quinta-feira, 23 de abril de 2015

Engesa 4






Clique na foto para versão ampliada
Engesa 4 - Um valente nacional
A Engesa era uma empresa brasileira voltada a produção de veículos blindados de uso militar, que por algum tempo foi bem sucedida, chegando até mesmo a exportar algumas unidades que tiveram boa aceitação. Como tal, a Engesa resolveu fabricar um jipe de apoio aos blindados, nascendo o jipe Engesa. Em pouco tempo a empresa viu um bom potencial no mercado civil, dando início a comercialização das primeiras unidades em 1984.

Devido ao fato de ter sido projetado para uso militar, o Engesa conta com alguns problemas e com algumas vantagens em relação aos seus concorrentes. Da rudeza do uso militar, certas preocupações foram deixadas de lado, como a ausência de um conta-giros - já que a faixa de rotação das marchas é bastante reduzida, o posicionamento do cano de descarga logo abaixo do assento do motorista, a colocação do estepe, e o engate impreciso da segunda marcha que posicionada ao lado da ré pode trazer o incoveniente de engatar-se a ré ao invés da 2ª.

Agora se falarmos das vantagens das suas origens militares, este valente ganha pontos preciosos principalmente no aspecto robustez. Ele aguenta muitos "trancos" e sua mecânica composta por partes de outros veículos como o motor GM 4 cilindros do Opala e câmbio Clark, conferem a ele confiabilidade, resistência e garantem uma manutenção fácil e barata. O motor GM do Opala aguenta uma preparação para render-lhe alguns cavalos extras e o câmbio reduzidíssimo proporcionam subidas bastante íngremes, particularmente com a tração integral. O fabricante garantia a subida de rampas de até 60% - ou seja 60 metros de altura para cada 100 metros na vertical! O ângulo de ataque é também bastante bom devido a posição dos pará-choques bem elevada e frente e traseira bem curtas.

A versão aqui abordada conta com algumas melhorias em relação ao projeto original, particularmente em relação aos diferenciais que tiveram suas engrenagens redesenhadas para uma menor perda de energia devido ao menor atrito. Com isto o veículo acelera bem mais rápido que o modelo anterior e o nível de ruído também é menor. O segundo aspecto significativo fica por conta da carburação, produzindo um desempenho melhor do motor.

As suspensões dianteiras e traseiras baseadas em eixos rígidos ancorados ao chassis, garantem boa condução em qualquer tipo de terreno. O conjunto do Engesa é bom o suficiente para fazer com que ele passe sem problemas por rampas inclinadas, atoleiros ou lamaçais. As velocidades máximas, assim como a aceleração não são das melhores, mas são suficientes para um carro da sua categoria e para que quando trafegar em trânsito urbano ou em estrada asfaltada, não seja inconveniente.




OBS: Versões diesel e 6 clindros a gasolina foram feitas no final de sua produção
Boas trilhas!
Tchesco

Ficha Técnica do Engesa 4
Motor:


Diâmetro X curso:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:


Vel. Máxima:
Câmbio:
Relação de marchas:





Diferencial:


Carroceria:
Tanque:
Porta-malas:
Peso:
Peso / Potência:

Suspensão:


Freios:


Direção:
Rodas: Pneus:
Gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, alimentado por carburador de corpo duplo e fluxo descendente a álcool.
101,3 mm X 76,2 mm
2470 cm³
10,5:1
88 cv a 4000 rpm
35,2 cv/litro
19,4 kgfm a 2000rpm
(0-60 km/h) - 8,3 s
(0-80 km/h) - 14,5 s
(0-100 km/h) - 24,6 s
130 km/h
Clark mecânico de 5 marchas
1ª = 6,33:1
2ª = 3,60:1
3ª = 2,15:1
4ª = 1,40:1
5ª = 1,00:1
Ré = 6,42:1
dianteiro: 4,88:1
traseiro: 4,89:1

Jipe, cabine em aço, teto e portas em lona com janelas enroláveis, 4 ocupantes
82 litros
N/D
1530 kg
17,39 kg/cv

Dianteira e traseira: eixo rígido, ancorado ao chassi através de barras oscilantes longitudinais e transversais, molas helicoidais e amortecedor hidráulico de dupla ação. Barra estabilizadora apenas na frente.
Servo-assistido
Dianteiro: Disco.
Traseiro: Tambor.
Mecânica com setor sem-fim.
Em aço estampado, 6J x 16" 7.50 x 16 Candango

Nenhum comentário:

Postar um comentário