A Lada chegou ao Brasil em 1990 e, na bagagem trouxe o Lada Niva. Um misto de automóvel/jipe com tração 4x4 integral (o tempo todo). Visualmente sua semelhança com o Fiat 147 é muito grande, desde peças, revestimentos, quebra-ventos, etc, devido ao fato da Fiat na época vender estes itens para a Lada.
Sua suspensão absorve todas as irregularidades do solo, contando também com um bom vão-livbre em relação ao chão, impedindo que o assoalho encoste no terreno durante as manobras evitando ficar preso.
Este misto de carro de passeio/jipe, é muito valente encarando trilhas, atoleiros e até mesmo indoors sem grandes problemas. Seu motor de 1.6 litros e 73 cv demonstra ser um pouco fraco para as dimensões e o peso do carro (1150 kg).
O grande atrativo deste veículo é ter - ao contrário dos demais off roads - sua cabine fechada como os carros de passeio e contar com acessórios como limpador de vidro traseiro, desembaçador, ventilação interna e um painel bastante completo que em uma eventual aventura faz sem dúvida muita falta. Somado a tudo isto, não há alavanca comutadora de 4x2 - 4x4, a tração integral está sempre ativa, sendo as únicas alavancas a de bloqueio de diferencial e a reduzida.
Ainda hoje encontra-se com certa facilidade um grande mercado de peças de reposição, o que faz proliferar o clube dos aficcionados pelo carrinho russo.
FICHA TÉCNICA (Lada Niva)Sua suspensão absorve todas as irregularidades do solo, contando também com um bom vão-livbre em relação ao chão, impedindo que o assoalho encoste no terreno durante as manobras evitando ficar preso.
Este misto de carro de passeio/jipe, é muito valente encarando trilhas, atoleiros e até mesmo indoors sem grandes problemas. Seu motor de 1.6 litros e 73 cv demonstra ser um pouco fraco para as dimensões e o peso do carro (1150 kg).
O grande atrativo deste veículo é ter - ao contrário dos demais off roads - sua cabine fechada como os carros de passeio e contar com acessórios como limpador de vidro traseiro, desembaçador, ventilação interna e um painel bastante completo que em uma eventual aventura faz sem dúvida muita falta. Somado a tudo isto, não há alavanca comutadora de 4x2 - 4x4, a tração integral está sempre ativa, sendo as únicas alavancas a de bloqueio de diferencial e a reduzida.
Ainda hoje encontra-se com certa facilidade um grande mercado de peças de reposição, o que faz proliferar o clube dos aficcionados pelo carrinho russo.
Motor: Diâmetro X curso: Cilindrada: Taxa de compressão: Potência: Potência específica: Torque: Câmbio: Relação de marchas: Diferencial: | Gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, alimentado por carburador de corpo duplo. 79,0 mm X 80,0 mm 1570cm³ 8,5:1 73 cv a 5200 rpm 46,63 cv/litro 12,0 kgfm a 3200rpm mecânico / tração integral 1ª = 3,67:1 2ª = 2,10:1 3ª = 1,37:1 4ª = 1,00:1 5ª = 0,82:1 Ré = 3,52:1 4,10:1 |
Carroceria: Tanque: Porta-malas: Peso: Peso / Potência: | Jipe, monobloco, 5 (cinco) ocupantes 42 litros N/D 1150 kg 15,75 kg/cv |
Suspensão: | Dianteira: Independente sobre bandejas móveis transversais com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. Traseira: Eixo rígido com molas helicoidias e amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação com quatro barras tensoras longitudinais e uma transversal. |
Freios: | Duplo circuito hidráulico, servo-assistido Dianteiro: Disco. Traseiro: Tambor e válvula limitadora de pressão. |
Direção: | Mecânica com setor sem-fim |
Rodas: | Em aço estampado, 5J x 16" |
Pneus: | Radiais 175 R16 |
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