domingo, 3 de maio de 2015

Land Rover Defender 90





O sonho de consumo dos Off Roads
Sem sombra de dúvidas quando se pensa em Off Road, um nome não pode ser esquecido - Land Rover. Esta marca britânica ficou célebre em todo o mundo por produzir veículos Off Road que se destacam como sendo alguns dos melhores para a prática de trilhas e condução em terrenos de acidentados. Nesta matéria abordaremos paritcularmente o Land Rover Defender 90 Turbo-Diesel. A montadora conta com três classificações distintas para a linha Defender: 90, 110 e 130, que diferem entre si pela distância entre-eixos (ou Wheelbase como costumam chamar). Na verdade a única das três linhas da Defender que mede as exatas polegadas da classificação é a linha 110. Na linha Defender 90, na verdade são 92,9 polegadas (2360 mm) de entre-eixos e na 130, são 127 polegadas (3226 mm) de entre-eixos.

A Defender 90, atualmente encontra-se disponível em quatro diferentes opções de carroceria: a Pick Up, a Hard Top, Station Wagon e a County Station Wagon. Na versão Pick Up o veículo conta com uma caçamba para cargas de mais de 850 kg. A Hard Top nada mais é do que a Pick Up com uma cobertura rígida para a caçamba e vem dotada de porta trancável para maior segurança da carga. Nas versões Station Wagon e County, a traseira antes ocupada pela caçamba, agora dá lugar a quatro assentos dispostos dois a dois e posicionados frente a frente. A versão County é preparada para uso urbano contando com alguns itens para proporcioar mais conforto aos ocupantes.

A Defender 90 por ser a que conta com o menor dos entre-eixos, é a que melhor se adequa no contorno de superfícies irregulares, através de uma excelente dirigibilidade. Possui ainda ótimos ângulos de ataque e de saída (48º e 49º para as Pick ups e de 51º e 53º para as Station Wagons, respectivamente). Enfrenta ainda rampas de até 45º em subida ou descida e 30º de inclinação lateral, que pode variar em função do peso e do centro de gravidade da carga.

Atualmente três itens ganham especial destaque, favorecendo a dirigibilidade da Defender 90 em condições extremas:
  • Sistema de freios ABS quadricanal, para freadas seguras, mais rápidas e precisas mesmo em terrenos mais escorregadios
  • ETC (Eletronic Traction Control). O controle eletrônico de tração distribui a força do motor em cada roda de forma a fazer com que uma roda não gire mais rapidamente do que as demais e evitando que as rodas patinem.
  • Bloqueio mecânico de diferencial, através de travamento simultâneo das quatro rodas e distribuição homogênea da potência em cada uma delas. Combinado com o ETC, este feature assegura excelente capacidade da Defender 90 de sair de atoleiros e lamaçais.
Todas estas características aliadas a um bom e eficiente sistema de suspensão, um chassis bastante rígido e um motor com potência satisfatória, bom torque a baixas rotações, justificam porque este veículo é adorado por praticantes do Off Road em todo o mundo.
Tchesco

Os dados a seguir são referentes ao Defender 90 fabricado até maio de 2001.
Motor:
Diâmetro X curso:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:
Relação de marchas:





Diferencial:

2,5 litros, Diesel, dianteiro, 5 cilindros em linha, turbo alimentado.
N / D
2470 cm³
N / D
122 cv a 4200 rpm
48,8 cv/litro
30,0 kgfm a 1950rpm
N / D
N / D
Mecânico de 5 marchas e reduzido de 5 marchas
1ª = 3,585:1 (Pick Up) e 3,692:1 (SW)
2ª = 2,301:1 (Pick Up) e 2,132:1 (SW)
3ª = 1,507:1 (Pick Up) e 1,397:1 (SW)
4ª = 1,000:1 (Pick Up) e 1,000:1 (SW)
5ª = 0,831:1 (Pick Up) e 0,770:1 (SW)
Ré = 3,701:1 (Pick Up) e 3,429:1 (SW)
Normal: 1,411:1
Reduzida: 3,320:1
Carroceria:
Tanque:
Porta-malas:
Peso:
Peso / Potência:
Jipe, cabine em aço, 2-7 ocupantes
54,5 litros
N / D
1695 kg (Pick Up) e 1800 kg (SW)
13,89 kg/cv (Pick Up) e 14,75 kg/cv (SW)
Suspensão:


Dianteira e traseira: eixo rígido, feixe de molas e amortecedor telescópico hidráulico de dupla ação. Barra estabilizadora apenas na frente e corpo em "A" na traseira.
Freios:


ABS
Dianteiro: Disco.
Traseiro: Tambor.
Direção:
Mecânica, pinhão e cremalheira.
Rodas:
Em liga-leve ou aço-estampado, 6JK x 16"
Pneus:
7.50 x 16

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