domingo, 3 de maio de 2015

Nissan Frontier

Nissan Frontier
Os praticantes do Off Road no Brasil, felizmente nos últimos anos tem cada vez mais podido contar com opções de qualidade para a prática do fora de estrada. Para poder disfrutar desta paixão, uma categoria de veículos particularmente tem ganho alguns reforços e o mais recente deles vem de um tradicional fabricante japonês - a Nissan - que recentemente em parceria firmada com a francesa Renault, definiu a produção no Brasil de uma picape 4x4, a Nissan Frontier.

Sendo produzida em São José dos Pinhais (PR), a Frontier chega às lojas nas versões com cabine dupla XE e SE e opções de tração 4x2 ou 4x4. A Nissan informa que o modelo de cabine simples chega em março de 2003 enquanto o de cabine estendida foi descartado. O visual agressivo e o ótimo desempenho da nova picape Nissan Frontier, marcam a declaração de "guerra" aos concorrentes. Muito diferente da versão anterior, a nova Frontier se destaca pelo estilo agressivo, mais insinuante que o de suas rivais Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200. Fora o desenho da cabine, é uma picape completamente renovada.

O design inovador também foi pensado para o interior da Nissan Frontier. O painel esportivo com mostradores individuais de fácil leitura e controle de intensidade de luz. Os três hodômetros são digitais especialmente úteis em viagens. Entre os itens de conforto interno destacam-se o ar condicionado, coluna de direção regulável, com encostos de cabeça dianteiros e traseiros, rádio AM/FM e CD com quatro alto-falantes e antena elétrica, e sistema de entrada keyless (travamento e abertura das portas por controle remoto) de série na versão SE.

Os faróis ganharam lentes lisas e incorporam as luzes de seta, seguindo a tendência atual. Já os contornos da grade frontal se estendem até o pára-choque, de onde saem os contornos que dão continuidade aos pára-lamas, estes com parafusos à mostra, o que passa a idéia de robustez. Essa impressão é confirmada também pela abertura de ar no capô, um reforço para a refrigeração do motor MWM Sprint 2.8 turbodiesel com intercooler (resfriador do ar que sai da turbina), mudança realizada em conjunto pelos engenheiros da Nissan e MWM, além da mudança do sistema de lubrificação de óleo utilizado na transmissão, e no reescalonamento das engrenagens de marchas.

Com isso foi possível reduzir vibrações e ruídos do motor, e consequentemente do interior da pick up. O coletor de admissão desacoplado, também permitiu a diminuição do nível de ruídos. Equipado com sistema de injeção de combustível direta, bomba rotativa e intercooler, o motor turbo-diesel da Nissan Frontier, que atende a norma de emissões EURO II, possui comando de válvulas no cabeçote, acionamento direto das válvulas e três válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e uma para escape.

O motor turbo-diesel com intercooler da pick up Frontier é o MWM Sprint, que tem disposição longitudinal, quatro cilindros em linha, 2798 cm3 de cilindrada e gera potência máxima de 132 cavalos a 3600 rpm. Em baixa rotação, 1800 rpm, o motor já atinge sua capacidade máxima de torque de 34,7 kgfm, transmitindo força, agilidade e segurança às diferentes condições de uso da pick up. Produzido no país, o motor tem bloco em ferro fundido, apresenta estrutura reforçada e peso seco de 213 kg, considerado baixo para um motor deste porte. O novo motor, faz a Frontier atingir velocidade máxima de 164 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos. A transmissão produzida pela Eaton, é a FS0-2405 manual de 5 velocidades com acionamento hidráulico de embreagem. As marchas são todas sincronizadas, incluindo a marcha a ré.

A versão 4x4 possui diferencial de escorregamento limitado (VLSD) no eixo traseiro, reduzindo as diferenças de velocidade entre as rodas, ajustando o torque e a potência que cada roda recebe, melhorando a tração e aumentando a estabilidade em curvas fechadas e pisos lisos com maior segurança. Possui roda livre automática que permite o acoplamento da tração 4x4 de forma instantânea até 40km/h (shift-on-the-fly), o que gera conforto e praticidade, mantendo a grande robustez do sistema e adequando a tração ao tipo e condição do terreno enfrentado pela pick up. A tração reduzida é acionada por meio de alavanca, com engate preciso e de fácil manuseio.

A suspensão dianteira, independente, possui braço triangular duplo, barra estabilizadora, barra de torção e amortecedores telescópios. Já a suspensão traseira é formada por eixo rígido, amortecedores telescópios (barra estabilizadora na versão 4x2) e feixes de mola semi-elípticos, o que gera um rodar macio, confortável e seguro. O sistema de freio está bem posicionado, permitindo total controle e ótima frenagem. Possui discos ventilados nas rodas dianteiras e tambor com ajuste automático na traseira. E, para aumentar seu controle, a Frontier conta com sistema ABS nas quatro rodas e EBD (eletronic brake distribution). A tampa traseira é a única do segmento a dispor de fechadura. O pára-choque traseiro possui uma superfície anti-derrapante para facilitar a carga e descarga da pick up.

O chassi da Nissan Frontier é construído com longarinas formadas por perfil duplo "U" formando uma espécie de caixa fechada. Este tipo de perfil "retangular" somado as 5 travessas estruturais transversais formam um conjunto extremamente rígido. Essa rigidez diminui torções, aumentando a estabilidade, melhorando a performance on-road e off-road. As vibrações diminuem, conferindo maior conforto dentro da cabine. Tudo isso faz parte da alta resistência e durabilidade encontradas nesta nova Nissan Frontier, que sem dúvida trata-se de mais uma boa opção para quem gosta de "sair da estrada"!
Os dados a seguir são referentes ao Nissan Frontier 4x4 2002.
Motor:

Cilindrada:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Transmissão:









Carroceria:
Tanque:
Carga:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:

Freios:


Direção:
Suspensão:




Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:
MWM Sprint, 2.8 litros, 4 cilindros em linha, longitudinal, 12 válvulas SOHC, injeção direta, turbo e intercooler.
2798 cm³
132 cv @ 3 600 rpm
54,0 cv/litro
34,7 kgfm @ 1 800rpm
13,9 s
164 km/h
Manual 5 velocidades
1ª - 3,72:1
2ª - 2,24:1
3ª - 1,48:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,75:1
Ré - 3,46:1
Diferencial - 4,36:1
Reduzida - 2,02 : 1

Picape em aço
73,5 litros
465 kg
N/D
1935 kg
14,66 kg/cv

Sistema de freio de acionamento hidráulico, servo-assistido.
Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, ABS e EBD.
Hidráulica.
Dianteira: Independente, braço triangular duplo, amortecedores telescópicos, barra de torção e barra estabilizadora.
Traseira: Eixo rígido, amortecedores telescópicos assimétricos, e feixe de molas semi-elíptico.


5077 mm
1826 mm
1700 mm
2950 mm
32º
24º

Nenhum comentário:

Postar um comentário