Toyota Rav4 Atualmente uma categoria de veículos dedicada àqueles que fazem do uso urbano seu quotidiano, mas que eventualmente gostam de rodar em terrenos menos "civilizados" ou que simplesmente gostam do estilo Off Road, pode contar com uma gama crescente de opções. Assim, imagine que no meio do caminho de terra surge uma rampa íngreme, lisa e coberta por uma camada de vegetação que aos poucos toma conta do caminho. Primeira selecionada no câmbio automático ou no manual e o Toyota RAV4 vai vencendo o obstáculo sem grandes dificuldades. A frente avança, enquanto a tração nas quatro rodas trata de manter o carro em movimento, sem patinar. O RAV4 mostra que não é apenas um utilitário Off Road de linhas bonitas e modernas e que mesmo não contando com os recursos disponíveis nos jipões mais bravos, como a reduzida, ele não desaponta no fora-de-estrada. Pelo menos não nas trilhas leves. O utilitário-esportivo que a Toyota está importando do Japão destina-se ao uso urbano e recreacional, categoria que vem crescendo dia a dia e que atualmente no Brasil conta com concorrentes como o Honda CR-V, Kia Sportage, Suzuki Vitara e Mitsubishi Pajero iO entre outros. O utilitário-esportivo é feito sobre a plataforma do Civic e poderá vir a ser montado no Brasil, o que favoreceria o seu maior defeito, que assim como da maioria dos veículos da categoria, vem da quantia necessária para disfrutá-lo: custando a partir de R$ 78,5 mil, o jipinho corre o risco de não alcançar o mesmo sucesso conseguido em outros países em que é vendido. Lançado em 1994 no Japão e apresentado pela primeira vez no Brasil em novembro de 2000 no Salão do Automóvel, o RAV4 (iniciais em inglês de veículo recreacional de tração nas quatro rodas) agrada por fora e por dentro. O estilo moderno e compacto é desenhado em linhas sinuosas e harmoniosas, rodas aro 16 polegadas, pára-choques integrados à carroceria e rodas bem deslocadas às extremidades, garantindo bons ângulos de ataque e de saída. Eventuais colisões traseiras, são amortecidas pelo estepe, instalado na tampa que libera espaço no porta-malas - solução adotada em vários veículos do gênero - mas que facilita os furtos. A tração nas quatro rodas e o diferencial central permitem que o RAV4 trafegue com segurança e estabilidade na condução Off Road. Não há opção de transmissão reduzida, mas o diferencial tem bloqueio, mecanismo que transfere a tração da roda que estiver patinando para as que tenham aderência. A sobremarcha (overdrive) pode ser desligada por meio de um botão na alavanca do câmbio automático, fazendo com que a transmissão troque marchas só até a terceira, no caso da versão automática. O recurso é útil em subidas ou descidas de serra, por exemplo, condição em que o engate de uma marcha superior pode ser indesejável. A suspensão independente nas quatro rodas, inclusive nas traseiras - onde é comum o eixo rígido em veículos deste tipo - dá mais conforto aos ocupantes do veículo, reduz as oscilações e melhora o comportamento no veículo e terrenos acidentados. Na estrada e nas ruas, o RAV4 prima pelo conforto, pela agilidade e pelo bom desempenho do motor de 2,0 litros de 16 válvulas capaz de produzir 148 cavalos a 6000 rpm e 17.7 kgfm de torque a 4000 rpm, suficientes para fazê-lo acelerar aos 100 km/h em 11 segundos e atingir os 180 km/h. O motor do RAV4 é dotado de sistema inteligente de variação no tempo de abertura de válvulas de admissão, bloco de alumínio e bicos injetores de 12 furos. O sistema VVTi (Variable Valve Timing) controla as condições de funcionamento do motor, ajustando o tempo de admissão para cada situação de rotação, carga e temperatura. Já a transmissão automática Super ECT (Super Eletronically Controled Transmission) faz com que as trocas de marchas sejam mais suaves. Por dentro, o RAV4 mantém este estilo moderno e diferenciado. A começar pelo belo painel, com linhas arredondadas, iluminação alaranjada e detalhes imitando alumínio. Espaço interno não falta, já que o veículo oferece muito conforto para até cinco pessoas. A posição de dirigir também é agradável e o porta-malas de 400 litros pode ter seu espaço aumentado para até 970 litros com os bancos traseiros bipartidos em 50/50, rebatidos. Vários porta-objetos e porta-copos complementam a funcionalidade do interior do novo RAV4 e o identificam ainda mais na categoria. | |
Como itens de série, o RAV4 tem ar-condicionado, trio elétrico (retrovisores externos, trava e vidros), CD player, volante com regulagem de altura, luz de leitura, direção hidráulica, sistema imobilizador com código de segurança instalado na chave de ignição e ajuste de altura do banco do motorista. O utilitário-esporte possui ainda duplo air bag, barras de proteção lateral nas quatro portas, freios ABS nas quatro rodas e controle remoto de trava das portas. |
Motor: Cilindrada: Tx Compressão: Potência: Potência específica: Torque: Aceleração: Vel. Máxima: Câmbio: | 2.0 litros, gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas DOHC, VVTi, injeção eletrônica multiponto sequencial. 1998 cm³ 9,8:1 148 cv @ 6 000 rpm 74,0 cv/litro 17,7 kgfm @ 4 000rpm (0-100 km/h) 11,0 s 180 km/h Manual de 5 velocidades. 1ª - 3.822:1 2ª - 2.045:1 3ª - 1.333:1 4ª - 1.028:1 5ª - 0.820:1 Diferencial - 4.562:1 | 2.0 litros, gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas DOHC, VVTi, injeção eletrônica multiponto sequencial. 1998 cm³ 9,8:1 148 cv @ 6 000 rpm 74,0 cv/litro 17,7 kgfm @ 4 000rpm (0-100 km/h) 12,0 s 170 km/h Automático de 4 velocidades. 1ª - 3.938:1 2ª - 2.194:1 3ª - 1.411:1 4ª - 1.019:1 Diferencial - 3.291:1 |
Suspensão: Pneus: Freios: | Dianteira: Indepedente McPherson, com braço longitudinal, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, telescópicos e barra estabilizadora. Traseira: Longitudinal, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, telescópicos e barra estabilizadora. P215/70 R 16 Discos ventilados à frente e sólidos atrás. | Dianteira: Indepedente McPherson, com braço longitudinal, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, telescópicos e barra estabilizadora. Traseira: Longitudinal, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, telescópicos e barra estabilizadora. P215/70 R 16 Discos ventilados à frente e sólidos atrás. |
Carroceria: Peso: Peso / Potência: Rebocável: | Jipe, em liga de aço, 5 ocupantes 1270 kg 8,58 kg/cv 680kg | Jipe, em liga de aço, 5 ocupantes 1310 kg 8,85 kg/cv 680kg |
Dimensões: Comprimento: Largura: Altura: Entre-eixos: | 4195 mm 1680 mm 1735 mm 2490 mm | 4195 mm 1680 mm 1735 mm 2490 mm |
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