domingo, 3 de maio de 2015

Jeep Liberty

Jeep Liberty
Justiça seja feita, o Jeep Cherokee foi o Sport Utility mais vendido desde 1984. O seu sucesso motivou o aparecimento de uma legião de concorrentes. Depois de algumas reestilizações o "velho" Jeep entrega o bastão para o novo Liberty.

Apesar da montadora situá-lo como sendo um veículo intermediário entre a Grand Cherokee e o Wrangler, a verdade é que pelas características do novo modelo ele deve "roubar" uma parcela dos consumidores do Cherokee.

Com muitas inovações tecnológicas, e a herança genética de 60 anos da Jeep construindo off roads, o Liberty chega com muitas referências. Em princípio, ele parece mais urbano que seu antecessor, já que apresenta duas qualidades típicas dos carros da cidade: conforto e a economia de combustível. Na verdade, atualmente estes são quesitos indispensáveis para qualquer categoria de veículo.

A estrutura monobloco confeccionada em liga de aço e as novas suspensões indicam que a marca quis torná-lo bem mais agradável ao trânsito urbano. É bom lembrar que a fábrica disponibilizará uma versão para quem goste de aventuras, que inclui proteção especial a suspensão na parte inferior, diferencial Trak-lok e ajuste automático da suspensão de acordo com a carga e o terreno.

Por fora grandes mudanças estéticas em que nada lembram o "velho" Jeep, como frente curta e a traseira alta. Segundo o fabricante, o Liberty é síntese de dois carros conceitos: o Dakar, um quatro portas apresentado em 1997, e o Jeepster, equipado com um motor V8 e mais apropriado para trilhas, apresentado em Detroit em 1998.

O interior é inteiramente novo, dotado de painel com aplicações em alumínio, seguindo as tendências modernas, intrumentos de fundo em branco, para dar um ar mais esportivo, controles de várias funções no volante, bancos em couro e um bom espaço interno capaz de acomodar perfeitamente bem 5 acupantes.

O novo modelo oferecerá duas opções de motorização, entre elas, um V6, de 3.7 litros de 210 cv, derivado do V8 do Grand Cherokee e a segunda versão é um quatro cilindros de 2.4 litros e 150 cv. Há opções de câmbio mecânico de 5 velocidades e uma automática de 4 velocidades (mas que na verdade tem 5 velocidades) com o nome de "Multispeed", capaz de alterar a relação da segunda marcha de acordo com a capacidade de carga e as condições do terreno. Disponível em tração 4x2 e 4x4, sendo possível fazer a mudança para tração integral até uma velocidade de 100 km/h.

O preço do Liberty dependendo dos opcionais e da versão, podem variar de U$17.000,00 a U$23.500,00 no mercado Americano. No Brasil o Liberty deve chegar no primeiro trimestre de 2002 e seu preço ainda não foi divulgado pelo fabricante.


Papéis de Parede - 800x600

Os dados a seguir são referentes ao Jeep Liberty 2002
Motor:


Cilindrada:
Tx Compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Câmbio:

1ª:
2ª:
2ª Alt.:
3ª:
4ª:
5ª:
Ré:
Diferencial:
Redução:
Power Tech I4, 2,4 litros, dianteiro, 4 cilindros em linha, gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial.
2429 cm³
9,5:1
150 cv a 5200 rpm
62,5 cv/litro
22,8 kgfm a 4000rpm
Mecânico de 5 velocidades, assistência hidráulica.
3,85:1
2,25:1

1,48:1
1,00:1
0,80:1
3,52:1
4,10:1
2,72:1
Power Tech V6, 3,7 litros, dianteiro, 6 cilindros em "V", gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial.
3700 cm³
9,1:1
210 cv a 5200 rpm
56,8 cv/litro
32,5 kgfm a 4000rpm
Mecânico de 5 velocidades ou automático Multispeed
4,02:1 (Mec) / 3,00:1 (Aut)
2,32:1 (mec) / 1,67:1 (Aut)
1,50:1 (Aut)
1,40:1 (Mec) / 1,00:1 (Aut)
1,00:1 (Mec) / 0,75:1 (Aut)
0,78:1 (Mec)
3,55:1 (Mec) / 3,00:1 (Aut)
3,73:1 (Mec) / 3,73:1 (Aut)
2,72:1 (Mec) / 2,72:1 (Aut)
Carroceria:
Tanque:
Carga:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:
Jipe em liga de aço
70 litros
520 kg
500 kg
1675 kg
11,17 kg/cv
Jipe em liga de aço
70 litros
520 kg
500 kg
1749 kg
8,33 kg/cv
Freios:

A disco nas quatros rodas, assistência hidráulica, ABS de três canais e Eletronic Brakeforce Distribution (EBD).
A disco nas quatros rodas, assistência hidráulica, ABS de três canais e Eletronic Brakeforce Distribution (EBD).
Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:
Inclinação Lat.:

4430 mm
1819 mm
1800 mm
2649 mm
38.2º
32.4º
24.3º

4430 mm
1819 mm
1800 mm
2649 mm
38.2º
32.4º
24.3º

Nenhum comentário:

Postar um comentário