Em 1996, a empresa Envesa Engenharia de Veículos e Reboques Ltda., de Londrina (PR), adquiriu nove conjuntos de componentes do jipe EE-4 em um leilão promovido pela massa falida daEngesa. Dois anos depois, após a bem-sucedida experiência de montá-los e revendê-los, arrematou mais 40 unidades, iniciando sua comercialização com a marca Envesa. Lançados em agosto de 1999, no Festival Brasil Off-Road, os carros foram sendo construídos aos poucos, sob encomenda, com algumas alterações mecânicas e estéticas com relação ao original. Havia apenas uma opção de motor, o diesel Maxion de quatro cilindros e quatro litros (turbo ou aspirado, 125 ou 90 cv); foi ainda instalada uma caixa de redução. Todas as demais características foram mantidas (caixa de quatro ou cinco marchas, suspensão por molas helicoidais e freios a disco na frente), porém utilizando diversas peças fabricadas pela própria empresa, dentre as quais eixos, barra e coluna de direção e discos de freio.
Visualmente, sua maior diferença frente ao EE-4 estava no sistema ótico: o Envesa tinha quatro faróis, um farol adicional por trás da grade, lanternas de posição âmbar nas quatro extremidades laterais e “olhos-de-gato” junto às portas. Também o vão entre a grade e o pára-choque dianteiro era mais pronunciado. Apesar desta “maquiagem”, direção hidráulica, capota de lona e até o banco traseiro eram vendidos como opcionais. Para o futuro, a Envesa previa capota e portas de fibra de vidro, nova suspensão (“mais moderna e confortável“, ignorando os dotes excepcionais do projeto original), alterações no chassi e utilização de freios a disco nas quatro rodas. Também prometia, para quando concluída a montagem do estoque inicial, o lançamento de uma picape e uma carroceria de novo desenho. Nenhum destes projetos foram adiante. A empresa permanece em operação e ainda produz o veículo por encomenda.
<envesa.com.br>
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