Mercedes-Benz ML 500 Lançada em 1997, o modelo conseguiu atingir a respeitável marca de 300.000 unidades vendidas em todo o mundo, além de responder por mais de 30% do segmento da Europa. Mesmo assim, de olho na concorrência, a fábrica alemã tratou de reestilizar o modelo com novos faróis de xenônio. Além disso, agora os pára-choques vêm com luzes de neblina embutidos e os retrovisores com as setas incorporadas no seu corpo, como em outros modelos da marca. As rodas de liga leve também são maiores e ganharam novos desenhos. Segundo a Mercedes, mais de 1.100 componentes foram modificados no ML para maior satisfação de seus futuros proprietários. Por dentro um eficiente sistema de ventilação e ar-condicionado eletrônico de última geração, com comandos mais ergonômicos. O esquema de áudio sofreu mudanças e agora incorpora novos auto-falantes ainda mais potentes. Opcionalmente o modelo pode contar com um sistema que auxilia as manobras de estacionamento (Parktronic). Outra inovação é a tela de cristal líguido, capaz de ser conectada a um aparelho de DVD, videocasste ou videogame. Esse equipamento, porém, é um acessório vendido a parte. No restante o ML continua o mesmo, com fácil acesso ao seu interior, excelente posição de dirigir, graças as regulagens elétricas dos bancos. A outra boa notícia para os passageiros, é o comando independente de temperatura do ar-condicionado para o banco traseiro. Sob o capô, o ML ganhou novo motor V8 de 5 litros e 292 cv de potência. No Brasil ele será comercializado em três versões, a 320 (já existente), a 430 e a 500, além de uma versão esportiva preparada pela empresa alemã AMG com o nome de ML 55 AMG. Seu desempenho é digno de carros de passeios esportivos, basta pisar um pouco mais forte ao acelerador para os 292 cv impulsionarem o ML vigorosamente. O ponto forte desse Mercedes é o conforto e a ergonomia para os passageiros. Graças aos dispositivos eletrônicos como o ESP (programa eletrônico de estabilidade) o carro permanece sempre equilibrado mesmo em curvas mais rápidas, mesmo contando com maior altura da carroceria em relação aos carros de passeio. O câmbio automático permite várias combinações de trocas de marchas, com modos econômicos, esportivos e uma opção manual, que pode ser feita por meios de toques na alavanca. Com freio ABS de última geração, ela se comporta muito bem tanto em terrenos acidentados como no barro ou na neve, impedindo que o ML perca o controle. Suas alterações foram suficientes para dar novo fôlego ao representante da marca alemã na disputa entre os utilitários esportivos, um dos segmentos com maior número de concorrentes na indústria automobilística. Como curiosidade a versão ML 55 AMG é extremamente apimentada, sob o capô um musculoso motor V8 de 5,5 litros e 347 cavalos, capaz de levá-lo aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 240 km/h. Velocidade digna de um esportivo! |
Ficha técnica referente a ML500 2002
Motor: Cilindrada: Taxa de compressão: Potência: Potência específica: Torque: Aceleração: Vel. Máxima: Transmissão: Relação de redução: | Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em "V", SOHC 24 válvulas, cabeçote e bloco em alumínio, injeção eletrônica multiponto seqüencial 4966 cm³ 10,0:1 292 cv @ 5 600 rpm 58,4 cv/litro 44,9 kgfm @ 2 700rpm (0 - 100 km/h) 7,8 s 221 km/h Automática, 4X4 permanente com dupla caixa de transmissão de velocidade, com torque distribuido através de diferencial central 2,64:1 |
Carroceria: Rebocável: Peso: Peso / Potência: | Aço 2265 kg 2210 kg 7,57 kg/cv |
Freios: | Discos ventilados nas quatro rodas, com assistencia ABS. O ESP (Electronic Stability Program) também atua sobre os freios a fim de garantir a estabilidade do veículo. |
Dimensões: Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Âng. ataque: Âng. saída: Inclinação Lat.: | 4638 mm 1840 mm 1820 mm 2820 mm 29º 30º 20% |
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