Decidimos incluir algumas informações sobre o Jeep Willys CJ-6 "Bernardão" fabricado no Brasil na mesma época da Rural e que compartilhava varios componentes com a Rural Willys como motor, transmissão e rodas aro 15 com calotas cromadas. O Bernardão tambem conhecido como CJ-6 ou Jeep Universal 101 é nada mais que um Jipe Universal normal CJ-5 alongado em 20 polegadas (508mm) o que deixa a distância entre eixos em 101 polegadas (2565mm). O chassi é o mesmo tipo do Jipe simplesmente alongado (não é o mesmo chassi reforçado da Rural com distância entre eixos de 104 polegadas como muita gente pensa). As rodas e pneus são aro 15 polegadas ao contrário do Jeep normal CJ-5 que usa pneus aro 16 polegadas. O Jeep CJ-6 foi fabricado no Brasil e em outros países em quantidades bem inferiores ao Jipe normal o que torna este modelo quase uma raridade. Nos EUA a produção do CJ-6 era apenas 10% da produção do CJ-5. A produção do CJ-6 no Brasil começou por volta de 1961 e continuou até os anos 70. O modelo 4 portas transportava 6 pessoas em dois bancos largos enquanto o modelo 2 portas transportava até 8 passageiros com dois bancos laterais na parte traseira. Como opcional o CJ-6 podia ser fornecido com tração em duas rodas (4x2).
Fotos acima obtidas do Manual do Mecânico Willys. Observe as calotas e os pneus "Cidade-Campo" igual a Rural
Item | Jeep CJ-6 Versão 2 portas | Jeep CJ-6 Versão 4 portas | Rural 4x4 |
Codigo/modelo | 6224 | 6225 | 8222 |
Distância entre eixos | 101" (2565mm) | 101" (2565mm) | 104,5" (2654mm) |
Distância do solo (vão livre) | 7,91" (201mm) | 7,91" (201mm) | 8,12" (208mm) |
Comprimento Total | 155,6" (3952mm) | 155,6" (3952mm) | 181" (4597mm) |
Largura Total | 71,77" (1823mm) | 71,77" (1823mm) | 74" (1880mm) |
Bitola | 48,44" (1230mm) | 48,44" (1230mm) | 57" (1448mm) |
Altura medido acima do parabrisa | 66,96" (1700mm) | 66,96" (1700mm) | -x-x- |
Reservatório de gasolina | 39,75 Litros | 39,75 Litros | 66,22 Litros |
Sistema de arrefecimento | 10,41 Litros | 10,41 Litros | 10,41 Litros |
Sistema de lubrificação | 5,676 Litros | 5,676 Litros | 5,676 Litros |
Peso em ordem de marcha (abastecido) | 1210kg | 1235kg | 1594 kg |
Peso de embarque (sem fluidos) | 1185kg | 1210kg | 1537kg |
Peso da capota | 37kg | 46kg | -x- |
Medida Pneus | 7.10-15 | 7.10-15 | 7.10-15 |
Motor | BF-161 | BF-161 | BF-161 |
Potência | 90 HP a 4.000rpm | 90 HP a 4.000rpm | 90 HP a 4.000rpm |
Fonte: Manual do Mecânico Willys 1964 e Manual do proprietário CJ-6 1962
Foto: AJ/2001
Jeep CJ-6 Bernardão 4x4 1963 com capota de aço "original", portas de chapa e vidros. Esta capota é removível (leva algumas horas para desmontar) pois é fixado na carroceria normal com muitos parafusos. Na decada de 60 havia varios fabricantes destas capotas de aço. Observe o estribo original para facilitar o acesso e o alçapão em cima da capota para ventilação. Os vidros das portas traseiras deslizam na horizontal. O banco original traseiro é para 3 pessoas e deita para frente para aumentar o espaço para bagagem. Os limpadores de parabrisa elétricos nesta foto não são os originais. Motor 6 cilindros BF-161. Amortecedor de direção adaptado. Os pneus radiais aro 15 e as rodas nesta foto não são originais. As portas traseiras tornam o acesso ao banco traseiro muito melhor que a Rural. O acabamento interno é simples e rustico e bem inferior a Rural. |
Foto: AJ/2001
Jeep CJ-6 Bernardão 4x4 1961 em estado quase original com capota de lona plástica. As lanternas traseiras não são as originais.
Foto: AJ/2001
Detalhe dos bancos inteiros para 3 pessoas cada, volante de direção de 3 raios, rodas aro 15 e suporte para estepe na parte traseira. A caçamba traseira não possui porta basculante como no Jipe normal e a posição do pneu estepe é fixo. Faltam as calotas cromadas.
Foto: AJ/2001
Frente do CJ-6 1961. Limpador do parabrisa do motorista é movido a vácuo do carburador e limpador do pasageiro é acionado manualmente através de uma pequena manivela na parte de dentro (!). Observe o grande estribo funcional que continua no lugar após 40 anos de estrada. As portas são simples com armação de ferro e cobertura de lona plástica. O motor deste Jipe é um Willys 6 cilindros "Hurricane" fundido em Taubaté (deve ser o conhecido BF-161 apesar de estar escrito Hurricane no bloco do motor). O sistemas elétrico original era de 6 volts mas neste jipe foi transformado para 12V. O cambio é de 3 marchas com alavanca no assoalho e a primeira marcha não é sincronizada. Farol tipo "sealed beam" igual a Rural. Foto do calendário da Willys Overland do Brasil de 1966 (cortesia Paulo Roberto Szabadi/SP). Esta foto permite identificar detalhes originais como cor da carroceria, pneus Cidade Campo igual Rural, desenho da capota e portas, cor cinza dos bancos combinando com reforços nas portas, posição da placa, parabrisa basculante, estribo, bocal de abastecimento e espelho.Bernardão CJ-6 4 portas 1962 do Vanderlei Nunes de Dourados/MS (03/2002). Motor 6 cilindros e caixa de 3 marchas.Foto do CJ-6 4 portas em hangar de avião. Propaganda da Willys na revista quatro Rodas de 1966. (cortesia Carlos Alberto Coloneze/RJ). Observe calotas cromadas e detalhes do plástico das portas e capota, e estepe na traseira com placa logo abaixo da lanterna traseira..
Nenhum comentário:
Postar um comentário