Hummer - Para ele não há obstáculo! Quando resolvemos falar do Hummer um problema surgiu: Em que seção vamos colocá-lo? A dúvida foi em razão do que significa este nome e este "veículo". Ele é mais do que um Off Road comum, não é também um carro de passeio, não é um utilitário, não é um caminhão. O Hummer é toda uma categoria de veículo, mas devido as características de terreno - se é que há algum - para as quais ele foi concebido, resolvemos que deveria ser mesmo Off Road! A esta altura você que está vendo pela primeira vez este nome, deve estar se perguntando por que tanto mistério? Vamos contar um pouco da história de seu surgimento e do que ele é capaz e você entenderá! Ele "nasceu" no fim da década de 70, mais precisamente em 1979, ocasião em que as Forças Armadas do EUA, encomendaram a AM General Corporation o que eles chamaram de: "Unidade Móvel Multiuso de Alta Mobilidade" (HMMWV - High Mobility Multiporpose Wheeled Vehicle) e, que mais tarde viria a ser apelidado pelos soldados de "Humvee". Tal veículo deveria ser capaz de resistir as mais severas condições de uso, ir a lugares antes inimaginados, ser ágil sob todas estas condições e sobretudo aguentar tudo isto no mínimo por 12 anos! Onze meses após a "encomenda" o primeiro protótipo foi entregue. Após exaustivos e bizarros testes (até mesmo ser lançado de um avião de carga a uma pequena altura), o primeiro lote de 55 000 "Humvee's" é entregue em 1985 ao exército. O sucesso foi tão grande, que hoje mais de 150 000 unidades já foram entregues. Em 1991, a AM General resolveu proporcionar aos civis amantes do Off Road a possibilidade de desfrutar da versão "não-militar" de um veículo capaz de enfrentar todo tipo de terreno literalmente! Desde então, surgiram dentro dos mais diversos meios, apaixonados por esta máquina: estrelas de Hollywood, jogadores da NBA e NFL, empresários e toda a sorte de pessoas (ricas!), já que para poder ter um destes são necessários pelo menos US$ 85 000,00 na versão mais barata e sem nenhum opcional ou acessório. Atualmente há em todas as partes dos EUA, desafios de Hummer, onde o objetivo é tentar criar ou encontrar na própria natureza as mais adversas condições de terreno a enfrentar. A cada um destes desafios, descobre-se que é muito difícil um obstáculo que este valente não vença e muitas vezes com facilidade! | |
Motor: Diâmetro X curso: Cilindrada: Taxa de compressão: Potência: Potência específica: Torque: Aceleração: Vel. Máxima: Câmbio: Relação de marchas: Diferencial: | 6,5 litros, Diesel, dianteiro, 8 cilindros em "V", turbo alimentado e controlado eletronicamente. 103 mm X 97 mm 6500 cm³ 20,2:1 195 cv a 3400 rpm 30,0 cv/litro 59,5 kgfm a 1800rpm (0 - 100 km/h) 18s 134 km/h General Motors 4L80-E / 4 velocidades 1ª = 2,48:1 2ª = 1,48:1 3ª = 1,00:1 4ª = 0,75:1 Ré = 2,08:1 2,2:1 |
Carroceria: Tanque: Carga: Rebocável: Peso: Peso / Potência: | N/D 95,0 litros + 64,0 litros (reserva) 1580 kg 3622 kg 3090 kg 15,85 kg/cv |
Suspensão: | Dianteira e traseira: Independente nas quatro rodas com duplo corpo em "A", molas helicoidais e amortecedores internos telescópicos e barra estabilizadora. |
Freios: | ABS WABCO, mecanismo selado. Dianteiro: Disco. Traseiro: Disco. |
Direção: | Hidráulica, com raio variável 13/16:1. |
Pneus: | Goodyear 37 x 12,50R - 16.5 LT |
Dimensões: Comprimento: Largura: Altura: Altura do solo: Entre-eixos: Âng. ataque: Âng. saída: Inclinação Lat.: Rampa Máx.: | 4686 mm 2197 mm 1956 mm 406 mm 3302 mm 47º (com guincho elétrico) 37,5º 40% 60% |
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