domingo, 26 de abril de 2015

M48A5 Patton (1976 – 2000)



Designação do Exercito: Carro Combate Patton M48A5 49 ton. 10,5 cm m/1976


País de origem: Estados Unidos da América (adquiridos à Alemanha/Estados Unidos da América) (Anniston Army Depot).
Tripulação: 4 (Chefe de carro, municiador, apontador e condutor).
Motor: 1 x Continental AVDS-1790-2D de 12 cilindros em V, a gasóleo, com 750 hp às 2.800 rpm.
Dimensões: comprimento (peça para a frente) 9,31 metros; (casco) 6,42 metros; largura 3,63 metros; altura 3,08 metros; distância ao solo 0,42 metros.
Blindagem: até 120 mm de .
Peso: vazio 46.287 kg; bruto 48.987 kg.
Possibilidades: velocidade máxima 48 km/h; obstáculo vertical 0,91 metros; vau máximo (s/prep.) 1,22 metros (c/prep.) 2,44 metros; vala máxima 2,59 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máximo 40%.
Autonomia: 499 km com capacidade de depósito de 1.420 litros.
Armamento: 1 x peça M68 de 10,5 cm (54 obuses); 2 x metralhadora M60D de 7,62 mm (torre URDAN) (10.000 cartuchos); 1 x metralhadora Browning M2 de 12,7 mm (torre M2) (600 cartuchos).
Outros equipamentos: 1 x E/R AN/VRC-12 (Comando); 1 x E/R AN/VRC-46 ou AN/VRC-64; telémetro M17A1 ou B1C; visão noturna.

Quantidade: 86 (oitenta e seis) [6 confirmados].

1º Lote de origem Alemã – 5 viaturas com torres M2, 5 roletes de retorno (1976);
2º Lote de origem Alemã – 17 carros com cúpulas “URDAN”, 1 carro com anel de elevação G305 e torre M1, 5 roletes de retorno (1977);
3º Lote de origem Norte-Americana – 43 carros com cúpulas “URDAN”, 3 roletes de retorno (1984);
4º Lote de origem Norte-Americana – 20 carros com cúpulas “URDAN”, 5 roletes de retorno (1990).

Matriculas:

MX-41-05; MX-41-11; MX-41-13; MX-41-16; MX-41-21; MX-41-22; MX-75-48.

Comissões:

Portugal Continental.

Unidades:

Regimento de Cavalaria n.º 3; Regimento de Cavalaria n.º 4 (Esquadrões de Reconhecimento e Grupo de Carros de Combate da Brigada Mista Independente); Escola Prática de Cavalaria.

Esquemas de camuflagem:

A carroçaria verde.

Foto: José Manuel Miragaia Tomás

Nenhum comentário:

Postar um comentário