domingo, 3 de maio de 2015

Mitsubishi Pajero Full

Mitsubishi Pajero Full
Cada vez mais os fabricantes de automóveis usam as competições automobilísticas para se projetar mundialmente e comprovar na prática a eficácia das tecnologias que desenvolvem para seus carros. Seja na Fórmula 1, no Campeonato Mundial de Rally (WRC), no campeonato de Gran Turismo, ou como no caso o Arras-Madrid-Dakar (Paris-Dakar), maior prova de Raaly disputada no mundo.

Este ano mais uma vez a história se repetiu e um veículo Mitsubishi levou a prova. Primeiro lugar para o Pajero pilotado pelo japonês Hiroshi Masuoka, em segundo outro Pajero da alemã Jutta Kleinschmidt, que havia vencido a prova do ano passado. Para completar, mais dois Pajeros em terceiro e quarto, pilotados pelo também japonês Kenjiro Shinozuka e o francês Jean-Pierre Fontenay, respectivamente.

Justamente para honrar os excelentes resultados obtidos pela montadora, que apresentamos esta matéria abordando o Pajero Full, que é o veículo que serve aos competidores do rally, obviamente com algumas adaptações em relação ao veículo que circula nas ruas.

Criado em 1982 no Japão e, portanto vinte anos após seu debut, o Pajero passou recentemente por uma reformulação estética e também recebeu um novo pacote de componentes que o tornaram ainda melhor. Basicamente, a linha Pajero no Brasil conta com três modelos que diferem em carrocerias, motorização, acessórios e acabamentos: Pajero Full (esta matéria), Sport e iO. No caso da versão Full, há duas opções de cabine e de tamanho - 3 e 5 portas.

Para mover o Pajero Full, há duas opções de motorização, que por sinal são as opções mais fortes da linha. A primeira é um poderoso motor diesel, V6 de 24 válvulas e 3.0 litros de capacidade cúbica, que responde por 181 cavalos de potência. A segunda opção é um motor a gasolina, também 6 cilindros em "V" e 24 vávulas, como a versão diesel, porém de 3.5 litros e que desenvolve bons 202 cavalos de potência.

O veículo é equipado com a nova transmissão 4WD-II, com mudança eletrônica do modo 4X2 para 4X4, podendo ser feita em movimento até a velocidade de 100 km/h. A distribuição do torque é feita entre o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 1/3 e 2/3 respectivamente. Esta transmissão conta também com o bloqueio do diferencial traseiro na versão 3 portas, evitando que as rodas girem em falso.

Um novo câmbio para a versão a gasolina, designado INVECS-II5AT (Intelligent & Inovative Vehicle Eletronic Control System II) com adição da 5ª marcha em relação ao anterior e o modo esportivo de condução (Sports Mode). Ao contrário dos câmbios automáticos convencionais, este é capaz de "identificar" a forma de dirigir do motorista e permitir que as marchas sejam levadas ao extremo ou então uma condução mais suave. No Sports Mode as trocas são feitas pelo motoristas, através de um toque simples na alavanca de câmbio sem que seja necessário tirar-se o pé do acelerador. A marcha que esta sendo utilizada no momento aparece indicada no conta-giros através de leds.

A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo a traseira Multilink e a dianteira com braços triangulares duplos, barra estabilizadora e molas helicoidais.

Para garantir um sistema de freios modernos eficiente o Mitsubishi Pajero recebeu um sistema de freios melhorado, chamado ABS Multi-Mode, dotado de EBD (Eletronic Brakeforce Distribution) e um novo sistema hidráulico batizado de HBB (Hydraulic Brake Booster), que propicia respostas mais rápidas.
Cada uma das quatro rodas recebe discos ventilados, sendo o ABS com quatro canais independentes (um para cada roda) conferindo mais precisão, principalmente graças ao EBD, que interligado ao computador do ABS, pode transferir a força de frenagem adequada a cada roda dependendo da velocidade de cada uma e das condições de dirigibilidade do veículo.

A segurança estrutural do veículo, bem como a rigidez torsional necessária ao bom desempenho e dirigibilidade no On/Off Road, foi conseguido através do novo chassis monobloco integrado, que segundo o fabricante é 3 vezes mais rígido que o anterior. O assoalho do carro também recebeu um modificação dimensional de forma a ficar 50 mm mais baixo, facilitando o acesso ao interior do veículo, sem no entanto prejudicar a distância livre do solo, que foi até mesmo aumentada, graças a alterações nos eixos, ganhando 20 mm em relação a versão anterior (3 portas).

Internamente, o Pajero é confortável e versátil, dotado de excelente acabamento perceptível em questões como revestimento em couro nos bancos de todos os modelos. Há três fileiras de bancos, sendo que a primeira e a segunda podem ter seus encostos reclináveis em 100%. A segunda fileira é bipartida na relação 60:40 e pode ser dobrada a fim de se conseguir mais espaço internamente. A terceira fileira (na versão 5 portas) pode ser dobrada ou retirada de acordo com a necessidade.

Não bastassem os aspectos de conforto e versatilidade, o painel completo recebeu o MFD (Multi Function Display), que nada mais é do que um computador de bordo com tela em cristal líquido colorido que indica desde dados do carro como a última troca de óleo, passando por relógio digital, indicador de temperatura externa, velocidade de cada uma das rodas, bússola eletrônica, altímetro, barômetro, entre outros.


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Os dados a seguir são referentes ao Mitsubishi Pajero 2002
Motor:

Cilindrada:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Câmbio:

Diesel 3.0 litros, 6 cilindros em "V", 24 válvulas SOHC, injeção ECI-Multi.
2972 cm³
181 cv @ 5500 rpm
60,3 cv/litro
26,0 kgfm @ 4500rpm
Automático de 4 velocidades, INVECS II 4AT.
Gasolina 3.5 litros, 6 cilindros em "V", 24 válvulas SOHC, injeção ECI-Multi
3497 cm³
202 cv @ 5000 rpm
57,7 cv/litro
31,5 kgfm @ 3500rpm
Automático de 5 velocidades, INVECS II 5 AT/S
Carroceria:
Peso:
Carga:
Peso / Potência:
Jipe 5 portas, chassis monobloco, 7 ocupantes
2000 kg
650 kg
11,05 kg/cv
Jipe 3 portas, chassis monobloco, 5 ocupantes
1910 kg
600 kg
9,45 kg/cv
Suspensão:




Freios:



Rodas:
Pneus:
Dianteira: Independente, Braços triangulares duplos c/ barra estab. molas helicoidais.
Traseira: Independente, Multi-Link c/ barra estab. e molas helicoidais
A disco nas quatros rodas, assistência hidráulica (HBB), Multi-Mode ABS de quatro canais e Eletronic Brakeforce Distribution (EBD).
Liga leve 16x7,0" JJ
Yokohama Geolandar G 039 - 265/70 R16
Dianteira: Independente, Braços triangulares duplos c/ barra estab. molas helicoidais.
Traseira: Independente, Multi-Link c/ barra estab. e molas helicoidais
A disco ventilado nas quatros rodas, assistência hidráulica (HBB), Multi-Mode ABS de quatro canais e Eletronic Brakeforce Distribution (EBD).
Liga leve 16x7,0" JJ
Yokohama Geolandar G 039 - 265/70 R16
Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:
Rampa Máx.:

4795 mm
1875 mm
1855 mm
2780 mm
42,0º
33.5º
35º

4280 mm
1875 mm
1845 mm
2545 mm
42,0º
33.5º
35,0º

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