domingo, 6 de dezembro de 2015

CONSERVAÇÃO DA RURAL

Todo veículo antigo como a Rural Willys precisa de alguns cuidados especiais para retardar o envelhecimento dos materiais e conservar os acabamentos originais de fabrica. Ao longo dos anos o sol e a atmosfera provocam o envelhecimento da maioria dos materiais. O resultado é ferrugem nas partes metálicas, borrachas secas e rachadas, e partes plásticas desbotadas, resecadas e fragilizadas. Os acabamentos e materiais da Rural são muito bons e é comum ouvir exclamações do tipo "não se fazem mais carros (bons) como este hoje em dia ..." A Rural como todo carro antigo usa poucas peças plásticas e detalhes como espelhos, calotas e parachoques são de ferro, ao contrario dos carros modernos onde quase tudo é de plástico.
ALGUNS CUIDADOS BASICOS
Deixar o veículo estacionado sempre na sombra longe dos raios solares (ultravioleta) e em local arejado e com pouca umidade no ar. Quando estacionar no sol, proteja com sombra (pano ou toalha) o volante de direção e os botões plásticos do painel que envelhecem rapidamente no sol. É comum o volante de direção da Rural esfarelar e quebrar após exposição prolongada ao sol durante muitos anos. Voce pode proteger tambem os bancos de vinyl e os pneus colocando capas protetoras ou cobrir o veículo inteiro com uma capa protetora feito sob medida.
Não trafegar em praias ou proximo do litoral para evitar a maresia e a areia salgada que rapidamente corroi toda a carroceria e chassi do veículo com um efeito residual corrosivo que pode durar muitos anos. O sal e areia que fica depositado no assoalho ou dentro das portas irá agir por muito tempo até ser percebido através de buracos de ferrugem. Se voce usou a Rural na praia será necessário retirar todos os tapetes de borracha e paineis laterais para fazer uma lavagem geral interna e externa com bastante água sob pressão para disolver e remover o sal e a areia. Areia salgada depositado em frestas pode tambem corroer rapidamente as longarinas do chassi e outras partes metalicas. Nunca use água salobre (com sal) ou água de poço artesiano proximo do litoral ou locais com água salina. Após a lavagem e secagem recomendo pincelar óleo protetor de chassi (Ex: Texaco anti ruste) nas partes escondidas da carroceria e portas. Pode ser necessario fazer varias lavagens detalhadas com intervalos para secagem e inspeção até remover toda a arreia e sal.
Não trafegar em praias ou proximo do litoral para evitar a maresia e a areia salgada que rapidamente corroi toda a carroceria e chassi do veículo com um efeito residual corrosivo que pode durar muitos anos. O sal e areia que fica depositado no assoalho ou dentro das portas irá agir por muito tempo até ser percebido através de buracos de ferrugem. Se voce usou a Rural na praia será necessário retirar todos os tapetes de borracha e paineis laterais para fazer uma lavagem geral interna e externa com bastante água sob pressão para disolver e remover o sal e a areia. Areia salgada depositado em frestas pode tambem corroer rapidamente as longarinas do chassi e outras partes metalicas. Nunca use água salobre (com sal) ou água de poço artesiano proximo do litoral ou locais com água salina. Após a lavagem e secagem recomendo pincelar óleo protetor de chassi (Ex: Texaco anti ruste) nas partes escondidas da carroceria e portas. Pode ser necessario fazer varias lavagens detalhadas com intervalos para secagem e inspeção até remover toda a arreia e sal.
Procure manter o veículo seco tomando o cuidado de secar bem e expor ao sol quente com as portas abertas após a lavagem. Manter o assoalho em baixo dos tapetes de borracha sempre seco porque a água que entra por baixo dos tapetes pode demorar meses para secar. Para evitar a entrada de água da chuva e lavagens você deve manter as borrachas das portas, vidros, e alçapão dianteiro em boa condição.
Lave a carroceria da Rural com produto especial para automóveis ou lava-auto com cera evitando os detergentes comuns de cozinha ou querozene misturado na água porque removem a cera. Uma carroceria pouco suja e bem encerada pode inclusive ser lavada apenas com água pura porque o pó sai facilmente. Evite de lavar a Rural com muita frequência porque a água que entra nas portas e nas janelas e assoalho facilita o aparecimento de ferrugem.
Manter o motor e chassi limpos e sem acumulo de óleo para facilitar a manutenção e diminuir o risco de propagação de incêndio. O excesso de óleo em volta do motor pode transformar um pequeno incêndio num incêndio de grandes proporções e dificil de apagar.
Retocar provisoriamente com tinta ou verniz os locais onde a pintura foi riscada ou sofreu desgaste provocado por batidas de pedras, especialmente nas laterais e atras das rodas. A aplicação de cera automotiva tambem pode retardar o aparecimento de ferrugem em riscos. Pontos de ferrugem podem se eliminados aplicando com pincel duas demãos de conversor de ferrugem, um produto liquido que transforma a ferrugem numa camada protetora preta. As caixas de rodas podem ser tratadas com uma camada emborrachada de Body Shultz ou Underseal da 3M ou produto similar para proteger contras batidas de pedras. A parte de baixo do tanque de gasolina tambem pode ser emborrachado para maior proteção.
Não transportar produtos quimicos que provocam ferrugem como sal, adubos, cimento, cal, baterias com vazamentos, acidos etc....
Encerar a pintura regularmente para manter o aspecto de novo e proteger contra o sol.
CUIDADOS COM A PINTURA
Existe uma grande confusão de informações quando se procura produtos para limpeza e proteção da pintura automotiva. Os rotulos dos produtos em geral são medíocres e apenas fazem promesas e garantem ser melhor ou durar mais que os produtos concorrentes. Poucos produtos trazem informações úteis e objetivas e passam a idéia de que o produto é bom para tudo e para todos. Raramente as embalagens trazem informações precisas de quando o produto deve ser usado ou quando não deve ser usado. Voce sabe a diferença entre cera polidora, cera limpadora, polidor, cera, composto lustrador, cera protetora, massa para polir, cera colorida automotiva, cera liquida, polidor liquido ? Estes produtos são todos iguais? Qual desses produtos voce escolheria agora para passar na pintura da sua Rural ?
Após testar muitos produtos ao longo dos anos, falar com alguns fabricantes de produtos , e pesquisar informações na internet cheguei a algumas conclusões sobre o uso destes produtos na carroceria da Rural. Estarei sempre me referindo a tratamentos aplicados sobre a pintura original de fábrica da Rural que é a tradicional tinta Duco (Obs: a minha Rural 68 ainda tem a pintura original de fábrica em perfeitas condições). As recomendações para pinturas modernas de poliuretano, acrílico ou metálico com verniz podem ser outros.
Dica: voce pode saber a finalidade de um produto antes de comprar lendo a composição no rotulo e verificando se contem cera e/ou abrasivos.
Tipos de Produtos
POLIDOR - O polidor é um produto pastoso ou liquido sem cera que apenas limpa e renova o acabamento da pintura removendo manchas de pintura queimada (oxidada), manchas diversas e pequenos riscos na superficie. A pintura oxidada se apresenta como manchas claras e foscas na pintura em locais expostos ao sol. Uma Rural que não foi polido durante muitos anos pode apresentar uma pintura totalmente fosco e queimado e sem nenhum brilho. O polidor pode ainda condicionar a pintura repondo óleos e outras substâncias na tinta. Ao eliminar as camadas oxidadas e foscas o produto polidor deixa a pintura com uma cor uniforme e com aspecto de novo. O polidor normalmente é uma mistura de solventes derivados de petroleo, óleos e particulas abrasivas (ex: óxido de aluminio, silicato de aluminio, argilacarga mineral) que atuam como uma lixa muito fina removendo uma pequena camada de tinta velha e expondo a tinta nova por baixo. O polidor não contêm cera porque a sua finalidade é apenas limpar a superficie sem proteger. Ao aplicar um polidor é normal que a estopa ou flanela fique da cor da tinta porque a tinta velha removida ficará retido na estopa. O polidor pode ser adquirido em varias graduações de tamanho de grão identificado por um numero. Os polidores com grãos maiores são mais agressivos e removem mais tinta eliminando risco maiores da pintura . Os polidores de grão fino são menos agresivos e removem pouca tinta e eliminam apenas pequenos riscos. Existem polidores de grão extra fino tambem chamados de composto lustrador que são utilizados para eliminar riscos muito finos no acabamento final antes de aplicar a cera protetora. Após usar um polidor agressivo de grão grosso é necessário polir com um polidor de grão fino e depois extrafino para eliminar os riscos do proprio polidor. Os polidores devem ser usados somente quando realmente necessário porque a cada aplicação reduzem a espessura da tinta até aparecer a tinta de fundo e a chapa. Antes de aplicar o polidor o carro deve estar perfeitamente limpo para evitar aranhões ao polir. O Polidor normalmente é aplicado manualmente com pano, estopa ou algodão especial. Para um serviço mais rápido e menos cansativo voce pode usar uma maquina especial chamado de politriz com disco (boina) rotativa de espuma. O polidor apenas limpa bem a pintura mas não oferece proteção contra chuva e sol. Após passar o polidor é necessário aplicar uma boa cera para proteger a pintura. Exemplos de polidores são o Polidor Pole Position Pérola (250ml) e Composto Lustrador Norton (473ml), e Polidor No. 1 e No2 Norton. Ambos não contêm cera ou silicone. Após passar o polidor voce pode lavar o veículo para eliminar o excesso do produto antes de aplicar a cera. Você pode identificar um verdadeiro polidor olhando os ingredientes no rotulo onde deve constar algum tipo de abrasive e nenhuma cera. Para evitar o desgaste desnecessário da tinta eu recomendo usar o Polidor somente quando realmente necessário para eliminar riscos, pintura queimada e outras imperfeições.
MASSA PARA POLIR- A massa para polir é similar ao Polidor porem em forma de pasta e geralmente mais agresivo e com mais abrasivos. Deve ser usado apenas em pinturas muito oxidadas ou com riscos mais profundos. Evite o uso frequente de massa para polir para não desgastar a camada de tinta. A massa de polir pode ser adquirido em varias graduações para uma remoção mais agressiva ou mais branda da tinta. Tipicamente a massa No1 tem grão grosso e a No2 tem grão mais fino. Um exemplo de produto tradicional é a Massa para Polir Pérola Branca Extra Fina (500g) disponivel em lata. A massa para polir não ofereçe proteção para a pintura e deve ser seguido de uma aplicação de cera. A massa para polir sempre contem particulas abrasivas (ex: óxido de aluminio, silicato de aluminio, argilacarga mineral) que pode ser observado na composição no rótulo.
 Detalhe de pintura original do capô gasto apos 30 anos de polimento. Cor clara é a tinta de fundo.
CERA - A Cera para uso automotivo é um produto liquido ou pastoso que tem a unica função de proteger a pintura contra o sol, a chuva, poeira, a oxidação e pequenos riscos enquanto deixa a superficie lisa e brilhante. A cera vegetal mais conhecida e utilizada em todo o mundo para proteção de veículos é a cera de carnauba que é retirada da folha da palmeira carnauba no Brasil. A cera de carnauba é a cera vegetal mais dura que existe (puro parece um tijolo amarelo) e resiste bem a altas temperaturas (ex: no sol) porque derete apenas acima de 80oC. As ceras automotivas normalmente são uma mistura de cera de carnauba, óleo, parafina, aditivos e solventes diversos. A cera não contem abrasivos e portanto não elimina riscos, sugeira ou tinta oxidada. A cera normalmente é translucida ou transparente e não deixa residuos após aplicado. Ao contrário dos polidores, a cera normalmente é mais fácil de espalhar e aplicar. Em pinturas envelhecidas é recomendado primeiro eliminar as imperfeições da pintura com um bom polidor antes de aplicar a cera. A cera deve ser aplicado com temperaturas ambiente acima de 16oC e na sombra porem com boa luminosidade para enxergar melhor o serviço. A cera deve ser espalhada e fricionada sobre a pintura com estopa, algodão ou flanela formando uma camada fina. O excesso de cera irá formar manchas claras de cera que é dura e dificil de remover. A pintura deve ser fricionada com flanela ou estopa limpa alguns minutos após aplicar a cera e novamente após algumas horas para realçar o brilho. A pintura com cera irá resistir melhor a pequenos aranhões e será muito mais facil de lavar porque evita a aderência da sugeira. Na pintura com cera a água da chuva não se espalha e forma pequenas gotas sobre a superficie. A aplicação de cera não prejudica a pintura e poderá ser repetido frequentemente. Ao aplicar cera a estopa ou flanela não deve ficar da cor da tinta porque a cera não deve remover tinta. A durabilidade da cera pode variar conforme a marca do produto mas deve tranquilamente durar dois meses ou mais. Algumas ceras contem ingredientes adicionais como silicone, PTFE (Teflon) e polímeros acrylicos (os fabricantes dizem que a proteção dura mais com estes ingredientes). Existem produtos tipo cera liquida para aplicação rapida (ex: STP One Step Instant Car Polish) que utilizam apenas derivados de silicone para proteção e brilho e não contem cera de carnauba. Os melhores produtos tradicionais no exterior sempre contem cera de carnauba então eu recomendo sempre procurar um produto que contem carnauba. Toda cera não deve ser aplicado em pinturas novas porque irá reter os vapores da tinta nova e provocar bolhas na pintura. Importante: Nos primeiros 30 dias após uma pintura nova use apenas polidoras sem cera e sem silicone. O uso de ceras com silicone pode tornar dificil a repintura do veiculo e as oficinas de pintura em geral não gostam de ceras com silicone por perto. A cera verdadeira não pode conter particulas abrasivas que são identificados na composição no rotulo como carga inorgânicaóxido de aluminiosilicato de aluminio e outros materiais abrasivos. Um exemplo de boa cera é a Cera Protetora Norton (473ml). Hoje no mercado existem poucos produtos que podem ser clasificados como verdadeiras ceras porque a maioria contem abrasivos para tambem limpar a tinta. Eu recomendo usar Cera nos cuidados frequentes da pintura nova ou em perfeito estado porque não causa nenhum tipo de desgaste da camada de tinta. Atenção: Existem produtos no mercado vendidos como cera mas que na verdade são ceras polidoras porque contem abrasivos na composição. Verifique sempre a composição no rotulo do produto antes de comprar.
CERA PROTETORA- É a mesma coisa que cera e apenas protege a pintura e melhora o brilho. Não contem abrasivos e é fácil de aplicar. Exemplos são a Cera Protetora Norton (473ml) e a Cera Protetora 3M (aerosol).
CERA POLIDORA - A cera polidora tenta reunir as vantagens do polidor com as vantagens da cera. A cera polidora possui particulas abrasivas para eliminar pequenos riscos e pintura queimada e contem ainda cera (ex: carnauba) para oferecer proteção e brilho. A cera polidora é um produto dois-em-um que agiliza o tratamento da pintura porque permite polir e encerar numa única operação. A grande maioria dos produtos pastosos hoje vendidos em latas no supermercado (Grand Prix, Carnu, Pérola, Proauto etc...) podem ser classificados como cera polidora apesar de muitos serem identificados simplemente como cera. A Cera Polidora pode ser adquirido tambem na forma liquida em frasco plástico (ex: Cera Polidora Pérola 250ml ouCera Liquida Grand Prix 300ml). Para uso frequente a cera polidora é um pouco agressivo demais e pode diminuir a vida útil da pintura devido ao desgaste da tinta provocado pelos abrasivos a cada aplicação. Hoje existem Ceras Polidoras específicos para cada tipo de pintura onde a diferença deve estar na quantidade e tipo de abrasivos presentes conforme o tipo de pintura onde vai ser utilizado (metalica, nova, queimada, etc...). A cera plidora para pintura oxidada pode conter mais abrasivo enquanto para pintura metálica com verniz pode conter menos abrasivos ou abrasivos mais finos. Eu recomendo usar Cera Polidora somente quando necessário para eliminar riscos, pintura queimada e outras imperfeições. Uma boa alternativa é usar Cera Polidora somente para limpar e remover manchas da pintura com intervalos grandes (Ex: a cada 6 meses ou 12 meses) e usar uma cera pura nos cuidados frequentes (Ex: mensalmente) para realçar o brilho e a proteção.
CERA LIMPADORA- A cera limpadora contem solventes e emulsionantes para limpar a pintura e cera para oferecer proteção e brilho porem não contem partículas abrasivas. A cera limpadora faz uma limpeza suave e protege a pintura com cera, normalmente cera de carnauba. Um exemplo deste produto é o STP Car Wax Liquida e Cera Limpadora Pérola.
CERA COLORIDA - É uma cera com corante utilizado para realçar a cor da tinta e encobrir pequenos riscos. A cera colorida é vendida em varias cores basicas e normalmente contem cera de carnauba para proteger a pintura. Pode tambem conter abrasivos para polir a pintura. Um exemplo de Cera Colorida é o ColorShine .
LAVA AUTO COM CERA - São produtos para misturar com água para lavar a carroceria deixando uma camada de cera. Funcionam bem apenas em veiculos com pouca sugeira porque não formam espuma abundante. O produto contêm cera e enquanto voce seca o veículo é deixado uma camada de cera que protege e realça o brilho. Estes produtos ajudam a manter uma camada permanente de cera no veículo e posso recomendar para lavagens frequentes. Exemplos são o Lava & Lustra Grand Prix (300ml) e o Lava Autos com Cera Pit Stop Pérola (250ml) e o Lava Auto com Cera Autoshine (300ml). Todos contem cera de carnauba. O produto da Pérola deve ser enxaguado enquanto o produto Gran Prix não precisa enxaguar. Eu recomendo usar produtos deste tipo para lavagem porque mantêm o brilho e proteção da pintura sem trabalho adicional. Funcionam melhor em carrocerias com pintura nova ou em perfeitas condições.
Voce pode obter algumas informações nestes telefones de atendimento ao cliente dos fabricantes:
Norton - 0800-153322 / Perola - (11) 4238-5844 / Johnson - 0800-256789 / STP - 0800-111-787 / AutoShine - (11) 418-6212 ou 758-2471
Dicas de Tratamento Pintura: Eu sugiro aplicar cera regularmente a cada dois meses para realçar o brilho e proteção e Polidor ou Cera Polidora duas vezes ao ano para eliminar manchas de tinta pintura queimada e desbotada. Algumas partes da Rural como o capô e as molduras logo abaixo das janelas podem precisar de um polimento mais frequente porque ficam mais expostos ao sol e perdem a cor e o brilho. As pinturas velhas e originais de fabrica precisam de um tratamento mais frequente porque apresentam manchas claras e escuras e precisam sempre de cera nova para manter o brilho. Uma Rural que pega sol todos os dias tambem precisa de um tratamento de pintura mais frequente. As cores escuras geralmente destacam melhor o brilho porque a luz do brilho se destaca sobre o fundo escuro. As cores claras (ex: branco) escondem o brilho porque o fundo claro não ofereçe contraste para o brilho que é luz refletida. A Rural é um veículo muito grande e difícil de polir e encerar então eu sugiro fazer em partes, fazendo um pouco a cada dia. Eu geralmente faço o tratamente de uma pequena área da pintura a cada fim de semana num esquema de rodizio e repito com maior frequência as áreas expostas ao sol. Eu sugiro não usar as ceras polidoras ou qualquer produto abrasivo com muita frequência porque desgastam a pintura. Prefira usar uma cera pura (sem abrasivos) com maior frequência e um polidor ou cera polidor somente quando necessário para remover a oxidação. Evite lavagens excessivas e use apenas detergentes para uso automotivo que não removem a cera. Nunca use detergentes comuns ou querozene misturado no balde para lavar. Voce pode aplicar produto protetor de borracha nas borrachas das janelas antes de tratar a pintura para evitar que o polidor ou a cera manche a borracha de branco. Não esqueça de tratar a pintura do painel de instrumentos e moldura das portas alem do porta malas que tambem é pintado. Aplique cera em todas as partes da carroceria incluindo a capota e em especial nas juntas de chapa para evitar a entrada de água e sugeira nas frestas. Algumas frestas importantes para tratar são as emendas de chapa dos paralamas dianteiros, as calhas da capota e a emenda entre os paineis laterais e a capota. Alguns frisos e detalhes da Rural podem dificultar o polimento e inclusive machucar as mãos e dedos. Para polir e encerar a pintura escolha um dia nublado e com ótima claridade para enxergar melhor os defeitos da pintura evitando sempre o sol direto. Para alcançar a capota e partes altas da Rural é necessário usar uma pequena escada ou banco. Se voce decidir pintar a sua Rural é bom conversar com quem entende de tintas porque as tintas automotivas evoluiram muito nos ultimos 30 anos e hoje existem muitos tipos de tinta (duco, acrílico, poliuretano, etc...) e cada tipo de tinta tem suas vantagens e desvantagens. Os modernos serviços computadorizados para mistura de tinta na loja ajudam a conseguir tinta muito proximo da cor original.
CUIDADOS COM AS BORRACHAS
As borrachas dos vidros, pneus e acabamentos envelhecem com o sol, ozonio, oxigenio e produtos quimicos. A primeira providência para conservar as borrachas é estacionar a Rural na sombra sempre que possível. Evite que óleos e graxas entrem em contato com as borrachas durante a lubrificação do veículo. Hoje em dia existem produtos especiais para proteger a borracha do sol e do ozonio (ex: Armor All ProtectantGrand Prix Protetor UV). Estes produtos a base de água contêm silicone e filtros solares (PABA) protegendo a borracha e melhorando o aspecto e ainda podem ser utilizados nas partes plásticas.. Eu já usei estes produtos durante muitos anos em motos e automóveis com bons resultados. Não use estes produtos nos tapetas, pedais e comandos porque se tornam escoregadios e perigosos. Aplique o protetor de borracha antes de tratar a pintura para evitar manchas na pintura tratada. Outros produtos utilizados na conservação da borracha são o silicone puro e a glicerina mas eu nunca usei e não tenho maiores informações. As peças de borracha originais da Rural em geral são muito mais duráveis do que as peças novas hoje disponíveis no mercado de reposição. Cuidado com os produtos protetores a base de silicone puro e solvente que existem no mercado (dezenas de marcas) porque a proteção será apenas parcial e o acabamento gorduroso. O produto importado Armor All foi desenvolvido na decada de 60 nos EUA e hoje é lider de mercado nos EUA para conservação de borrachas e plásticos. O produto nacional Gran Prix Protetor UV tem aplicador spray, cores de embalagem, e consistência muito parecido com o produto Armor All importado sugerindo que seja parecido (?) ou fabricado sob licença (?).
CONSERVAÇÃO DO CHASSI
O chassi e a parte inferior da Rural deve ser mantido limpo e lubrificado para facilitar a manutenção (freios, direção, cardan, suspensão) e facilitar a conservação. Após alguns anos sem limpar pode formar uma camada grossa de óleo e sugeira por baixo do veículo. Coloque a Rural sobre uma rampa de lavagem e começe a lavagem usando um jato de água de alta pressão para remover a sugeira solta. Depois faça uma limpeza detalhada usando mangueira de água e uma colher velha de ponta cega para raspar a crosta de sugeira nas longarinas, eixos, carroceria etc... A seguir continue a limpeza usando uma escova de cerdas duras e muita água. Em alguns locais sem pintura pode usar até uma escova de aço. Se a sugeira for uma mistura de óleo e graxa voce pode pincelar ou pulverizar querozene para disolver e soltar e depois repetir o processo de limpeza com a escova e água. Uma lavadora de alta pressão com água quente pode ajudar a remover óleos e graxas. Alguns locais de dificil acesso como a parte interna e superior das longarinas e as chapas dobradas nas laterais e na parte traseira devem ser lavados manualmente porque os jatos de água não alcançam. O acumulo de areia salgada no chassi pode provocar ferrugem de grandes proporções após alguns meses enfraquecendo o chassi e a estrutura do veículo.
O processo de lavagem detalhado deverá ser repetido varias vezes até conseguir retirar toda a sugeira velha. A sugeira molhada fica brilhoso e escondido então é melhor procurar sugeira com o veículo seco por baixo. Os serviços de lavagem em postos de combustivel e lava rápidos são deficientes e o serviço normalmente é feito pela metade usando apenas o jato de água e produtos quimicos. Cuidado com os produtos quimicos usados nestes locais porque normalmente mancha a pintura e até os vidros do veículo (a minha Rural tem pequenas manchas brancas permanentes no vidro dianteiro, causado por uma lavagem do motor mal feito).
Após a lavagem recomendo pulverizar um produto especial tipo óleo para proteger as partes metalicas, caixas de rodas e longarinas contra ferrugem. Eu uso os óleos protetores de chassi das marcas Castrol Protetor de Chassi e Texaco Fluido Anti Ruste. O produto da Texaco parece uma graxa e é dificil de pulverizar e deverá ser aquecido em banho de água quente antes de pulverizar, ou então aplicado com pincel. Evite de aplicar o produto nos pneus e no cano de escapamento. O cano de escapamento umedecido com óleo protetor irá soltar muita fumaça quando ligar o motor e esquentar. Para proteger pequenas áreas por baixo da Rural você pode usar um óleo protetor fino disponivel em embalagem de aerosol de muitas marcas (M1, WD-40, Locktite, Jimo, etc...). Após varias lavagens e aplicações de óleo protetor no chassi será formado uma pelicula resistente que irá proteger o chassi por muitos anos. O uso de aparrabarros (lameiros) atras dos pneus ajuda a manter a parte de baixo limpo. Um dos materiais mais corrosivos ao assoalho da Rural é estrume de vaca que provoca buracos de ferrugem sempre atras das rodas. Pulverize o chassi com óleo protetor antes de ir para o litoral e na volta faça uma lavagem completa com bastante água para remover o sal e areia. Quando for possível recomendo separar a carroceria do chassi e fazer uma pintura nova do chassi e eixos para proteger as partes metalicas sem a necessidade de usar óleo protetor. Algumas pessoas pulverizam o chassi com óleo de mamona, óleo diesel ou graxa misturado com óleo ATF mas eu não tenho maiores informações e não posso recomendar.
LIMPEZA DO MOTOR
O motor da Rural tem fácil acesso o que facilita a limpeza. Recomendo manter o motor limpo e livre de óleo para facilitar a manutenção e evitar a propagação de incêndios. Antes de iniciar a lavagem com água, coloque um saco pastico sobre o filtro de ar e sobre as duas buzinas para evitar entrada de água (a buzina molhada fica fraca e rouca). O uso de querozene e água quente pode ajudar a remover óleo. Cuidado com os produtos quimicos fortes utilizados em postos de lavagem porque são de qualidade duvidosa e diluidos sem muito critério e acabam manchando a pintura e os vidros. Para uma lavagem manual você pode usar um pincel com querozene e depois um shampoo automotivo. Após lavar o motor é necessario abrir a tampa do distribuidor para secar a tampa e o rotor alem da bobina e cabos de vela. Você pode pulverizar um pouco de óleo especial em aerosol (M1, WD-40, Locktite, Jimo, etc...) para secar a tampa do distribuidor e a bobina, motor de arranque, suporte da bateria, distribuidor, buzinas, bloco do motor e demais peças metalicas para evitar ferrugem. Após a lavagem do motor eu recomendo pulverizar um pouco de óleo fino em aerosol tambem sobre as chapas internas da carroceria. Se você dispoe de uma rampa de lavagem você poderá limpar a parte baixa do bloco do motor e carter onde é comum acumular muito óleo. Atenção: alguns sistemas de jatos de água de alta pressão podem danificar os acabamentos originais da Rural removendo adesivos, identificações, e até a tinta no compartimento do motor.
CONSERVAÇÃO DOS PLÁSTICOS
A Rural possui poucas peças plásticas e esta é umas das razões que é um veículo tão resistente e durável. Para conservar as poucas partes plásticas da Rural o mais importante é evitar o sol. Existem produtos especiais para proteger os plásticos do efeito do sol e atmosfera (ex: Armor All Protectant, Grand Prix Protetor UV). Estes produtos a base de água contêm silicone e filtros solares (PABA) protegendo o plástico e melhorando o aspecto e brilho. Eu já usei estes produtos durante muitos anos em motos e automóveis com bons resultados. Para limpeza dos bancos de vinyl voce pode usar um produto especial limpa plásticos ou sabão de coco e água com uma escova e esponja. O uso de produtos a base de silicone nos bancos retos da Rural poderá torna-los escoregadios. Voce pode usar capas protetoras e peliculas escuras tipo insulfilm para evitar os efeitos nocivos do sol no interior do veiculo. Eu uso uma capa de couro no meu volante de direção para proteger o plástico e melhorar a pega.
CROMADOS
Em cromados novos evite produtos abrasivos como lixa, palha de aço, polidores de metais e pastas para evitar o desgaste da camada de cromo e a perda do brilho. Em cromados novos basta lavar com água e sabão e passar cera para dar brilho e proteção. Cromados velhos podem ser limpos com produto polidor de metais tipo Brasso ou Kaol usando pano ou estopa. Estes polidores contem particulas abrasivas muito finas e agentes de limpeza. Depois passe cera automotiva com um pano ou estopa para proteção. Pequenas marcas de ferrugem podem ser eliminados com polidor ou com palha de aço (Ex: BomBril) seguido de polidor de metais mas são um sinal de que a peça vai precisar de uma nova cromagem. Após 20 ou 30 anos a única solução para renovar o brilho de peças cromadas é aplicar um novo acabamento de cromo. As empresas especializadas em cromagem retiram a camada velha de cromo, fazem um polimento da peça com escovas e discos rotativas para eliminar pequenas imperfeições, e aplicam uma camada nova de cromo. As empresas de cromagem não cuidam de amassados, ondulações, buracos de ferrugem e outras imperfeições maiores portanto a peça deve ser entregue em perfeitas condições após passar pelas mãos de um lanterneiro/chapeador. Você pode usar solda comum ou de preferência solda de latão para consertar a peça antes de cromar. A peça deve estar perfeitamente lisa e livre de defeitos antes de cromar porque com o cromo novo qualquer imperfeição será realçada pelo brilho e efeito espelho onde a imagem ficará distorcido. Você pode usar o tato (os dedos) para ajudar a detectar pequenos defeitos na superficie da peça . A maioria das Rural restauradas hoje tem todas as peças com cromagem nova. Faça varios orçamentos e verifique se a empresa tem experiência em cromar peças grandes com qualidade antes de entregar as peças da sua Rural para cromar. Uma cromagem completa de frisos, calotas e parachoques da Rural pode custar algo em torno de R$500-R$700 (12/2000).

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