sexta-feira, 24 de abril de 2015

Audi Pikes Peak Quattro

Audi Pikes Peak Quattro
Da alemã Audi, vem outra surpresa, que mostra o quão forte tem sido o crescimento do segmento de Sport Utilities. Para não ficar de fora desta disputa, a marca das quatro argolas preparou para Detroit o conceito Audi Pikes Peak Quattro. Mesmo sendo apenas um carro conceito o Pikes Peak deverá estar rodando por aí à partir de 2004. Seu nome é uma referência a uma das mais tradicionais provas realizadas nos EUA, a subida do monte Pikes Peak, evento no qual a montadora foi três vezes campeã com o Audi Sport Quattro S1.

O SUV 4+2 (quatro adultos + duas crianças) só não parece um legítimo carro de competição, para subidas de montanha, quando observado de dentro, onde seu interior luxuoso e disposição de assentos, faz parecer que se está à bordo de um veículo de luxo para a família. Há abundância em couro, nos bancos e também alumínio escovado e madeira de lei nos revestimentos do interior e guarnições, além de um enorme gama de acessórios e instrumentos como as telas de cristal líquido no console central e nos encostos dos bancos (para os ocupantes de trás), que são integradas ao Audi MMI (Multi Media Interface), exibindo desde diversas funções do veículo, como também acesso à internet e DVD, entre outras.

Mas realmente quando se começa a analisar os itens mecânicos do carro, assim como a tecnologia empregada, que caracterizam o Pikes Peak, realmente se constata que o seu nome de batismo foi bem apropriado. A começar pela suspensão, que usa um sistema adaptativo de variação da sua altura conforme o terreno, a velocidade e as condiçòes de pilotagem. O sistema é a ar e varia a altura do carro, por exemplo, conforme se aumenta a velocidade, a fim de diminuir o arrasto aerodinâmico e baixar o centro de gravidade, ao mesmo tempo em que a dureza dos amortecedores é elevada para garantir a estabilidade. Por outro lado a suspensão restabelece a altura do veículo quando identifica seu abaixamento por peso.

A transmissão combina duas marcas registradas de sucesso da Audi: o câmbio Tiptronic com acionamento através de shifters no volante e o sistema Quattro, de tração integral nas quatro rodas, garantindo que toda a potência e torque do motor cheguem ao piso, através dos grandes pneus PAX Michelin 295/770 R 560 A, ou seja, pneus de 560 mm ou se preferir 20,6 polegadas. Isto mesmo, os pneus assim como as enormes rodas são de 20,6 polegadas! Com estes pneus, o Pikes peak pode rodar até 200 kilometros, à velocidade de até 80 km/h, se um furo ocorrer.

Nem as grandes rodas ou mesmo as suas enormes dimensões ou ainda o sistema de tração são capazes de fazê-lo rodar comportadamente, já que são nada menos do que 500 cavalos e 87,1 kgfm de torque já disponíveis quase integralmente a partir de 2000 rpm. A responsabilidade por esta força toda, vem do já conhecido V8 bi-turbo, que equipa o sedan esportivo Audi RS6, que recebeu o mesmo sistema de injeção direta de combustível dos carros de competição da marca, fazendo subir a potência do motor dos 450, para os 500 cavalos. O resultado disto, são 5 segundos para atingir os 100 km/h e 250 km/h (limitados eletronicamente), marcas que muitos carros ditos esportivos não fazem.

Tudo isto já seria suficiente para fazer do Pikes Peak um verdadeiro puro sangue, mas ainda outros features completam o pacote que nos faz crer que ele será senão o melhor, um dos melhores veículos da categoria. Bloqueio Eletrônico do Diferencial, Programa de Estabilidade Eletrônica, um sistema de sensores que alerta o motorista um desvio inesperado de trajetória através de aviso sonoro e por vibração no volante, com objetivo de evitar acidentes, além de uma gama imensa de outros recursos, fazem do Pikes Peak Quattro uma máquina quase perfeita.

C. Itoh

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