terça-feira, 7 de abril de 2015

Land Rover Vogue

O novo Vogue passou por uma reforma tecnológica notável. Uma das partes mais impressionantes é seu “corpo” construído todo em alumínio com reforços de magnésio e plástico de alta resistência. A montadora britânica eliminou todo aço do veículo e com isso conseguiu um valioso alívio de peso que pode chegar a 420 kg na versão TDV6 e 300 kg nos modelos 5.0 Supercharged e TDV8.
Com menos peso, o jipão ficou mais rápido e, principalmente, mais eficiente no consumo de combustível. Pelas contas da LR, o desempenho em aceleração melhorou em média 9%, enquanto o apetite dos motores foi reduzido em 10%, o que é bom para o motorista e, em tempos de sustentabilidade, o meio ambiente.
O visual do Range Rover Vogue, embora mantenha o formato clássico do modelo de 1969, tomou emprestadas algumas influências do Evoque, a maior obra prima em design da Land Rover em mais de 60 anos de história. O que era quadrado foi arredondado, como a parte superior do capô e o desenho da traseira, que afunilou. Com isso, o veículo ficou mais esguio e aerodinâmico, o que também otimiza o desempenho e o consumo. Segundo a marca, o cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico) do novo jipe é de apenas 0,34, comparável ou até superior ao de sedãs, que são mais baixos e possuem um formato naturalmente mais adequado a “furar” o ar.
 A versão TDV8, que traz debaixo do capô o motorzão 4.4 V8 turbodiesel reformulado e agora capaz de gerar 339 cv (mais 26 cv) e torque máximo de 71,3 kgfm, já disponível abaixo da faixa de 2.000 rpm, ideal para superar terrenos com pouca aderência e encarar subidas (muito) íngremes. Ligado a ele vai o câmbio automático sequencial do momento, a caixa ZF de 8 marchas, que além de ser aplicada nos veículos Land Rover também vem sendo muito elogiada na picape VW Amarok e o sedã Chrysler 300C.
Quando anda em asfalto firme o novo Vogue é um “lorde”. Mesmo com motor diesel o silêncio reina a bordo e o sistema de amortecimento da suspensão é tão sensível que quase não se sente as imperfeições da pista. A forma como o modelo acelera também surpreende ao se parecer com o desempenho de um veículo com propulsor a gasolina. De acordo com a marca, a versão TDV8 acelera do 0 aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos e alcança até 220 km/h de velocidade máxima, algo fenomenal para um SUV de 2.360 kg (vazio).
Assim como o desenho externo e a performance, o interior não mudou radicalmente, mas foi melhorado. Além de mais espaço, principalmente para quem viaja no banco traseiro, o Vogue ganhou detalhes de acabamento ainda mais sofisticados e mais equipamentos de ponta, como painel de instrumentos todo digital (ao ligar o carro ele acende), sistema de áudio Meridian com nada menos que 29 alto-falantes e o sistema ACC, de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo por meio de radar. Mas isso é apenas uma pequena porção do conteúdo do novo jipão.
Quem comprar um Vogue dos novos também terá pela frente um mundo de possibilidades, uma vez que trata-se de um carro que pode chegar praticamente a qualquer lugar e com muito conforto e segurança. A Land Rover já avisou que o lançamento chega ao Brasil em meados de fevereiro de 2013 nas versões TDV8 e 5.0 Supercharger, embora os conteúdos e preços (deve beirar os R$ 500 mil) ainda não tenham sido definidos. Mas uma coisa é fato: o que já era muito bom, ficou ainda melhor.

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