Grand Cherokee Certamente quando se fala em Off Road, um nome rapidamente surge na mente de todo praticante e apaixonado pela modalidade, sendo para muitos quase sinônimo de veículo fora de estrada - Jeep. Não por outra razão, já que este fabricante foi responsável por escrever a história da tração nas quatro rodas, tendo fabricado comercialmente o primeiro veículo utilitário civil com tração total nas quatro rodas. Atualmente entre os veículos do lineup da montadora um, é célebre não apenas pelas qualidades mecânicas e tecnológicas de que dispõe, como também pelo luxo, design arrojado e moderno e pelo conforto e acabamento que oferece, principalmente depois de seu mais recente redesign, acabando definitivamente com o conceito de que todo veículo fora de estrada deve necessariamente ser desconfortável, barulhento e mal acabado. Lançado em 1993, o Grand Cherokee, destaca-se nesta categoria de veículos utilitários 4X4, que vêm sendo usados muitas vezes por pessoas "comuns" que não praticam o Off Road. Um dos aspectos que melhor traduz a eficiência de todo veículo todo terreno é a combinação do chassis e conjunto de suspensão. Um bom veículo desta categoria deve apresentar um chassis bastante rígido assentado em uma suspensão versátil, capaz de se acomodar às variações de terreno. O Cherrokee utiliza construção em monobloco — chapas metálicas da carroceria e elementos estruturais do monobloco soldados e ligados formando uma única peça. A suspensão dianteira é baseada em um eixo rígido com quatro braços de controle, molas helicoidais, barra estabilizadora, e amortecedores pressurizados telescópicos de dupla ação e a traseira em um eixo rígido com quatro braços de controle, molas helicoidais, barra estabilizadora, e amortecedores pressurizados telescópicos de dupla ação, conferindo ótimo comportamento ao carro. Para mover o veículo, seja em trânsito urbano, boas estradas ou terrenos bastante acidentados há três opções de motorização, sendo o mais potente o 8 cilindros em "V" de 4,7 litros e 220 cavalos de potência, a seguir o 6 cilindros em linha de 4,0 litros e 190 cavalos e ainda uma opção Turbo Diesel com Intercooler de 5 cilindros em linha e 3.1 litros, que fornece 141 cavalos e 38 kgfm de torque. Porém de nada adianta um conjunto de carroceria, suspensão e motor fortes e versáteis se a transmissão não for igualmente boa e confiável. Para isto a Jeep adotou uma nova tecnologia inteiramente mecânica eliminando os componentes eletrônicos, deixando assim o veículo menos suscetível a falhas. O sistema Quadra-Drive elimina as trocas entre sistemas de tração total e parcial, bem como a necessidade de saber como usá-los. Isso acontece porque a resposta do Quadra-Drive é instantânea (em menos tempo do que leva para piscar seu olho) quando qualquer roda perde a aderência, o torque é transferido progressiva, silenciosa e suavemente para a roda ou rodas com a melhor aderência. O Quadra-Drive tem três sistemas gerotores - um na caixa de transferências Quadra-Trac II e um em cada eixo progressivo - que usa um conjunto de bomba gerotor, pistão e embreagem para transferir o torque para a roda ou rodas com maior aderência. Em condições normais de direção, o torque do motor é transmitido através da caixa de transferências para as rodas traseiras. | |
No momento em que uma roda traseira perder tração, o Quadra-Drive pode reagir de formas diferentes. Por exemplo, o gerotor do eixo traseiro pode transferir o torque para a outra roda traseira. Se ainda assim não houver tração, o acoplamento do gerotor da caixa de transferência pode transmitir o torque para o eixo dianteiro, onde o acoplamento gerotor pode transferir praticamente 100% do torque desenvolvido pelo motor para apenas uma roda dianteira - se necessário - para manter a tração. O Grand Cherokee também inclui o sistema 4WD Quadra-Trac II® standard nos modelos Laredo e Limited. O Quadra-Trac II® é um sistema 4WD, que funciona automaticamente, quando necessário e utiliza um acoplamento gerotor na caixa de transferências. Ao encontrar terrenos de díficil acesso o Quadra-Trac II® automaticamente distribui torque, conforme necessidade, para o eixo dianteiro ajudando a manter o controle. Nenhuma intervenção do motorista é necessária no modo de série de tração 4x4. Ele inclui ainda um modo reduzido de tração 4x4 que mais do que dobra a relação de engrenagens da caixa de transferências. Internamente o veículo possui todo o conforto, acabamento e acessórios presentes nos melhores carros de passeio, como assentos em couro, computador de bordo que monitora mais de 10 funções do veículo, ar condicionado com ajustes diferentes para passageiro e motorista, assentos traseiros rebatíveis em 60/40, sistema de ancoragem da bagagem no porta-malas, que comporta mais de 2000 litros com os bancos traseiros rebatidos, entre outras comodidades. O item segurança é outro elemento presente no carro que conta com sistema de travas elétricas que são acionadas automaticamente quando o veículo atinge 25 km/h. Os Air bags são duplos e dianteiros de baixo impacto. Barras de proteção laterais. Freios hidráulicos, com discos nas quatro rodas, sendo ventilados a frente e assistência de ABS tricanal, com quatro sensores e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution). |
Modelo: Motor: Cilindrada: Tx Compressão: Diâm. X Curso: Potência: Potência específica: Torque: Câmbio: | Limited 4.7 litros, dianteiro, 8 cilindros em "V", gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial. 4701 cm³ 9,3:1 93,0 mm X 86,5 mm 220 cv @ 4600 rpm 46,8 cv/litro 39,8 kgfm @ 3500rpm Automático de 4 velocidades. | Laredo Gasolina 4.0 litros, dianteiro, 6 cilindros em linha, gasolina, injeção eletrônica multiponto sequencial. 3958 cm³ 8,8:1 98,4 mm X 86,7 mm 190 cv @ 5000 rpm 47,5 cv/litro 30,4 kgfm @ 2400rpm Automático de 4 velocidades. |
Carroceria: Peso: Peso / Potência: Carga: | Jipe, em liga de aço 1837 kg 8,35 kg/cv 520 kg | Jipe, em liga de aço 1874 kg 9,86 kg/cv 520 kg |
Dimensões: Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Âng. Ataque: Âng. Saída: | 4613 mm 2239 mm 1762 mm 2691 mm 36.7º 28.6º | 4613 mm 2239 mm 1762 mm 2691 mm 36.7º 28.6º |
Modelo: Motor: Cilindrada: Tx Compressão: Diâm. X Curso: Potência: Potência específica: Torque: Câmbio: | Laredo Diesel 3.1 litros, dianteiro, 5 cilindros em linha, diesel, bomba de combustível controlada eletronicamente. 3125 cm³ 21,1:1 92,0 mm X 84,0 mm 141 cv @ 3900 rpm 45,5 cv/litro 38,0 kgfm @ 2000rpm Automático de 4 velocidades. | |
Carroceria: Peso: Peso / Potência: Carga: | Jipe, em liga de aço 1759 kg 12,47 kg/cv 520 kg | |
Dimensões: Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Âng. Ataque: Âng. Saída: | 4613 mm 2239 mm 1762 mm 2691 mm 36.7º 28.6º |
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