| Um pouco de história | Este Sport Utility, nascido com a missão de conquistar tanto o público jovem como o familiar - na versão Grand - tem realmente alcançado excelentes números de venda no mercado nacional, ganhando inclusive de montadoras mais tradicionais no Brasil e tem conseguido manter-se entre os cinco importados mais vendidos.
Embora não tenha sido construido para ser um Off Road legítimo, a possibilidade do uso da tração 4X4 com acoplamento à vácuo, a boa potência da versão a gasolina, aliados à uma razoável altura do solo e bons ângulos de ataque e de saída, na versão compacta, permitem a quem o conduz, algumas boas aventuras na terra.
A versão Sportage Grand, mesmo contando com todas as qualidades da versão menor, é mais orientada ao uso familiar, tanto que dispõe de maior espaço interno, especialmente no porta-malas. Alías internamente o veículo conta com confortáveis acomodações e recursos para 4 passageiros, que incluem direção hidráulica, câmbio 5 marchas manual com tração nas 4 rodas ou automático de 4 velocidades, altura do volante de direção regulável, levantamento elétrico dos vidros e trava elétrica central, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, encostos de cabeça dianteiros e traseiros ajustáveis e removíveis, entre outros. Internamente o senão fica por conta do ar condicionado como opcional.
Mecanicamente, o veículo conta com um bom motor na versão gasolina de 128 cavalos, que proporciona bom desempenho na versão compacta, mas que poderia ser um pouco melhor na versão Grand. Já a versão turbo-diesel deixa a desejar em termos de potência, já que são apenas 87 cavalos. Para um veículo de 1605 kg na versão Grand, a baixa potência o deixa um pouco lento, mas se destaca no quesito consumo e manutenção.
Apenas a versão turbo diesel vem equipada apenas com o câmbio manual de 5 velocidades. Nas outras duas versões é possível também contar com uma opção automática de 4 marchas. Outros aspectos mecânicos que poderiam ser itens de série ficam por conta do sistema de freios ABS e as rodas em liga leve. Porém na verdade o que seja talvez o maior fator negativo seja o reduzido número de postos autorizados. No mais é um bom veículo, com um design atual e bem jovem. | Ficha Técnica * | Versão | Sportage Gasolina | Sportage Grand Gasolina | Motor:
Cilindrada: Pot. Líq. Máx.: Torque Líq. Máx.: Tx. Compressão:
Transmissão:
Pneus: Rodas:
Freios:
Direção:
Peso: Carga:
Suspensão:
Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Altura do solo: Âng. de ataque: Âng. de saída:
| RT-SOH 2.0 litros, gasolina, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote de 16 válvulas, injeção eletrônica sequencial. 1998 cm³ 128 cv @ 5 300 rpm 17,5 kgfm @ 4 700 rpm 9,2:1
Manual de 5 marchas ou automático de 4 1ª - 3,717:1 (M) - 2,826:1 (A) 2ª - 1,995:1 (M) - 1,493:1 (A) 3ª - 1,363:1 (M) - 1,000:1 (A) 4ª - 1,000:1 (M) - 0,730:1 (A) 5ª - 0,804:1 (M) - Ré - 3,445:1 (M) - 2,703:1 (A) Final - 4,778:1 (ambos)
P 205/75 R15 6JJ x 15 em liga leve opcional
Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.
Setor e rosca sem fim, hidráulica .
1466 kg 500 kg
Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
4105 mm 1735 mm 1655 mm 2650 mm 20,1 cm 36.5 º 36.2 º
| RT-SOH 2.0 litros, gasolina, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote de 16 válvulas, injeção eletrônica sequencial. 1998 cm³ 128 cv @ 5 300 rpm 17,5 kgfm @ 4 700 rpm 9,2:1
Manual de 5 marchas ou automático de 4 1ª - 3,717:1 (M) - 2,826:1 (A) 2ª - 1,995:1 (M) - 1,493:1 (A) 3ª - 1,363:1 (M) - 1,000:1 (A) 4ª - 1,000:1 (M) - 0,730:1 (A) 5ª - 0,804:1 (M) - Ré - 3,445:1 (M) - 2,703:1 (A) Final - 4,778:1 (ambos)
P 205/75 R15 6JJ x 15 em liga leve opcional
Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.
Setor e rosca sem fim, hidráulica .
1570 kg 500 kg
Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
4430 mm 1735 mm 1655 mm 2650 mm 20,1 cm 36.5 º N/D
| Versão | Sportage Grand Turbo Diesel | | Motor:
Cilindrada: Pot. Líq. Máx.: Torque Líq. Máx.: Tx. Compressão:
Transmissão:
Pneus: Rodas:
Freios:
Direção:
Peso: Carga:
Suspensão:
Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Altura do solo: Âng. de ataque: Âng. de saída:
| RT-SOH 2.0 litros turbo diesel, 4 cilindros em linha, comando simples no cabeçote de 8 válvulas, injeção indireta de combustível. 1998 cm³ 87 cv @ 4 000 rpm 20,5 kgfm @ 2 000 rpm 21,0:1
Manual de 5 marchas 1ª - 3,717:1 (M) 2ª - 1,995:1 (M) 3ª - 1,363:1 (M) 4ª - 1,000:1 (M) 5ª - 0,804:1 (M) Ré - 3,445:1 (M) Final - 4,444:1 (ambos)
P 205/75 R15 6JJ x 15 em liga leve opcional
Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. ABS opcional.
Setor e rosca sem fim, hidráulica .
1605 kg 500 kg
Dianteira: Independente com braços triangulares, molas espirais e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Traseira: Eixo rígido com barras oscilantes, molas espirais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
4430 mm 1735 mm 1655 mm 2650 mm 20,1 cm 36.5 º N/D
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