BMW X5 | |
Estratégias à parte, o X5 é mais um Sport Utility de uma categoria que vem crescendo e que atualmente conta com concorrentes como Mercedes ML, Lexus RX300 300 e o mais recente Volvo XC90. Mais do que mais um Off Road, esta nova categoria de veículos propõe utilitários capazes de proporcionar quase todas as possibilidades de um todo terreno, sem abrir mão do luxo e elegância que estas tradicionais e elegants marcas propiciam. A BMW aderiu às tendências da moda e concebeu um veículo que consegue conjugar conforto e características de uma Station Wagon familiar de luxo com a versatilidade e robustez de um 4x4. Para universalizar este conceito, registrou a sigla SAV (Sport Activity Vehicle), na verdade apenas um sinônimo para os já conhecidos utilitários esportivos. O resultado entretanto, foi estremamente satisfatório ao se produzir um dos mais bonitos "jipes" do mercado, cujas linhas estão perfeitamente adequadas ao padrão de design da Série 3. Atrás, destaque para a prática quinta porta, que abre em duas partes, facilitando o acesso à bagagem. O "toque" esportivo do conjunto é garantido pelas rodas de 18 polegadas ou 19 polegadas na versão mais "brava" e pelo spoiler localizado na tampa no porta-malas. Apesar das quase duas toneladas de peso, o X5 é ágil e responde com prontidão a todas as situações, em qualquer das duas motorizações em que está disponível. Os responsáveis pelo desempenho digno de qualquer carro de passeio "convencional" da marca vem primeiro de um motor mais "manso" de 6 cilindros em linha e que desenvolve já suficientes 231 cavalos de potência. Na versão mais "nervosa" um mais poderoso 8 cilindros em "V", que gera 286 cavalos e 44,9 kgfm a 3600 rpm. Em alguns países europeus e nos EUA a versão de 8 cilindros desenvolve 347 cavalos! Mesmo não estando disponível ao mercado nacional esta versão mais forte e em qualquer que seja a motorização a equipar o X5, o desempenho é digno dos melhores BMW, principalmente em se tratando de um utilitário de uso misto. Na versão 6 cilindros bastam 10,5 segundos para se atingir os 100 km/h e 7,5 na versão oito cilindros. A velocidade máxima em qualquer dos casos é de 207 km/h limitados eletronicamente, recurso dispensado na versão Sport que atinge 230 km/h. As elevadas performances são ajudadas pela excepcional transmissão automática de cinco velocidades (idêntica à do 740), que pode ser selecionada de forma manual através de um comando tipo Steptronic. | |
O comportamento em estrada é igualmente surpreendente, fruto da evoluída suspensão independente nas quatro rodas (triângulos na frente, como no Série 5 e atrás, o sistema multilink oriundo do Série 7, e de uma distribuição de pesos muito próxima do ideal, que evita ao máximo o tradicional rolamento desta classe de veículos que tem o centro de gravidade elevado. Vale salientar ainda que a altura ao solo mantém-se constante através de um sistema pneumático A transmissão integral permanente conta, entre outros avanços, com um sistema electrônico que bloqueia o diferencial, travando a roda ou as rodas que perdem aderência, ao mesmo tempo que disponibiliza maior potência para as outras rodas. Mas não são apenas o conforto e o desempenho os pontos fortes do X5, que tem na segurança outro ponto alto: São um total de 10 airbags entre frontais, laterais e exclusivos para a cabeça em caso de colisões laterais, bem como o conhecido sistema de segurança integrado FIRST. Bancos anatômicos dianteiros com 3 memórias, teclas multi-funções, controle de distância para estacionamento (PDC), faróis de neblina e Xenon, sistema anti-furto com controle remoto por ondas de rádio, sensor de chuva, ar condicionado automático e traseiro digital, teto solar eletrico em cristal, são alguns dos equipamentos que completam e fazem do X5 um ”must” neste domínio, aliás como qualquer outro BMW. Os dados a seguir são referentes ao BMW X5 2002 |
Motor: Cilindrada: Tx Compressão: Potência: Potência específica: Torque: Aceleração: Vel. Máxima: Câmbio: Peso: Peso / Potência: Comprimento: Largura: Altura: | 3.0 litros, dianteiro, 6 cilindros em linha, gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial. 2979 cm³ 10,2:1 231 cv @ 5900 rpm 77,0 cv/litro 30,6 kgfm @ 3500rpm (0-100 km/h) 10,5 s 207 km/h (limitada) Automático de 5 velocidades, Steptronic. 2015 kg 8,72 kg/cv 1872 mm 1715 mm | 4.4 litros, dianteiro, 8 cilindros em "V", gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial. 4398 cm³ 10,0:1 286 cv @ 5400 rpm 65,0 cv/litro 44,9 kgfm @ 3600rpm (0-100 km/h) 7,5 s 207 km/h (limitada) 230 km/h (Sport) Automático de 5 velocidades, Steptronic. 2170 kg 7,59 kg/cv 1872 mm 1707 mm |
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