domingo, 3 de maio de 2015

Lada Niva (1991)

Lada Niva (1991)


A Lada chegou ao Brasil em 1990 e, na bagagem trouxe o Lada Niva. Um misto de automóvel/jipe com tração 4x4 integral (o tempo todo). Visualmente sua semelhança com o Fiat 147 é muito grande, desde peças, revestimentos, quebra-ventos, etc, devido ao fato da Fiat na época vender estes itens para a Lada.

Sua suspensão absorve todas as irregularidades do solo, contando também com um bom vão-livbre em relação ao chão, impedindo que o assoalho encoste no terreno durante as manobras evitando ficar preso.

Este misto de carro de passeio/jipe, é muito valente encarando trilhas, atoleiros e até mesmo indoors sem grandes problemas. Seu motor de 1.6 litros e 73 cv demonstra ser um pouco fraco para as dimensões e o peso do carro (1150 kg).

O grande atrativo deste veículo é ter - ao contrário dos demais off roads - sua cabine fechada como os carros de passeio e contar com acessórios como limpador de vidro traseiro, desembaçador, ventilação interna e um painel bastante completo que em uma eventual aventura faz sem dúvida muita falta. Somado a tudo isto, não há alavanca comutadora de 4x2 - 4x4, a tração integral está sempre ativa, sendo as únicas alavancas a de bloqueio de diferencial e a reduzida.

Ainda hoje encontra-se com certa facilidade um grande mercado de peças de reposição, o que faz proliferar o clube dos aficcionados pelo carrinho russo.

FICHA TÉCNICA (Lada Niva)
Motor:

Diâmetro X curso:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Câmbio:
Relação de marchas:





Diferencial:
Gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, alimentado por carburador de corpo duplo.
79,0 mm X 80,0 mm
1570cm³
8,5:1
73 cv a 5200 rpm
46,63 cv/litro
12,0 kgfm a 3200rpm
mecânico / tração integral
1ª = 3,67:1
2ª = 2,10:1
3ª = 1,37:1
4ª = 1,00:1
5ª = 0,82:1
Ré = 3,52:1
4,10:1
Carroceria:
Tanque:
Porta-malas:
Peso:
Peso / Potência:
Jipe, monobloco, 5 (cinco) ocupantes
42 litros
N/D
1150 kg
15,75 kg/cv
Suspensão:


Dianteira: Independente sobre bandejas móveis transversais com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora.
Traseira: Eixo rígido com molas helicoidias e amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação com quatro barras tensoras longitudinais e uma transversal.
Freios:


Duplo circuito hidráulico, servo-assistido
Dianteiro: Disco.
Traseiro: Tambor e válvula limitadora de pressão.
Direção:
Mecânica com setor sem-fim
Rodas:
Em aço estampado, 5J x 16"
Pneus:
Radiais 175 R16

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