domingo, 3 de maio de 2015

Range Rover





Off Road com luxo e conforto!
Cedido pelo nosso colaborador Fabiano Margarido, o Range Rover ficou com o ENVENENADO um final de semana para avaliarmos a fama desse Off Road.

O Range Rover veio firmar a posição da Land Rover como o principal fabricante no mundo, de veículos com tração nas quatro rodas. Dotado de alta tecnologia, o carro foi concebido para rodar tanto na estrada como fora dela. Alta qualidade mecânica, composta por motores silenciosos, poderosos, desenvolvendo um torque elevado em baixas rotações, ideais para reboque de trailers ou para longas viagens descontraídas, ao mesmo tempo que o chassi, a suspensão e os sistemas de freios de tecnologia avançada foram concebidos para agüentarem sem esforço os extremos da condução fora de estrada, bem como a cotidiana.

Com um habitáculo controlado por computador, para proporcionar uma vasta gama de benefícios, que abrilhantam ainda mais o luxo, a segurança e a conveniência. Durante o final de semana em que conduzimos o carro, deu para notar que o Range se comporta como um carro de alto luxo e para quem deseja se aventurar no fora de estrada é sem dúvida um dos carros mais bem acertados para este tipo de aventura.

O modelo conta com tecnologia de carros de alto padrão, como por exemplo, um display no centro do painel que exibe informações de eventuais anomalias, tanto referentes ao motor como a parte de segurança. Avisos de temperatura excessiva do óleo, feche a porta, feche o capô, apague os faróis, o fusível do aquecedor do banco esquerdo se partiu, defeito na suspensão pneumática, são apenas alguns exemplos de avisos de avarias.

Falando em suspensão, ela possui 5 regulagens diferentes de altura, que variam de acordo com o tipo de condução. Este sistema permite aumentar ou reduzir a altura do veículo e a distância mínima do chão, para que se possa enfrentar com êxito as diferentes condições de terreno. Durante aproximadamente 30 segundos a uma velocidade constante de 80 km/h, ela baixa a altura em cerca de 25mm abaixo da posição normal, para que o carro ganhe estabilidade. O veículo regressará ao normal automaticamente quando atingir 55 km/h.

Seu sistema de câmbio automático possui diversos opções de desempenho. Através de botões você pode optar por uma condução esportiva, aproveitando melhor toda a potência do motor, porém com um pequeno aumento de consumo. No modo manual, o motorista é o responsável pelas mudanças de marchas como em um câmbio mecânico, ou simplesmente pode-se escolher o modo automático convencional.

As caixas automáticas são equipadas ainda com um mecanismo seletor tipo "guia em H". Este sistema combina os mecanismos da caixa de velocidade e da caixa de transferência, permitindo que as posições do seletor nas gamas alta e baixa sejam localizadas lado a lado. Do lado esquerdo da alavanca está a posição de velocidade alta (normal), do lado direito da alavanca se obtem as velocidades reduzidas. Para aplicar a mudança de normal para reduzida o veículo tem que estar parado, e se você tentar mudar com o veículo em movimento soará um "bip" e no centro de mensagens aparecerá uma informação para que você reduza a velocidade. Seu sistema de tração 4x4 é integral (está sempre acionada).

Os freios dispõem de um item de segurança muito importante, implementado através da divisão do sistema em dois circuitos independentes. Se um falhar, o outro passará a gerenciar as funções dos freios sozinho, mas o pedal ficará com um curso maior e será necessário aplicar mais força ao pedal. Além deste item importantíssimo, o conjunto tem acionamento por ABS de última geração, gerenciado eletronicamente. O ABS atua em conjunto com o controle eletrônico de tração, evitando que qualquer uma das rodas perca o atrito com o solo ("patinando"), transferindo a potência para a roda que tiver melhor tração.

O Range ainda possui um controlador de velocidade de cruzeiro (Cruise Control), sistema que permite manter a velocidade constante sem seja necessário pressionar o pé no pedal do acelerador. Isso é especialmente útil para manter uma condução em uma estrada onde seja possível manter uma velocidade constante durante um longo período. O ar condicionando digital, tem controle automático de temperatura que a regula no lado correspondente de cada passageiro.

O motor é um oito cilindros em "V", de 4.6 litros e 225 cvs de potência a 4750 rpm, que proporciona generosos níveis de prazer em sua condução. O bloco e cabeçotes são confeccionados em alumínio e o sistema eletrônico de injeção controla os sensores espalhados por todo o motor, realizando os ajustes necessários para obter um equilíbrio ótimo entre potência e torque e o mínimo de consumo de combustível, em diversos regimes de rotação.

Todos estes aspectos foram pensados a fim de agradar o motorista e os passageiros, em um veículo que sem dúvida é para poucos. Jogá-lo na "lama" dá pena!
Tchesco

Os dados a seguir são referentes ao Range Rover 4.6 HSE.
Motor:
Cilindrada:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:
V8 HSE, 4,6 litros, gasolina, dianteiro, injeção eletrônica multipoint.
4554 cm³
225 cv a 4750 rpm
48,9 cv/litro
38,7 kgfm a 3000rpm
(0 - 100 km/h) 9,2 s
210 km/h
Tração permanente nas 4 rodas c/ reduzida, bloqueio de diferencial e tração eletrônica (ETC). Câmbio automático de 4 velocidades. Opções Sport, Manual e Automático
Carroceria:
Tanque:
Porta-malas:
Peso:
Peso / Potência:
Wagon, 5 portas, 5 ocupantes
100 litros
N / D
2252 kg
10,0 kg/cv
Suspensão:
Suspensão Eletrônica pneumática, ajuste de altura manual ou automático, amortecedores hidráulicos e barras "Panhard".
Freios:
Freios a disco nas 4 rodas com pistões duplos. ABS de 4 canais para uso Off Road.
Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Rodas:
Pneus:
Entre-eixos:
Ang. Ataque:
Ang. Saída:
Rampa Máx.:

4730 mm
2220 mm
1810 mm
2740 mm
18 x 8"
255/55 HR 18
34º
32º
29º

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