O utilitário Rural Willys 4x4 com a novo design na frente foi lançada em 1960 com indice de nacionalização de quase 100% e continuou em produção até 1977. Inicialmente se chamava Rural Jeep e depois o nome mudou para Rural Willys. Até 1969 foi fabricado com a marca e emblemas cromados da Willys e a partir de 1970 passou a ser vendido com a marca Ford com algumas pequenas melhorias. A Rural fabricado pela Ford não tem o grande emblema cromado em forma de "W" na frente do capuz do motor. O motor Willys 6 cilindros BF-161 foi utilizado de 1960 até 1975, e a partir de 1975 usou o motor 4 cilindros Ford 2300 OHC (o mesmo motor do Maverick). A Rural começou a ser fabricado no Brasil em 1958 pela Willys Overland do Brasil S/A apenas na versão 4x4, baseado no projeto original do Jeep Station Wagon fabricado nos EUA desde 1946. A Rural 4x4 utiliza o mesmo conjunto mecânico do Jeep CJ-5 fabricado no Brasil na mesma época, incluindo motor, caixa de marchas, caixa de transferência e reduzida, e eixos porem com maior bitola.
Foi equipado com motor Willys "Jeep" 6 cilindros BF-161 de 1960 até 1975 e a partir de 1975 usou o novo motor 4 cilindros Ford 2300 OHC com novas relações mais curtas na caixa de 4 marchas.
A tração 4x4 com reduzida, igual o sistema utilizado no Jeep CJ-5, permite que a Rural 4x4 enfrente as piores estradas de terra no interior do Brasil. A Rural 4x4 teve participação importante no desenvolvimento do Brasil na decada de 60 porque permitia transportar 6 pessoas em total conforto até os locais mais inacessíveis. Muitas caminhonetes Rural Willys com trinta ou quarenta anos de uso continuam rodando nas nossas estradas e prestando bons serviços, comprovando a grande durabilidade deste veículo.
Características Gerais
Modelo | 4x4 (codigo 8222) |
Comprimento Total | 4,59m |
Largura Total | 1,88 |
Altura Total | 1,84m |
Distância entre eixos | 2,65m |
Bitola | 1,46m |
Reservatório de gasolina | 66 litros |
Peso em ordem de marcha (abastecido) | 1599kg |
Motor | Willys BF-161 (até 1975) |
Número de Cilindros | 6 |
Cilindrada | 2.638 cm3 (161 pol3) |
Potência | 90 HP a 4.400rpm |
Torque | 18,67 Kgm a 2.000rpm |
Número de marchas | 3 (opcional 4) |
Relação da Reduzida | 2,46:1 |
Pneus | 7.10-15 Cidade Campo |
Passageiros | 6 |
Velocidade Máxima | 120km/h (estimado) |
Vista do chassi e sistema de tração com eixo cardan traseiro e eixo cardan dianteiro sainda da caixa de transferência. Sistema de tração e eixos são derivados do Jeep CJ-5. Suspensão convencional e robusto com feixe de molas. Pneus lameiros especiais tipo Cidade Campo da Firestone. Observe as longarinas do chassi que não são paralelas como no Jipe. Observe a grande travessa larga que serve de apoio para a caixa de marchas e caixa de transferência. O motor fica um pouco atras do eixo dianteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário