Foto: motor do Pick-Up Jeep 1968
O motor 3000 é quase idêntico a um motor BF-161 ou 2600 com a cilindrada aumentado para 3014cm3 através do aumento do curso dos pistões passando de 3,5 polegadas para 4,0 polegadas. O diâmentro dos cilindros é idêntico aos motores BF-161 e 2600. Desenvolve 140 Hp a 4.400rpm e torque de 22,3 kgm a 2.000rpm conforme especificação no Manual do Proprietário da Pick-Up Willys 1970. O tubo comprido para abastecimento do óleo e a mangueira fina de água que vai da bomba d'água até o coletor de admissão vistos na foto acima são caraterísticos deste motor. Este motor foi oferecido com carburador único (de corpo duplo ou duplo estágio) e tambem com dois carburadores. O motor 3000 é relativamente raro e equipou a Rural como motor opcional a partir de 1967, a Rural serie especial 1970, o Itamaraty, a Pick-Up militar F-85 entre outros como motor opcional. O eixo virabrequim e as bielas neste motor são diferentes do motor BF-161 e 2600 devido ao maior curso dos pistões. A potência exata deste motor varia conforme o numero de carburadores e estamos pesquisando o assunto. Na decada de 70 este motor foi adaptado pela Ford para equipar o novo carro de passeio modelo Maverick. Para equipar o Meverick o motor teve a refrigeração melhorada no cabeçote e o filtro de óleo passou a ser de fluxo total (tipo cartucho) onde toda a vazão de óleo é filtrado antes de lubrificar o motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário