A festa alusiva ao 70º aniversário da derrota nazista na Europa, na segunda semana de maio próximo, terá, na Praça Vermelha, em Moscou, uma estrela de aço e lagartas: o IFV (Infantry Fighting Vehicles) Kurganets 25, novo blindado anfíbio da Infantaria que promete remeter ao passado toda a longa história de préstimos da família de blindados BMP.
Desenvolvido e fabricado pela Companhia de Defesa da Indústria de Construção de Máquinas Kurgan – Kurganmashzavod –, o carro surpreende pelo desenho das saias protetoras das lagartas integradas ao chassis do veículo.
As autoridades militares moscovitas autorizaram a divulgação da foto de uma formação de Kurganets (parcialmente descaracterizados) rodando, a 23 de março passado, sobre o piso cimentado do campo de provas militares de Alabino, nos arredores da capital russa, durante o treinamento para o desfile que vai comemorar a vitória dos Aliados sobre a Alemanha Hitlerista.
Modular – Quem primeiro descreveu os atributos da viatura foi Igor Permjakov, diretor executivo adjunto da Kurganmashzavod, durante uma entrevista, a 20 de fevereiro passado, concedida no Departamento da Indústria de Transporte da região de Kurgan.
Segundo Permjakov, trata-se de uma viatura com blindagem modular, que pode ser atualizada de forma a enfrentar ameaças específicas.
Seu armamento básico é um canhão Shipunov 2A42, de 30 mm, capaz de abrir fogo em cadências que variam de 200 a 800 disparos por minuto, gerando uma cortina de projetis apta a alcançar alvos de uma forma consideravelmente precisa a distâncias de até 4.000 m.
O blindado também transporta quatro lançadores de mísseis antitanques guiados Kornet-EM – com alcance de até 8.000 m –, mas a novidade tecnológica desse sistema de armas é uma espécie de equipamento “robotizado” de controle de fogo, capaz de localizar, identificar, analisar e selecionar automaticamente os seus targets.
A baia eletrônica no interior do Kurganets 25 dispõe de câmara termográfica, telêmetro laser para apoiar o trabalho do tripulante operador das armas, e sistema de navegação inercial acoplado a GPS.
Totalmente anfíbio, seus dois escapamentos de água na parte traseira do chassis o impulsionam a uma velocidade que é até 10 km/h superior à dos outros blindados anfíbios conhecidos até aqui.
Renovação – Em janeiro de 2014, o Ministério da Defesa russo anunciou um plano de renovar 70% da frota do Exército russo com novos carros de combate e veículos blindados que devem estar plenamente operacionais até o ano de 2020.
Segundo o major Kiril Kiselev, porta-voz official do ministério, isso significa dizer que as formações blindadas russas vão incorporar o revolucionário tanque de batalha T-14 Armata – de perfil extraordinariamente baixo (para o padrão dos carros de combate russos) e peso no patamar das 50 toneladas –, e o IFV Kurganets 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário