domingo, 3 de maio de 2015

Nissan Pathfinder

Nissan Pathfinder
Desenvolvido pela Nissan para utilização tanto no uso urbano como no Off Road, o Pathfinder demonstra um desempenho bastante satisfatório em ambos os terrenos, principalmente agora que vem equipado com um novo motor mais potente, da mesma forma como já vinha sendo comercializado no mercado norte americano.

A reestilização das linhas sofrida em 2000, foi o primeiro passo no sentido de colocá-lo em um patamar mais próximo à concorrência. O redesenho parcial de suas linhas, produziu um capô e grade inéditos, faróis com refletor de multiparábolas, faroletes de neblina no pára-choque dianteiro, pisca-piscas das lanternas posteriores com lente branca do tipo cristal e tampa traseira reestilizada. As rodas esportivas de alumínio agora têm 7 x 16 polegadas, enquanto o bagageiro e o defletor de ar traseiro passam a ser itens normais de produção.

Internamente, o Pathfinder oferece de série equipamentos como ar-condicionado automático, teto solar elétrico, airbags frontais e laterais (localizados nos encostos dos bancos dianteiros), estofamento e volante forrados de couro, comando remoto de abertura das portas, console no teto com bússola eletrônica digital, controlador de velocidade com teclas no volante e duas antenas – uma telescópica elétrica e outra embutida no pára-brisa.

A ergonomia, todavia não é um dos pontos altos do veículo que apesar das grandes dimensões, tem no aproveitamento do espaço interno um dos seus problemas. O inadequado dimensionamento do apoio de braço entre os bancos dianteiros faz com que o cotovelo do condutor se choque com ele ao esterçar para a direita, exigindo manter-se a tampa aberta para aumentar o espaço. O volante de direção possui apenas regulagem de profundidade, outro aspecto que compormete encontrar uma posição adequada ao volante. O ponto positivo é a possibilidade de inclinação do encosto traseiro em até sete posições.

O conforto acústico, entretanto, é bastante adequado e pouco ruído mecânico consegue invadir o interior. Isso é também conseqüência do tipo de construção do monobloco usado ao contrário da maioria dos seus copncorretes, que ainda utiliza um chassi assentado sobre longarinas. No Pathfinder o monoframe recebe as longarinas formando uma única estrutura bem mais rígida, que proporciona um nível de rigidez torsional bem elevado. Segundo a Nissan, o Pathfinder SE teve um aumento de resistência à torção em 2,9 vezes e acréscimo de 2,3 vezes na resistência à flexão, o que são aspectos importantíssimos em um veículo desta categoria.

O rodar do Pathfinder em trânsito urbano é relativamente superior ao de outros utilitários esportivos, embora seja mais dura que muitos concorrentes, resultado do sistema de suspensão desenvolvido para ser mais robusto e adequado a terrenos mais acidentados. Por outro lado, a boa altura livre de 21 centímetros em relação ao solo permite transpor com facilidade as infindáveis lombadas e valetas. A suspensão traseira foi alterada em relação ao modelo anterior, com mudança na fixação dos amortecedores e o aumento das bitolas dianteira e traseira, fazendo crescer a estabilidade.

O antigo motor V6 de 3,3 litros, deu lugar ao novo V6 de 3,5 litros e sistema de controle de abertura válvulas variável, subindo dos antigos 170 cv a 4.800 rpm para os atuais excelentes 243 cv a 6000 rpm, praticamente igualando-se a versão americana. e um torque de 36,7 kgfm a 3200 giros, com a vantagem de 90% dele já estar disponível a partir de 1500 rpm. A transmissão por sistema Shift On The Fly do Pathfinder permite o engate da tração 4x4 com o veículo em movimento e velocidade até 80 km/h. O diferencial com acoplamento viscoso, reduz a diferença de velocidade entre as rodas traseiras, ao regular a potência que cada roda recebe. Isso melhora tração e estabilidade, principalmente em trechos com curvas fechadas ou superfícies lisas.

Os ângulos de ataque e de saída de 33 e 28 graus respectivamente, assim como a altura em relação ao solo, não são ruins e permitem transpor algumas situações não tão radicais, mas terrenos mais acidentados e aclives demasiadamente abruptos exigem um verdadeiro Off Road.

Os dados a seguir são referentes ao Pathfinder 2002.
Motor:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:
3.5 litros, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em "V", injeção eletrônica multiponto.
3500 cm³
243 cv @ 6000 rpm
69,4 cv/litro
36,7 kgfm @ 3200rpm
N/D
N/D
Automático de 4 velocidades. Tração integral temporária, reduzida.
Carroceria:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:
Monobloco com longarinas
2250 kg
1860 kg
7,65 kg/cv
Freios:

Rodas:
Pneus:

Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, com assistência ABS.
7J X 16"
P 255/65 R16
Direção:
Hidráulica, pinhão e cremalheira.
Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:

4640 mm
1820 mm
1730 mm
2700 mm
33º
28º

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