Chevrolet Tracker | |
Ao se deparar com um rodando na rua fica difícil dizer quem é quem. Parecem o mesmo carro e na verdade o são. O Chevrolet Tracker é a versão da montadora americana para o Suzuki Grand Vitara. As semelhanças são tantas, que a não ser por pequenos detalhes em um exame mais cuidadoso, para se distinguir um do outro. Ambos são produzidos na mesma fábrica da GM em Rosário, na Argentina. As duas empresas são sócias, com a GM detendo 20% das ações da Suzuki e esta com 0,7% do capital da Chevrolet. Apesar do jipe da Suzuki estar no mercado há mais tempo e na prática se tratar do mesmo carro, o Tracker, no entanto, tem um trunfo impossível de ser alcançado pelo "concorrente": a estrutura da marca. A GM possui uma infinidade de concessionárias por todo o Brasil, situação que a Suzuki jamais alcançará. Para aguentar as aventuras no barro e em terrenos bem acidentados, o Tracker conta com bons ângulos de entrada (34 graus) e saída (31 graus), que evitam que a parte de baixo raspe em rampas acentuadas. O câmbio é mecânico de cinco marchas e a alavanca para a seleção das trações 4x2, 4x4 longa (que pode ser acionada quando o jipe estiver abaixo dos 100km/h), e ainda 4x4 reduzida, esta com acionamento apenas com o veículo parado, para trechos acidentados que exigem baixa velocidade. Ele supera lama e inclinações, mesmo equipado com pneus 235/60 de uso misto - as rodas de alumínio têm 16 polegadas. Para uma condução Off Road realmente mais intensa, é adequado trocar os pneus. O veículo da Chevrolet, possui também o sistema de antiblocante dos freios "ABS" nas quatro rodas, sendo à disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com função EDB (sistema de distribuição eletrônico de frenagem), sistema de imobilização do motor por meio da chave eletrônica "Immobilizer System", sistema central de travas elétricas das portas e porta-malas e travas de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças). Para a segurança ainda, conta com duas bolsas infláveis e cintos dianteiros e laterais traseiros de três pontos, sendo o do meio subabdominal. O jipe da GM é um dos mais completos da categoria no que diz respeito a opcionais de fábrica, oferecendo trio elétrico, ar-condicionado, teto solar elétrico, regulagem de altura da direção e do banco do motorista, rádio com CD player, acionamento elétrico de vidros, limpador e lavador de vidros traseiros, entre outros, são de série. Ele também oferece como item de série o teto solar de vidro deslizante e basculante com acionamento elétrico. O jipe ainda pode receber itens de personalização, como aerofólio no teto, estribos laterais e quebra-mato na cor do veículo, barras transversais para o rack de teto, adesivos nas portas, etc., adquiridos separadamente ou em kit. Mas o espaço do porta-malas não é dos maiores, podendo receber 275 litros de bagagem - que pode aumentar para 540 litros com o banco traseiro rebatido. Tanto o Tracker como seu irmão nipônico, têm como principal novidade o motor mais potente. Se o desempenho antes era questionado pelos adeptos do Off Road mais radical, agora os jipes contam com um novo motor Peugeot 2.0 turbodiesel com intercooler, que produz 108 cavalos a 4000 rpm. O torque que já era bastante razoável, nesta versão é de 25,5 mkgf a 1750 rpm. O motor anterior, também era um turbodiesel com intercooler 2.0 que desenvolvia 87 cavalos de potência e 22 kgfm de torque. Bem mais ágil, o Tracker também ganhou em versatilidade tanto em trechos urbanos, quanto na estrada. De acordo com a GM, o seu jipe acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos (ante 21,7 s da versão anterior) e atinge máxima de 163 km/h, contra os 143 km/h com o antigo motor. A retomada de velocidade dos 40 km/h aos 80 km/h é obtida no tempo de 9s. No consumo ele alcança a marca de 12,5 km/litro na cidade e 17,2 km/l na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 66 litros, o que confere ao veículo uma autonomia média de 1.000 km. Aliado a tudo isto há ainda o fato de se tratar de um motor diesel, que faz a economia ser ainda mais significativa. | |
Assim este pequeno Sport Utility veio para disputar seriamente uma fatia considerável de um mercado que vem crescendo a cada dia e que conta com concorrentes como o Kia Sportage, o Mitsubishi Pajero iO e o seu próprio "irmão mais velho", o Grand Vitara. Se você quer um veículo para uso urbano no dia-a-dia e passeios no campo aos fins de semana, o Tracker sem dúvida é uma opção bastante interessante. Os dados a seguir são referentes ao Chevrolet Tracker 2002. |
Motor: Cilindrada: Potência: Potência específica: Torque: Aceleração: Vel. Máxima: Transmissão: Tanque: Carga: Rebocável: Peso: Peso / Potência: Direção: Suspensão: Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: Âng. ataque: Âng. saída: | Peugeot, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas SOHC, injeção direta, turbo e intercooler. 2000 cm³ 108 cv @ 4 000 rpm 54,0 cv/litro 25,5 kgfm @ 1 750rpm 13,0 s 163 km/h Manual 5 velocidades 1ª - 3,566:1 2ª - 2,056:1 3ª - 1,384:1 4ª - 1,000:1 5ª - 0,810:1 Ré - 4,091:1 Diferencial - 3,909:1 Reduzida - 1,816 : 1 66 litros 465 kg 700 kg 1540 kg 14,26 kg/cv Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, ABS e EBD. Hidráulica. Dianteira: Independente tipo "MacPherson". Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora. Traseira: Tipo 5-Link, 5 pontos de articulação entre a carroceria e o eixo traseiro rígido. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle integrado. 4215 mm 1780 mm 1740 mm 2480 mm 34º 31º |
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