No comparativo, as duas picapes médias mais vendidas do Brasil, a Chevrolet S10, que ostenta o título de picape média mais vendida do Brasil nos último 16 anos e a Hilux, que inaugurou o seguimento das superpicapes médias, em 2005, e desde então, só perde para a S10, que aderiu ao seguimento das superpicapes em 2012, e depois disso, registrou recorde histórico de vendas. Neste comparativo, as versões top de linha, com motor turbodiesel, transmissão automática e tração 4×4.
A Toyota Hilux chegou ao Brasil no começo dos anos 90 e pouco tempo depois, se tornou um sucesso de vendas. A Hilux permanecendo com o mesmo visual, até 2001, quando passou por um facelift. Em 2005, a Toyota revolucionou o mercado de picapes médias, sendo a única a oferecer uma picape bem maior que as concorrentes. Em 2008, a Toyota apresentou a versão 2009 da Hilux, com algumas alterações, principalmente na frente, pois ganhou nova grade. Em 2011, a Hilux recebeu mais um facelift, desta vez maior, pois ganhou novos faróis, grade dianteira, para-choques e lanternas traseiras.A Chevrolet S10 foi lançada em 1995, na época era a única picape média fabricada na Brasil, já em 1996, passou a ser a picape média mais vendida do Brasil. Quando foi lançada, tinha cabine simples e motor 2.2 a gasolina com injeção singlepoint e duas opções de acabamento: std e DeLuxe. Ainda em 1995, como modelo 1996, a Chevrolet lançou a versão cabine estendida. Em 1996, a GM lança a versão a diesel, com motor Maxion 2.5 turbodiesel, com 95 cv de potência. No mesmo ano, surge a versão cabine dupla. Em 1997, surge a versão a gasolina 4.3 V6, com 180 cv de potência, apenas na versão top de linha, DeLuxe. Em 1998, surge a versão 4×4, como opção para a S10 2.5 turbodiesel. Ainda em 1998 (como modelo 1999), a GM faz um facelift, mudando o para-choques dianteiro, faróis e lanternas da S10 e da Blazer. A versão cabine estendida é descontinuada. Em 2000 chega a versão Executive da S10, com os mesmos equipamentos da Blazer Executive e motor V6 4.3. O motor Maxion 2.5 turbodiesel é substituído pelo MWM 2.8 turbodiesel de 132 cv. Ainda em 2000 (como modelo 2001), a GM fez o seu maior facelift na linha S10/Blazer até então, com para-choques, grade dianteira, faróis e lanternas totalmente renovados. O interior permaneceu intacto. Junto com a nova geração, veio o novo motor 2.4 MPFI a gasolina. A motorização V6 4.3 de 180 cv foi descontinuada. Em 2002, surge a versão Executive, mas desta vez com motor MWM 2.8 turbodiesel, com 132 cv. em 2005, o motor 2.8 Turbodiesel ganhou gerenciamento eletrônico, três válvulas por cilindro e injeção por duto único (common-rail), passando de 132 cv para 140 cv. Em 2007 o motor 2.4 a gasolina passou a ser flex. Em fevereiro de 2012, surge a nova geração (atual), totalmente reestilizada, com motor 2.8 turbodiesel de 180 cv e opção de câmbio automático de seis marchas. Em 2013, o motor 2.8 turbodiesel sofreu algumas alterações, e passou a gerar 200 cv de potência e 51,0 kgfm de torque.
A S10 LTZ 2.8 vem equipada de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de entretenimento MyLynk com tela de 7 polegadas, GPS, leitor de CD, DVD, leitor de áudio e vídeo por USB, conectividade Bluetooth e controles do volante para atender chamadas e controlar áudio, bancos revestidos em couro e couro sintético na cor Dark Ash Grey, computador de bordo no painel de instrumentos com autonomia, velocidade média, odômetro parcial, temperatura externa, cronômetro, consumo médio, consumo total em litros e indicador de faixa de aceleração para melhor consumo (econômetro), piloto automático, regulagem elétrica dos faróis, rodas de liga leve aro 17, airbag duplo frontal, controle de tração (“TCS – Traction Control System”), com indicador no painel de instrumentos, controle eletrônico de estabilidade (“ESP – Electronic Stability Program”) com indicador no painel de instrumentos, entre outros.
Entre os opcionais, a S10 LTZ 2.8 oferece câmera de ré com imagens na telal, sensor de estacionamento dianteiro, telas de DVD nos encostos de cabeça, trava anti-furto para as rodas, trava anti-furto para o estepe, protetor de caçamba, santo antônio, rack de teto, protetor de para-choques, entre outros.
A Hilux vem equipada de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6.1 polegadas, GPS integrado, rádio CD player, MP3, DVD, TV digital, entradas ASB, AUX, iPod e iPhone, conectividade Bluetooth com microfone no console de teto, câmera de ré com visualização na tela, revestimento dos bancos em couro e couro sintético, computador de bordo com 7 funções: (temperatura externa, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível, velocidade média do veículo, tempo de condução, autonomia, bússola), piloto automático, regulagem elétrica dos faróis, rodas de liga leve aro 17, airbag duplo frontal, Controle Eletrônico de tração (TRC), Controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC), tampa traseira com chave, entre outros. A Hilux SRV top não tem opcionais.
A Chevrolet S10 LTZ 2.8 CDTI é equipada com o motor quatro cilindros, 2.8 turbodiesel com 200 cv de potência a 3.600 rpm e 51,0 kgfm de torque a 2.000 rpm, acoplado a transmissão automática de seis velocidades.
Já a Toyota Hilux SRV 3.0 vem equipada com o motor 3.0 D4D turbodiesel, com 171 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 36,7 kgfm de torque a 1.400 rpm. A Hilux fica devendo um pouco em torque em relação a S10, porém, a picape da Toyota é mais leve e mais econômica na cidade que a S10.
A linha 2014 da Hilux SRV top ganhou controles de tração e estabilidade e câmera de ré como itens de série, isso fez com que as vendas da picape disparassem. A S10 oferece câmera de ré, mas apenas como opcional na versão top de linha. O design da Hilux está um pouco ultrapassado, mas a picape ainda é considerada como uma das mais bonitas a venda no Brasil.
Veredito
A Chevrolet venceu o comparativo por ter melhor conjunto mecânico, design mais atual e ter preço inicial menor. A S10 LTZ 2.8 4×4 A/T tem preço inicial de R$142.390, quase R$8 mil a menos que a Hilux SRV 3.0 4×4 A/T. A Hilux custa mais caro, mas é mais bem equipada de série, traz itens como a câmera de ré, que é opcional na S10. A Hilux é mais econômica que a S10 na cidade, só que perde em desempenho. Os 29 cv de potência a mais da S10 fazem diferença no desempenho. A S10 ganhou este comparativo, mas isso não quer dizer que a Hilux seja um mal negócio, pelo contrário, a picape japonesa, mesmo com design ultrapassado é muito bonita, não é atoa que é a segunda picape mais vendida, deixando as recém-lançadas Ford Ranger e Volkswagen Amarok comendo muita poeira. No mês de março, a Hilux se aproximou muito da S10 no ranking de vendas, separadas por menos de 300 unidades. A Hilux deve passar por uma reestilização em 2016.A S10 LTZ 2.8 vem equipada de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de entretenimento MyLynk com tela de 7 polegadas, GPS, leitor de CD, DVD, leitor de áudio e vídeo por USB, conectividade Bluetooth e controles do volante para atender chamadas e controlar áudio, bancos revestidos em couro e couro sintético na cor Dark Ash Grey, computador de bordo no painel de instrumentos com autonomia, velocidade média, odômetro parcial, temperatura externa, cronômetro, consumo médio, consumo total em litros e indicador de faixa de aceleração para melhor consumo (econômetro), piloto automático, regulagem elétrica dos faróis, rodas de liga leve aro 17, airbag duplo frontal, controle de tração (“TCS – Traction Control System”), com indicador no painel de instrumentos, controle eletrônico de estabilidade (“ESP – Electronic Stability Program”) com indicador no painel de instrumentos, entre outros.
Entre os opcionais, a S10 LTZ 2.8 oferece câmera de ré com imagens na telal, sensor de estacionamento dianteiro, telas de DVD nos encostos de cabeça, trava anti-furto para as rodas, trava anti-furto para o estepe, protetor de caçamba, santo antônio, rack de teto, protetor de para-choques, entre outros.
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A Hilux vem equipada de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6.1 polegadas, GPS integrado, rádio CD player, MP3, DVD, TV digital, entradas ASB, AUX, iPod e iPhone, conectividade Bluetooth com microfone no console de teto, câmera de ré com visualização na tela, revestimento dos bancos em couro e couro sintético, computador de bordo com 7 funções: (temperatura externa, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível, velocidade média do veículo, tempo de condução, autonomia, bússola), piloto automático, regulagem elétrica dos faróis, rodas de liga leve aro 17, airbag duplo frontal, Controle Eletrônico de tração (TRC), Controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC), tampa traseira com chave, entre outros. A Hilux SRV top não tem opcionais.
A Chevrolet S10 LTZ 2.8 CDTI é equipada com o motor quatro cilindros, 2.8 turbodiesel com 200 cv de potência a 3.600 rpm e 51,0 kgfm de torque a 2.000 rpm, acoplado a transmissão automática de seis velocidades.
Já a Toyota Hilux SRV 3.0 vem equipada com o motor 3.0 D4D turbodiesel, com 171 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 36,7 kgfm de torque a 1.400 rpm. A Hilux fica devendo um pouco em torque em relação a S10, porém, a picape da Toyota é mais leve e mais econômica na cidade que a S10.
A linha 2014 da Hilux SRV top ganhou controles de tração e estabilidade e câmera de ré como itens de série, isso fez com que as vendas da picape disparassem. A S10 oferece câmera de ré, mas apenas como opcional na versão top de linha. O design da Hilux está um pouco ultrapassado, mas a picape ainda é considerada como uma das mais bonitas a venda no Brasil.
Galeria de imagens da Chevrolet S10 LTZ 2.8 CDTI
Galeria de imagens da Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel 4×4
S10 LTZ 2.8 CTDI 4x4 A/T | Hilux SRV 3.0 D4D 4x4 A/T | |
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Motor | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.8 CTDI, 16 válvulas | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 3.0 turbodiesel, 16 válvulas |
Alimentação | Injeção direta e eletônica de combustível (tipo Common Rail) | Injeção direta e eletrônica de combustível (tipo Common Rail) |
Potência | 200 cv @ 3.600 rpm | 171 cv @ 3.600 rpm |
Torque | 51,0 kgfm @ 2.000 rpm | 36,7 kgfm @ 1.400 rpm |
Transmissão | Câmbio: Automático de seis velocidades com Active Select Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida | Câmbio: Automático de cinco marchas Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida |
Direção | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | Dianteiros: A discos ventilados Traseiros: A tambor ABS nas 4 rodas | Dianteiros: A discos ventilados Traseiros: A tambor ABS nas 4 rodas |
Suspensão | Dianteira: Independente, braços sobrepostos Traseira: Eixo rígido | Dianteira: Independente, braços sobrepostos Traseira: Eixo rígido |
Rodas e pneus | Rodas: De liga leve, aro 17 Pneus: 265/65 R 17 | Rodas: De liga leve, aro 17 Pneus: 255/65 R 17 |
Dimensões e capacidades | Comprimento: 5,34 m Largura: 1,88 m Altura: 1,82 m Entre-eixos: 3,09 m Peso: 2.061 kg Capacidade de carga: 1.039 kg Caçamba: 1.061 l Tanque: 76 l | Comprimento: 5,26 m Largura: 1,83 m Altura: 1,86 m Entre-eixos: 3,08 m Peso: 1.935 kg Capacidade de carga: 1.000 kg Caçamba: 1.000 l Tanque: 80 l |
Desempenho | Velocidade máxima: 180 km/h Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,3 segundos | Velocidade máxima: 180 km/h Aceleração: 0 a 100 km/h em 11,8 segundos |
Consumo | Urbano: 8,7 km/l Rodoviário: 11,3 km/l | Urbano: 9,5 km/l Rodoviário: 11,2 km/l |
Garantia | 3 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem para uso particular e 3 anos ou 100 mil quilômetros para uso comercial, ou o que vencer primeiro |
Preço | R$ 142.390,00 | R$150.830,00 |
Chevrolet S10 LTZ 2.8 CDTI 4x4 A/T | Toyota Hilux SRV 3.0 D4D 4x4 A/T | |
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Total | 11 | 7 |
Acabamento | 1 | 0 |
Conforto | 1 | 1 |
Espaço interno | 1 | 1 |
Caçamba | 1 | 0 |
Equipamentos de série | 0 | 1 |
Dirigibilidade | 1 | 1 |
Segurança | 1 | 1 |
Consumo de combustível | 0 | 1 |
Desempenho | 1 | 0 |
Preço | 1 | 0 |
Design | 1 | 0 |
Custo-benefício | 1 | 0 |
Pós-venda | 1 | 1 |
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