Desenvolvido pela Mowag Motorwagenfabriken of Switzerland, recentemente adquirida pela General Motors Defense of Canada, o Piranha III identifica uma família de blindados sobre rodas, com trações 6x6, 8x8 e 10x10, disponíveis nas versões Transporte de Pessoal, Comando, Observação, Reconhecimento, Apoio de Fogo, Porta-Morteiro, Ambulância e Transporte de Cargas. A terceira geração do Piranha baseia-se em uma novo design que combina uma estrutura extremamente leve com uma proteção balística aperfeiçoada, alta performance em termos de carga paga versus peso bruto do veículo e aumento do volume interno. São características comuns a todas as versões: motor instalado na parte frontal à direita, suspensão independente, capacidade anfíbia, grande área útil para acomodar sistemas de armas, equipamentos e tropas, e transportabilidade por via aérea em aeronaves C-130 Hércules ou similar. Dois propulsores a jato d'água permitem ao Piranha atingir velocidades de 10 km/h, operando em rios ou no mar. Possui um aparelho de ar-condicionado de 10kW e um aquecedor para operações a temperaturas abaixo de -40° C. Seu sistema de auto-proteção balística é proporcionado pela aplicação de módulos blindados de rápida colocação ou substituição em caso de danos, sistema automático de supressão de incêndio e explosões, oferecendo aos usuários kits de proteção contra minas e NBC. O desenho modular permite a escolha de uma série de motores de grande potência e transmissão automática de torque, que inclue: o alemão MTU 6V 183TE22, de 400 hp a 2.300 rpm; o sueco Scania DSJ9-48A, de 400 hp a 2.300 rpm; os americanos Caterpillar 3126 (350 hp a 2.500 rpm) e Detroit Diesel 6V53TA (350 hp a 2.800 rpm); o britânico Cummins 6CTAA8.3, de 350 hp a 2.200 rpm.
A suspensão hidropneumática ajustável para cada roda, conjugada com um sistema central de calibragem dos pneus (CTIS) e freios ABS, permitem ao blindado um alto nível de mobilidade em qualquer tipo de terreno. O Piranha III, em suas mais diferentes versões, foi adquirido por vários países como a Suécia (13 unidades), Dinamarca (22), Irlanda (65) e Espanha (18). A General Motors produz sob licença o modelo conhecido como LAV III Stryker, com encomendas do Canadá (650 unidades), Austrália (150), Nova Zelândia (105) e 2000 unidades para o US Army, onde formará a base do Mobile Gun System, o qual consiste de um canhão de calibre 105 mm, montado sobre uma torre de baixo perfil da General Dynamics. A empresa britânica Alvis Vickers também está licenciada para produzir e comercializar os veículos Piranha 8x8 e 10x10. Atualmente a Mowag está trabalhando na mais recente versão de seu excelente veículo: o Piranha IV 8x8. O primeiro protótipo já foi completado, com estudo de novos sistemas para proteção balística, incluindo a blindagem do piso contra minas, um novo motor MTU com 544 hp de potência que aumentará sua capacidade de carga, velocidade e alcance. O peso de combate subirá para 24 t, com carga paga de 10 t. Poderá usar armas de 12,7mm, 25mm, 30mm ou canhões de pequeno recuo de 90mm ou 105 mm. Os Fuzileiros Navais do Brasil adquiriram recentemente 30 unidades do modelo do Piranha III.
Usuários: Estados Unidos, Suíça, Canadá, Chile, Austrália, Brasil, Arábia Saudita, Dinamarca, Oman, Suécia e Espanha.
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Origem
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Suíça
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Tripulação
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3 homens
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Dimensões
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comprimento: 6,3 m / largura: 2,7 m / altura:2,2 m
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Velocidade
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100 km/h (máxima)
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Alcance
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600 km
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Peso
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14.000 kg
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Motor
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Diversas opções (ver texto acima)
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Armamento
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Diversos: metralhadoras de vários calibres, canhões de 90 ou 105 mm, morteiros ou lança-granadas.
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