domingo, 26 de abril de 2015

VICKERS 6 TON. MK. B (1931 – 1940)



Designação do Exercito: Carro de Acompanhamento da Infantaria m/1931.


País de origem: Reino Unido (Vickers Armstrong Ltd).
Tripulação: 3 (Chefe de carro, apontador e condutor).
Motor: 1 x Armstrong – Siddeley Puma de 8 cilindros, a gasolina, com 92 hp de potência.
Transmissão: wilson com pré-selector de 5 velocidades para frente e 1 para retaguarda.
Suspensão: bogies e molas laminares.
Direcção: travagem das lagartas.
Dimensões: comprimento 4,57 metros; largura 2,41 metros; altura 2,33 metros (Mk. A) / 2,37 metros (Mk. B); distância ao solo: 0,38 metros.
Blindagem: 5 a 14 mm de aço.
Peso: 
- vazio kg; bruto 7.000 kg (Mk. A); 
- vazio kg; bruto 8.000 kg (Mk. B).
Relação peso/potência:
Possibilidades: velocidade máxima 35 km/h cruzeiro 25 km/h todo o terreno 22 km/h; obstáculo vertical: 0,76 metros; vau máximo 0,91 metros; vala máxima 1,80 metros; declive máximo 37 %; inclinação lateral máxima 20 %.
Autonomia: 160 km (estrada) / 90 km (TT) com capacidade de depósito de 168 litros.
Armamento: 
- 1 x peça QF de 4,7 cm com 50 granadas; 1 x metralhadora de 7,7 mm com 4.000 cartuchos (Mk. B); 
- 2 x metralhadoras de 7,7 mm com 8.000 cartuchos (Mk. A).
Alcance da peça: práctico 800 metros; cadência 8 a 10 tpm.
Alcance das metralhadoras: práctico 400 metros; cadência 230 tpm.
Torre: rotação 360º; +20º a -10º.
Rodado: lagartas.
Sistema eléctrico: 12 Volts DC.
Rádio e intercomunicação: não aplicável.
Outros equipamentos: sistema de pontaria -> luneta.
Quantidade: 2 (dois) [2 confirmados].
Matriculas: “PORTUGAL” (Mk. A); “REPÚBLICA” (Mk. B).
Comissões: n/a
Unidades: Batalhão de Caçadores n.º 5.
Esquema de camuflagem: A carroçaria era pintada em verde-escuro, na torre, pintado a branco um cornetim encimado por um “5”, nos lados da carroçaria, ao meio, pintado a branco, o nome dos carros. Não se conhece matrículas designadas a estes dois carros.

Fonte: Revista de Cavalaria, Setembro - Dezembro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário