Seu sistema de câmbio automático possui diversos opções de desempenho. Através de botões você pode optar por uma condução esportiva, aproveitando melhor toda a potência do motor, porém com um pequeno aumento de consumo. No modo manual, o motorista é o responsável pelas mudanças de marchas como em um câmbio mecânico, ou simplesmente pode-se escolher o modo automático convencional.
As caixas automáticas são equipadas ainda com um mecanismo seletor tipo "guia em H". Este sistema combina os mecanismos da caixa de velocidade e da caixa de transferência, permitindo que as posições do seletor nas gamas alta e baixa sejam localizadas lado a lado. Do lado esquerdo da alavanca está a posição de velocidade alta (normal), do lado direito da alavanca se obtem as velocidades reduzidas. Para aplicar a mudança de normal para reduzida o veículo tem que estar parado, e se você tentar mudar com o veículo em movimento soará um "bip" e no centro de mensagens aparecerá uma informação para que você reduza a velocidade. Seu sistema de tração 4x4 é integral (está sempre acionada).
Os freios dispõem de um item de segurança muito importante, implementado através da divisão do sistema em dois circuitos independentes. Se um falhar, o outro passará a gerenciar as funções dos freios sozinho, mas o pedal ficará com um curso maior e será necessário aplicar mais força ao pedal. Além deste item importantíssimo, o conjunto tem acionamento por ABS de última geração, gerenciado eletronicamente. O ABS atua em conjunto com o controle eletrônico de tração, evitando que qualquer uma das rodas perca o atrito com o solo ("patinando"), transferindo a potência para a roda que tiver melhor tração.
O Range ainda possui um controlador de velocidade de cruzeiro (Cruise Control), sistema que permite manter a velocidade constante sem seja necessário pressionar o pé no pedal do acelerador. Isso é especialmente útil para manter uma condução em uma estrada onde seja possível manter uma velocidade constante durante um longo período. O ar condicionando digital, tem controle automático de temperatura que a regula no lado correspondente de cada passageiro.
O motor é um oito cilindros em "V", de 4.6 litros e 225 cvs de potência a 4750 rpm, que proporciona generosos níveis de prazer em sua condução. O bloco e cabeçotes são confeccionados em alumínio e o sistema eletrônico de injeção controla os sensores espalhados por todo o motor, realizando os ajustes necessários para obter um equilíbrio ótimo entre potência e torque e o mínimo de consumo de combustível, em diversos regimes de rotação.
Todos estes aspectos foram pensados a fim de agradar o motorista e os passageiros, em um veículo que sem dúvida é para poucos. Jogá-lo na "lama" dá pena!
Tchesco
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