quarta-feira, 29 de abril de 2015

SVT F-150 Lightning

A Ford Special Vehicle Team - mais conhecida como SVT - é a divisão responsável pela preparação oficial e original de fábrica de veículos da marca americana, notadamente os V8 e que vem ao longo dos anos produzindo verdadeiras jóias sobre rodas. Uma das mais ilustres e famosas criações desta divisão, vem se consagrando simplesmente como sendo a mais rápida pickup em produção no mundo - a SVT F-150 Lightning.

A criação dos veículos da Ford SVT, tem sempre como base os já consagrados modelos de produção seriada e, como tal a F-150 não poderia ser melhor para este fim, já que durante os seus 25 anos de existência e particularmente nos últimos anos tem sido um exemplo de sucesso, devido ao fato de estar entre as pickups mais vendidas no mercado americano e que por estas, entre outras razões a faz figurar no hall dos mitos da indústria americana.

A F-150 "original", é disponível em uma ampla gama de opções que vão de cabine simples ou extendida, tração 4x2 ou 4x4, automático ou manual e motores V6 e duas opções de V8. A primeira F-150 Lightning surgiu em 1993 - a partir da versão com cabine simples, motor V8 e tração 4x2 - como edição especial e então, já era uma pickup distinta, tanto em termos dos detalhes estéticos e de acabamento, como também pela motorização, que baseava-se em um motor V8 de 5.8 litros e 240 cavalos, suficientes para fazê-la acelerar aos 100 km/h em apenas 7.6 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. O sucesso alcançado pelas pouco mais de 5000 unidades produzidas, fez com que dois anos mais tarde a Ford produzisse mais 4000 unidades da Lightning.

Os anos se passaram e deixaram saudades naqueles que tiveram o prazer de dirigir a Lightning, até que em 1999, a SVT fez com que o mito resurgisse. Baseado ainda em um V8, só que desta vez um novo motor Triton à 90º de 5.4 litros, 360 cavalos de potência a 4750 rpm e 60.8 kgfm de torque 3000 rpm, superalimentado por um compressor mecânico e um intercooler. O que já era bom na primeira edição do mito, ficou ainda melhor! A nova edição especial, mereceu figurar como a mais rápida pickup de produção seriada, igualando-se em aceleração a carros como o Porsche Boxster, com impressionantes 6.2 segundos para atingir os 100 km/h!

À despeito da ausência de concorrentes - já que nem a GM com a Silverado ou a Dodge com a Ram, parecem dispor de modelos capazes de ao menos aproximar-se da Lightning - a SVT pareceu não contentar-se com o desempenho atingido e o nível de preparação dos modelos 2002 foi aumentado ainda mais um pouco. Agora são 380 cavalos, disponíveis aos mesmos 4750 rpm e 62.2 kgfm de torque a 3250 rpm. A potência e torque adicionais, levam a F-150 Lightning alcançar a máxima de 228 km/h e precisar de meros 5.8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o que em aceleração igualou-se desta vez ao Boxster S. Compará-la à concorrência seria desleal, já que a mais rápida - a Chevrolet Silverado HD - precisa de 8.5 segundos.

Vale lembrar aos menos atentos que estamos falando de uma pickup de mais de 2 toneladas e que além disso, detalhes como aerodinâmica desfavorável e um diferencial que privilegia mais a força em qualquer regime de rotação do motor, impedem que a Lightning alcance melhor resultado em velocidade final. Por falar em diferencial, a sua relação foi um dos aspectos alterados em relação a edição 99, indo da antiga relação 3.73:1 para 3.55:1. Já para se conseguir os 20 cavalos adicionais de potência e 1.6 kgfm de torque, foram feitas mudanças como, uma tomada de ar 50% maior, um novo intercooler líquido/ar com mais capacidade de admissão, novo filtro de ar com também maior poder de admissão em 15%, um sensor de massa de ar redimensionado. Assim fazer as rodas traseiras patinarem ao menor toque do acelerador, tornou-se ainda mais fácil, mesmo com as grandes rodas de 18 polegadas, assentadas em pneus Goodyear™ Eagle F1-GS™ 295/45ZR-18!

A já excelente suspensão dianteira Double Wishbone de braços assimétricos e traseira de eixo rígido e feixe de molas, recebeu amortecedores Bilstein recalibrados e barras estabilizadoras de 31 mm à frente e 23 mm atrás, aumentando o nível de dirigibilidade sobre superfícies irregulares. A suspensão ficou mais firme, porém mantem-se confortável mesmo em longas viagens. Outro aspecto surpreendente, vem do fato da Lightning mantér-se firme no chão mesmo em piso ondulado com a caçamba vazia, ao contrário das outras pickups que costumam pular muito nestas condições.

Visualmente, a Lightning já deixa transparecer sua natureza altamente esportiva, sendo que as modificações estéticas não são apenas com objetivo de torná-la mais atraente, mas como no caso do pará-choque dianteiro, grade e saias laterais que direcionam melhor o fluxo de ar para o interior do cofre do motor e ao redor do veículo. A dupla saída de ar do escape que vem do coletor 8 em 2, despeja os gases de escape e um som gutural na lateral do veículo, logo à frente da roda traseira direita e são outro indício de que esta pickup tem algo de especial por baixo do capô.

Internamente nada de novo ou que mereça destaque em relação à F-150 "tradicional", a não ser o já conhecido e bom acabamento Ford, que recebeu assentos e novo revestimento interno com a insígnia SVT. O único senão fica por conta que no máximo duas pessoas, além do motorista podem ter o privilégio de rodar a bordo de uma máquina destas. Além dos números de desempenho espetaculares, ainda há a vantagem de que por apenas cerca de US$ 32.000,00 (nos EUA) pode-se disfrutar deste mito especial, o que é bem menos do que se paga pela grande maioria dos esportivos com um desempenho semelhante, como o próprio Porsche Boxster S, com o qual compartilha o desempenho em aceleração.

Papéis de parede - 1024 X 768




FICHA TÉCNICA
Motor:


Cilindrada:
Curso X Diâm.:
Tx. Compressão:
Potência:
Torque:
Vel. Máxima:
Aceleração:

Transmissão:






Freios:
Rodas:
Pneus:

Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Peso:
SVT F-150 Lightning
Triton, 5.4 litros, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em "V" a 90º, 16 válvulas OHC, injeção eletrônica multiponto, compressor mecânico (8.0 psi) e intercooler.
5410 cm³
105,6 mm X 90,0 mm
8,4:1
380 cv @ 4 750 rpm
62,2 kgfm @ 3 250 rpm
228 km/h
(0 - 100 km/h) 5,8 s

Automática, 4 velocidades
1ª - 2.71:1 (68 km/h)
2ª - 1.53:1 (123 km/h)
3ª - 1,00:1 (191 km/h)
4ª - 0.71:1 (142 km/h)
Diferencial - 3,55:1

ABS tri-canal, discos ventilados nas quatro rodas.
18" x 9.5 "
Goodyear™ Eagle F1-GS™, 295/45ZR-18

5283 mm
2009 mm
1801 mm
3043 mm
2120 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário