domingo, 26 de abril de 2015

Sportage

Um pouco de história
Este Sport Utility, nascido com a missão de conquistar tanto o público jovem como o familiar - na versão Grand - tem realmente alcançado excelentes números de venda no mercado nacional, ganhando inclusive de montadoras mais tradicionais no Brasil e tem conseguido manter-se entre os cinco importados mais vendidos.

Embora não tenha sido construido para ser um Off Road legítimo, a possibilidade do uso da tração 4X4 com acoplamento à vácuo, a boa potência da versão a gasolina, aliados à uma razoável altura do solo e bons ângulos de ataque e de saída, na versão compacta, permitem a quem o conduz, algumas boas aventuras na terra.

A versão Sportage Grand, mesmo contando com todas as qualidades da versão menor, é mais orientada ao uso familiar, tanto que dispõe de maior espaço interno, especialmente no porta-malas. Alías internamente o veículo conta com confortáveis acomodações e recursos para 4 passageiros, que incluem direção hidráulica, câmbio 5 marchas manual com tração nas 4 rodas ou automático de 4 velocidades, altura do volante de direção regulável, levantamento elétrico dos vidros e trava elétrica central, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, encostos de cabeça dianteiros e traseiros ajustáveis e removíveis, entre outros. Internamente o senão fica por conta do ar condicionado como opcional.

Mecanicamente, o veículo conta com um bom motor na versão gasolina de 128 cavalos, que proporciona bom desempenho na versão compacta, mas que poderia ser um pouco melhor na versão Grand. Já a versão turbo-diesel deixa a desejar em termos de potência, já que são apenas 87 cavalos. Para um veículo de 1605 kg na versão Grand, a baixa potência o deixa um pouco lento, mas se destaca no quesito consumo e manutenção.

Apenas a versão turbo diesel vem equipada apenas com o câmbio manual de 5 velocidades. Nas outras duas versões é possível também contar com uma opção automática de 4 marchas. Outros aspectos mecânicos que poderiam ser itens de série ficam por conta do sistema de freios ABS e as rodas em liga leve. Porém na verdade o que seja talvez o maior fator negativo seja o reduzido número de postos autorizados. No mais é um bom veículo, com um design atual e bem jovem.
Ficha Técnica *
Versão
Sportage Gasolina
Sportage Grand Gasolina
Motor:



Cilindrada:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:
Tx. Compressão:

Transmissão:








Pneus:
Rodas:

Freios:



Direção:

Peso:
Carga:

Suspensão:








Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Altura do solo:
Âng. de ataque:
Âng. de saída:
RT-SOH 2.0 litros, gasolina, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote de 16 válvulas, injeção eletrônica sequencial.
1998 cm³
128 cv @ 5 300 rpm
17,5 kgfm @ 4 700 rpm
9,2:1

Manual de 5 marchas ou automático de 4
1ª - 3,717:1 (M) - 2,826:1 (A)
2ª - 1,995:1 (M) - 1,493:1 (A)
3ª - 1,363:1 (M) - 1,000:1 (A)
4ª - 1,000:1 (M) - 0,730:1 (A)
5ª - 0,804:1 (M) -
Ré - 3,445:1 (M) - 2,703:1 (A)
Final - 4,778:1 (ambos)

P 205/75 R15
6JJ x 15 em liga leve opcional

Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.

Setor e rosca sem fim, hidráulica .

1466 kg
500 kg

Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.

4105 mm
1735 mm
1655 mm
2650 mm
20,1 cm
36.5 º
36.2 º
RT-SOH 2.0 litros, gasolina, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote de 16 válvulas, injeção eletrônica sequencial.
1998 cm³
128 cv @ 5 300 rpm
17,5 kgfm @ 4 700 rpm
9,2:1

Manual de 5 marchas ou automático de 4
1ª - 3,717:1 (M) - 2,826:1 (A)
2ª - 1,995:1 (M) - 1,493:1 (A)
3ª - 1,363:1 (M) - 1,000:1 (A)
4ª - 1,000:1 (M) - 0,730:1 (A)
5ª - 0,804:1 (M) -
Ré - 3,445:1 (M) - 2,703:1 (A)
Final - 4,778:1 (ambos)

P 205/75 R15
6JJ x 15 em liga leve opcional

Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.

Setor e rosca sem fim, hidráulica .

1570 kg
500 kg

Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.

4430 mm
1735 mm
1655 mm
2650 mm
20,1 cm
36.5 º
N/D
Versão
Sportage Grand Turbo Diesel
 
Motor:



Cilindrada:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:
Tx. Compressão:

Transmissão:








Pneus:
Rodas:

Freios:



Direção:

Peso:
Carga:

Suspensão:








Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Altura do solo:
Âng. de ataque:
Âng. de saída:
RT-SOH 2.0 litros turbo diesel, 4 cilindros em linha, comando simples no cabeçote de 8 válvulas, injeção indireta de combustível.
1998 cm³
87 cv @ 4 000 rpm
20,5 kgfm @ 2 000 rpm
21,0:1

Manual de 5 marchas
1ª - 3,717:1 (M)
2ª - 1,995:1 (M)
3ª - 1,363:1 (M)
4ª - 1,000:1 (M)
5ª - 0,804:1 (M)
Ré - 3,445:1 (M)
Final - 4,444:1 (ambos)

P 205/75 R15
6JJ x 15 em liga leve opcional

Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.

Setor e rosca sem fim, hidráulica .

1605 kg
500 kg

Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.

4430 mm
1735 mm
1655 mm
2650 mm
20,1 cm
36.5 º
N/D
 

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