário.

"Ajuste de Carga Total (FLS)"

O "FLS" (Full Load Setting, Regulagem de Plena Carga) é um número que representa o ajuste do sistema de combustível que foi feito na fábrica para regular o sistema de combustível. O valor correto para este parâmetro está estampado na placa de informações do motor. São requeridas senhas de fábrica para alterar este parâmetro.

"FTS (Full Torque Setting, Ajuste de Torque Total)"

O "FTS" é semelhante ao "FLS". Só mude esse valor se o motor for reclassificado ou se um novo ECM for instalado. São requeridas senhas de fábrica. Um novo ECM ou um ECM em branco permite uma programação do "Ajuste de Torque Total" sem o uso de senhas de fábrica. Para alterar o "Ajuste de Torque Total" depois da programação inicial são necessárias senhas de fábrica.

"Controle da Relação de Combustível (FRC)"

O limite de "Controle da Relação de Combustível" controla a relação da quantidade de combustível e de ar limitando a cremalheira como função da pressão de reforço, da rotação do motor e da altitude. A função de "Controle da Relação de Combustível" permite uma defasagem que seja aplicada ao cálculo da altitude. O desvio altera a relação de combustível-ar para uma mistura mais rica ou uma mistura mais pobre.

"Posição Nominal do Combustível"

Este parâmetro é usado para limitar a potência do motor. É necessário ter uma senha de fábrica para mudar esse ajuste.

"Fator de Correção do Combustível"

O "Fator de Correção do Combustível" é um desvio programável utilizado para melhoria da precisão do uso de combustível calculado.

"Rotação de Marcha Lenta Baixa"

A "Marcha lenta" é a rotação de operação mínima permitida para o motor.

"Rampa de Queda de Velocidade"

"Queda de Velocidade" é o ajuste para baixo na rotação do motor em carga plena e em marcha lenta alta.

"Fator de Ganho do Regulador"

O "Fator de Ganho do Regulador" é um parâmetro programável. Esse parâmetro é usado para determinar a taxa de resposta do motor a uma carga do motor.

"Fator de Estabilidade Mínima do Regulador"

O "Fator de Estabilidade Mínima do Regulador" funciona para eliminar erro de rotação de estado estável. O parâmetro é usado pelo ECM quando o erro de rotação de estado estável é menor que 20 rpm.

"Fator de Estabilidade Máxima do Regulador"

O "Fator de Estabilidade Máxima do Regulador" funciona para eliminar erro de rotação de estado estável. O parâmetro é usado pelo ECM quando o erro de rotação de estado estável é maior que 20 rpm.

"Retardo na Aceleração do Motor durante o Arranque"

O "Retardo na Aceleração do Motor durante o Arranque" é um intervalo de tempo que limita a rotação do motor para marcha lenta baixa. Esse intervalo de tempo permite que a pressão do óleo do motor se acumule até uma pressão mínima.

"Taxa de Aceleração do Motor"

A "Taxa de Aceleração do Motor" é a taxa de aceleração e de desaceleração.

"Aumento Programável do Torque"

O "Aumento Programável do Torque" é uma maneira de se reduzir a saída máxima de potência do motor sem troca de mapas de torque.

"Configuração do Sistema de Arrefecimento do Motor"

Este parâmetro é usado como interruptor para alternar entre o sistema de arrefecimento SCAC ou o sistema de arrefecimento JWAC.

"Corte de Cilindro Frio"

O corte de cilindro frio interrompe automaticamente a injeção de combustível aos cilindros que não estão queimando. A injeção de combustível nos cilindros é cortada até que o motor atinja a temperatura de operação.

"Rotação de Resfriamento do Motor"

Esse parâmetro define a rotação do motor quando o motor está no modo de resfriamento.

"Duração do Resfriamento do Motor"

Esse parâmetro define a duração do modo de resfriamento. Programar este parâmetro a 0 desativará esta função.

"Duração da Pré-Lubrificação do Motor"

Este parâmetro estabelece o período de tempo de pré-lubrificação do motor. Programar este parâmetro a 0 desativará esta função.

"Duração do Arranque"

Esse parâmetro determina a duração do engate dos motores de arranque ao volante do motor antes de desengatar. Programar este parâmetro a 0 evitará que o ECM acione os motores de arranque.

"Número Máximo de Ciclos de Arranque"

Este parâmetro é o número total de giros que podem ser efetuados.

"Rotação de Término do Arranque"

Este parâmetro determina quando o motor de arranque desengatará.

"Denunciador Total"

O parâmetro conta o número de mudanças dos parâmetros do sistema.

"Códigos do Injetor"

O código do injetor é um número que é encontrado em cada uma das unidades injetoras. O ECM usa esse número para compensar as variações de fabricação entre injetores individuais. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Código do Injetor - Calibragem".

Tabela de Parâmetros

Tabela 2
Parâmetros de Configuração do Sistema    
Parâmetro    Faixa    Padrão    Senha
Obrigatório    
Trava Interna do Módulo de Personalidade          Sim    
Número de Série do ECM          Sim    
Número de Série do Motor    8 números alfanuméricos    00000000    Não    
ID do Equipamento    17 números alfanuméricos    00000000000000000    Não    
Ajuste de Carga Total (FLS)    -128 a +127    0    Sim    
FTS (Full Torque Setting, Ajuste de Torque Total)    -128 a +127    0    Sim    
Desvio do Limitador de Combustível (FRC)    −25 a 0    0    Não    
Posição Nominal do Combustível (mm)    A cremalheira mínima baseia-se na potência do motor.    14    Sim    
Fator de Correção do Combustível (%)    -25 a +25    0    Não    
RPM da Marcha Lenta Baixa    810 a 1.000    1.000    Não    
Queda de velocidade (%)    0,0 a 10,0    0,0    Não    
Fator de Ganho do Regulador    0 a 39.999    Classificação do motor    Sim    
Fator de Estabilidade Mínima do Regulador    0 a 39.999    Classificação do motor    Sim    
Fator de Estabilidade Máxima do Regulador    0 a 39.999    Classificação do motor    Sim    
Retardo da aceleração no arranque (s)    0 a 60    0    Não    
Taxa de Aceleração (rpm/s)    5 a 2000    250    Não    
Aumento Programável do Torque    A cremalheira mínima baseia-se na potência do motor.    A cremalheira mínima baseia-se na potência do motor.    Sim    
Sistema de Arrefecimento do Motor    SCAC ou JWAC    SCAC    Sim    
Corte de Cilindro Frio    Ativado
Desativado    
Desativado    Não    
Rotação de Resfriamento (rpm)    810 a 1800    900    Não    
Duração do Resfriamento do Motor (mín)    0 a 30    0    Não    
Duração da Pré-Lubrificação do Motor (s)    0 a 210    0    Não    
Duração do Arranque (s)    0 a 60    0    Não    
Número Máximo de Ciclos de Arranque    0 a 10    0    Não    
Rotação de Término do Arranque (rpm)    100 a 500    400    Não    
Denunciador Total    0 a 255    0    N/D    
Números de Série do Injetor    
Código do Injetor (1 - 16)    4 números    0000    Não    

Planilha de Parâmetros

Tabela 3
Planilha de Parâmetros do Cliente    
Trava Interna do Módulo de Personalidade       
Número de Série do ECM       
Número de Série do Motor       
ID do Equipamento       
Ajuste de Carga Total (FLS)       
FTS (Full Torque Setting, Ajuste de Torque Total)       
Desvio do Limitador de Combustível (FRC)       
Posição Nominal do Combustível (mm)       
Fator de Correção do Combustível (%)       
RPM da Marcha Lenta Baixa       
Queda de velocidade (%)       
Fator de Ganho do Regulador       
Fator de Estabilidade Mínima do Regulador       
Fator de Estabilidade Máxima do Regulador       
Retardo da aceleração no arranque (s)       
Taxa de Aceleração (rpm/s)       
Aumento Programável do Torque       
Sistema de Arrefecimento do Motor       
Corte de Cilindro Frio       
Rotação de Resfriamento (rpm)       
Duração do Resfriamento do Motor (mín)       
Duração da Pré-Lubrificação do Motor (s)       
Duração do Arranque (s)       
Número Máximo de Ciclos de Arranque       
Rotação de Término do Arranque (rpm)       
Denunciador Total       
Números de Série do Injetor    
Código do Injetor (1)       
Código do Injetor (2)       
Código do Injetor (3)       
Código do Injetor (4)       
Código do Injetor (5)       
Código do Injetor (6)       
Código do Injetor (7)       
Código do Injetor (8)       
Código do Injetor (9)       
Código do Injetor (10)       
Código do Injetor (11)       
Código do Injetor (12)       
Código do Injetor (13)       
Código do Injetor (14)       
Código do Injetor (15)       
Código do Injetor (16)       

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