domingo, 3 de maio de 2015

Hummer - Para ele não há obstáculo!

Hummer - Para ele não há obstáculo!
Quando resolvemos falar do Hummer um problema surgiu: Em que seção vamos colocá-lo? A dúvida foi em razão do que significa este nome e este "veículo". Ele é mais do que um Off Road comum, não é também um carro de passeio, não é um utilitário, não é um caminhão. O Hummer é toda uma categoria de veículo, mas devido as características de terreno - se é que há algum - para as quais ele foi concebido, resolvemos que deveria ser mesmo Off Road!

A esta altura você que está vendo pela primeira vez este nome, deve estar se perguntando por que tanto mistério? Vamos contar um pouco da história de seu surgimento e do que ele é capaz e você entenderá!

Ele "nasceu" no fim da década de 70, mais precisamente em 1979, ocasião em que as Forças Armadas do EUA, encomendaram a AM General Corporation o que eles chamaram de: "Unidade Móvel Multiuso de Alta Mobilidade" (HMMWV - High Mobility Multiporpose Wheeled Vehicle) e, que mais tarde viria a ser apelidado pelos soldados de "Humvee". Tal veículo deveria ser capaz de resistir as mais severas condições de uso, ir a lugares antes inimaginados, ser ágil sob todas estas condições e sobretudo aguentar tudo isto no mínimo por 12 anos!

Onze meses após a "encomenda" o primeiro protótipo foi entregue. Após exaustivos e bizarros testes (até mesmo ser lançado de um avião de carga a uma pequena altura), o primeiro lote de 55 000 "Humvee's" é entregue em 1985 ao exército. O sucesso foi tão grande, que hoje mais de 150 000 unidades já foram entregues.

Em 1991, a AM General resolveu proporcionar aos civis amantes do Off Road a possibilidade de desfrutar da versão "não-militar" de um veículo capaz de enfrentar todo tipo de terreno literalmente! Desde então, surgiram dentro dos mais diversos meios, apaixonados por esta máquina: estrelas de Hollywood, jogadores da NBA e NFL, empresários e toda a sorte de pessoas (ricas!), já que para poder ter um destes são necessários pelo menos US$ 85 000,00 na versão mais barata e sem nenhum opcional ou acessório.

Atualmente há em todas as partes dos EUA, desafios de Hummer, onde o objetivo é tentar criar ou encontrar na própria natureza as mais adversas condições de terreno a enfrentar. A cada um destes desafios, descobre-se que é muito difícil um obstáculo que este valente não vença e muitas vezes com facilidade!

Papéis de Parede

Os dados a seguir são referentes ao Hummer Quatro Portas fabricado até Agosto de 2001.
Motor:

Diâmetro X curso:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:
Relação de marchas:




Diferencial:
6,5 litros, Diesel, dianteiro, 8 cilindros em "V", turbo alimentado e controlado eletronicamente.
103 mm X 97 mm
6500 cm³
20,2:1
195 cv a 3400 rpm
30,0 cv/litro
59,5 kgfm a 1800rpm
(0 - 100 km/h) 18s
134 km/h
General Motors 4L80-E / 4 velocidades
1ª = 2,48:1
2ª = 1,48:1
3ª = 1,00:1
4ª = 0,75:1
Ré = 2,08:1
2,2:1
Carroceria:
Tanque:
Carga:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:
N/D
95,0 litros + 64,0 litros (reserva)
1580 kg
3622 kg
3090 kg
15,85 kg/cv
Suspensão:

Dianteira e traseira: Independente nas quatro rodas com duplo corpo em "A", molas helicoidais e amortecedores internos telescópicos e barra estabilizadora.
Freios:


ABS WABCO, mecanismo selado.
Dianteiro: Disco.
Traseiro: Disco.
Direção:
Hidráulica, com raio variável 13/16:1.
Pneus:
Goodyear 37 x 12,50R - 16.5 LT
Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Altura do solo:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:
Inclinação Lat.:
Rampa Máx.:

4686 mm
2197 mm
1956 mm
406 mm
3302 mm
47º (com guincho elétrico)
37,5º
40%
60%

Nenhum comentário:

Postar um comentário