O obus M108 é um americano com propulsão própria, 105 milímetros obus , pela primeira vez no início dos anos 1960.
O M108 era alimentado por um turbo diesel de Detroit 8V-71T 8-cilindros do motor 405 hp. É usado o mesmo casco ea torre como o M109 obuseiro 155 milímetros auto-propulsão, e os componentes do veículo blindado M113. O M108 foi extinto logo após a intervenção americana na Guerra do Vietnã, como o M109 calibre de 155 milímetros foi considerado melhor preparado para a guerra moderna.
O M108 foi utilizada em vários NATO países.
Características gerais
- Comprimento: 6,11 m
- Largura: 3,15 m
- Altura: 3,28 m
- Peso: 21 t
- Velocidade: 56 km / h (35 mph)
- Alcance: 360 km
- Tripulação: 5
- Armamento:
- Primária: M103 105 milímetros Howitzer
- Secundário: calibre .50 (12,7 mm) metralhadora M2
- Taxa de fogo: 4 rds / min
- Campo de tiro: 11,5 km (HE) 15 km (HERA)
Usuários
- Exército belga : 90 até 1980.
- Exército Brasileiro : 72 M108AP
- Exército Espanhol : 48
- Exército Taiwan : 100
- Exército turco : 26 M108T
- Exército dos EUA : retirada
- Exército tunisiano : 48
M-108 no brasil
Os M-108 brasileiros foram fornecidos em 1972. Tratou-se de unidades M-108 das que tinham sido fabricadas para entrega no inicio dos anos 60 ao exército norte-americano e que entretanto tinham sido retirados de serviço. Eram portanto unidades com muito pouco uso e bom estado geral.
Por causa dos problemas com o fornecimento de materiais e peças de reposição por parte dos Estados Unidos, os M-108 brasileiros foram submetidos no inicio dos anos 80 a um programa de modernização, cuja principal alteração consistiu na remoção do motor de origem norte-americana, por um motor fabricado pela Scania do Brasil, modelo DS-14 de 385 cavalos de potência. A alteração foi efectuada pela empresa Motopeças, que também efectuou a modernização do M-113 brasileiro.
O M-108 foi concebido em meados dos anos 50 e tinha como objectivo substituir o obus autopropulsado M-44 que tinha servido durante a II Guerra Mundial.
O M-108 foi concebido em meados dos anos 50 e tinha como objectivo substituir o obus autopropulsado M-44 que tinha servido durante a II Guerra Mundial.
Ele partilha a maior parte dos componentes mecânicos dos seu irmão maior, o M-109.
Na verdade, o M-108 começou o seu desenvolvimento em meados dos anos 50 e só começou a ser entregue em 1962. Pouco tempo depois e durante o conflito no Vietname o M-108 foi considerado pouco adequado para a função de apoio de fogo às tropas, pelo que a preferência dos norte-americanos passou para a versão maior do M-108 que entretanto estava em desenvolvimento.
No entanto o M-108 foi fornecido a vários países europeus, e também às forças americanas estacionadas na Alemanha.
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