domingo, 3 de maio de 2015

Honda CRV 2002

Honda CRV 2002
A Honda como sempre, caracterizou-se por estar na vanguarda no quesito novidade/tecnologia. Depois de tudo que já se ouviu falar sobre tração nas quatro rodas, agora é a vez da Honda mostrar ao mundo do que ela é capaz. O modelo 2002 do CRV - apresentado oficialmente em Outubro de 2001 no Tokyo Motor Show - recebeu várias mudanças em relação ao modelo anterior que datava de 1995.

Logo a primeira vista já é possível identificar o que este SUV apresenta de novo, já que saltam aos olhos as modificações. Foram introduzidas algumas mudanças no visual, como o enorme conjunto ótico, a grade com contorno cromado e o remodelado conjunto de pára-choques, cujo desenho imita um quebra-mato, além de poder vir pintado na mesma cor do carro. Chama também a atenção a lanterna traseira, agora localizada na coluna traseira, descendo do teto ao pára-choque traseiro. Outra grande novidade que vai facilitar muito a retirada de objetos do porta-malas, é o vidro traseiro basculante, que é comandado por um botão na porta do motorista.

Outro detalhe evidente fica por conta das dimensões externas, que foram ampliadas mais no sentido de proporcionar melhores condições no interior do veículo, bem como mais espaço para bagagens. O aumento dimensional veio no comprimento e na largura, mantendo-se inalterados o entre-eixos e a altura, o que certamente acabou por influenciar não apenas a aparência do CRV, como também a dirigibilidade e as condições de transposição de obstáculos em condução off road, já que os ângulos de ataque e saída agora são mais reduzidos.

O acabamento interno de forma geral é muito bom, inclusive do painel, porém algumas soluções poderiam ser melhores aproveitadas como o caso da alavanca do cambio automático que está numa posição no mínimo um pouco estranha. É comum o motorista esbarrar nela quando for mudar a estação do rádio, podendo passar de D (Drive) para N (Neutro). Os controles de ventilação e do ar-condicionado vieram do Civic, são bem modernos e de fácil manuseio. No interior há boa oferta de porta-objetos e uma mesinha dobrável entre os bancos dianteiros. O porta-malas do CRV, comporta bem a bagagem de cinco (5) adultos ou as bugigangas da criançada.

Em termos da nova motorização que equipa o CRV, mais benefícios para o usuário deste sport utility, com a substituição do antigo 2.0 litros, que foi aposentado, dando lugar a um potente 2.4 litros 16V i-VTec de 156 cavalos, com controle eletrônico de sincronização e abertura variável das válvulas. Traduzindo isto em termos de vantagens no desempenho, significa que em baixas rotações o torque é aumentado para melhorar a condução e o consumo de combustível. Já em altas rotações, o VTec aumenta o levantamento e o tempo de abertura das válvulas, fazendo o motor “encher” mais e ganhar potência privilegiando a aceleração e a retomada de velocidade.

Vamos agora ao que realmente interessa, a tração 4X4 chamada pela Honda de Real Time (tempo real). Ela funciona da seguinte maneira, não há botões para o acionamento da tração e também não há uma segunda alavanca de câmbio para o acionamento. Na verdade o acionamento é feito de modo automático, ou seja, somente quando o veículo realmente precisar. Por exemplo, quando as rodas dianteiras perderem a aderência, uma bomba hidráulica aciona uma embreagem de discos múltiplos, transmitindo torque para as rodas traseiras. Se não houver perda de aderência a tração fica sempre nas rodas dianteiras.

O sistema funciona com duas bombas hidráulicas, uma para o diferencial dianteiro eu outra para o diferencial traseiro. As bombas trabalham sem diferença de pressão quando a tração está apenas nas rodas dianteiras, mas se houver diferença de pressão aí é acionada a embreagem de disco múltiplo e assim transferindo torque para as rodas traseiras. Um sistema bem interessante, no qual você não precisa reduzir a velocidade do carro para acionar a tração, nem tampouco acionar qualquer botão no painel.

Com certeza um carro com grande avanço tecnológico e com um desing bem inovador, a um preço atraente por se tratar de um veículo 4X4, com câmbio automático, ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e padrão Honda de qualidade!

Os dados a seguir são referentes ao Honda CRV 2002.
Motor:

Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:

Carroceria:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:

Freios:

Rodas:
Pneus:


Direção:
Suspensão:

Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
i-VTec, 2.4 litros, dianteiro, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote em alumínio DOHC 16 válvulas, injeção eletrônica multiponto (PGM-FI).
2354 cm³
9,6:1
156 cv @ 6 000 rpm
65,0 cv/litro
22,0 kgfm @ 3 600rpm
N/D
N/D
Automático de 4 velocidades. Tração integral temporária.

Monobloco.
680 kg
1510 kg
9,68 kg/cv

Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e sólido nas rodas traseiras, com assistência ABS.
6JJ X 15"
P 205/70 R15 96T

Hidráulica, pinhão e cremalheira.
McPherson à frente e Double Wishbone atrás


4535 mm
1780 mm
1675 mm
2620 mm

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