domingo, 6 de dezembro de 2015

Motor Willys BF-161

Motor Willys BF-161  Motor BF-161 Rural 1973 
Este motor foi pioneiro pois foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil na fábrica de motores da Willys Overland do Brasil S. A. inaugurado em 07/03/1958 em São Bernardo do Campo/SP. O bloco erá fundido pela Willys na cidade de Taubaté/SP. Segundo uma propaganda da Rural Willys de 1959 o motor BF-161 é "Eficiente e econômico. Válvulas de admissão na cabeça. O primeiro motor a gasolina produzido no país". O motor Willys BF-161 é um motor de 6 cilindros com cilindrada de 2638cm3 (161 pol3) que equipou a maioria das Rural Willys, Pick-Up e Jeep Willys fabricados no Brasil de 1958 a 1975. Tem potência de 90Hp a 4.400 rpm com torque de 18,67 Kgm a 2.000rpm. Uma peculiaridade deste motor é que o cabeçote e o coletor de admissão formam uma peça única em ferro fundido. Este motor é baseado no motor Willys 685 ou "hurricane" reprojetado pelo engenheiro Barney Ross nos EUA e lançado inicialmente nos automóveis de passeio Willys Ace e Willys Eagle nos EUA em 1952. Este motor é resultado de aperfeiçoamentos e aumentos de potência dos motores Willys 4 cilindros das decadas de 30 e 40 dos quais herdou a arquitetura basica. É um dos menores motores de 6 cilindros fabricados e a cilindrada é equivalente a alguns motores de 4 cilindros. As válvulas de admissão estão localizados no cabeçote e a válvulas de escapamento estão no bloco do motor. O eixo comando de válvulas lateral é acionado por engrenagens. Todos os parafusos e medidas deste motor são do sistema americano em polegadas. O motor BF-161 equipou tambem os Aero Willys fabricados no Brasil de 1960 a 1962 antes da introdução do motor Willys 2600 com dois carburadores em 1963. Os primeiros motores no inicio da decada de 60 tinham a palavra "HURRICANE" gravado no ferro fundido do coletor de admissão. Uma das características deste motor é a suavidade de funcionamento e a ausência de barulho ou trepidações. O bom torque em baixa rotação deste motor supera os motores Ford de 4 cilindros. Nas decadas de 60 e 70 este motor foi utilizado tambem em empilhadeiras a gás, embarcações, geradores e motobombas. Na Rural este motor normalmente é pintado de fábrica na cor vermelho. Informações e especificações completas para reparo deste motor estão disponíveis neste site no Manual do Mecânico Willys. Este motor é muito fácil de comprar usado por aprox. R$600,00 porque muitos proprietárioos de Rural e Jeep trocaram este motor por motores diesel ou outros mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário