domingo, 3 de maio de 2015

Camper - Uma Wagon Off Road

Camper - Uma Wagon Off Road
Devido a particularidades de sua história, muitas pessoas perguntam: Mas que carro é este?! Na verdade é um jipe disfarçado sobre uma carroceria de fibra, com todos os assessórios de um carro de passeio, como ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, bancos de couro.

A Camper nasceu sobre a plataforma do jipe Engesa III Jordânia (algumas unidades deste jipe, foram enviadas para a guerra da Jordânia). Lançada em 1990 para disputar com picapes importadas, sua produção não passou de 650 unidades, tendo sua fabricação encerrada em 1995.

Era possível escolher entre motores 4 ou 6 cilindros movidos a gasolina ou a álcool, e ainda motores diesel com ou sem turbo, isto sem falar nas duas opções de tração: 4x2 e 4x4. Sua vida no mercado foi curta, pois a Envemo não investiu no modelo deixando-o fora de condições de concorrer com as picapes importadas.

Seu grande trunfo é a parte mecânica, utilizando a mesma do Opala, a qual requer pouca e fácil manutenção. No interior conta com um bom espaço interno e um razoável acabamento, utilizando o painel do Opala Diplomata. Além disso, na sua produção foi usado um grande número de peças de acabamento de outros carros nacionais, o que se tornou em outro aspecto favorável a Camper, pois diante da necessidade de troca de qualquer componente, o proprietário encontra com razoável facilidade as peças de reposição.

O seu sistema de suspensão é capaz de encarar qualquer desafio Off Road, tendo os conjuntos dianteiros e traseiros baseadas em eixos rígidos ancorados ao chassis, garantindo boa condução em qualquer tipo de terreno. O conjunto de suspensão herdado do Engesa é bom o suficiente para fazer com que ela vença sem problemas rampas inclinadas, atoleiros ou lamaçais.

O desempenho das versões de 4 cilindros (tanto a gasolina como a diesel sem turbo) não impressiona mas é suficiente e, como qualquer carro com tais características, este também não foi desenvolvido para grandes velocidades. Já os modelos equipados com motor de 6 cilindros contam com uma melhora significativa de desempenho, pois trata-se de um motor mais apropriado ao tamanho e ao peso do carro.

O motor diesel turbinado é a combinação perfeita entre economia de combustível, força, robustez e desempenho, mas era também a versão mais cara da linha. No final de sua produção, foi lançada uma versão com motor do Omega 2.2 a álcool com carburador e painel do Kadett. Outras alterações presentes nos últimos modelos fabricados, eram a grade dianteira inspirada no Diplomata, lanternas traseira menores e painel do Kadett.

Eduardo Cruz é o proprietário da Camper usada na avaliação do Envenenado e também é ex-proprietário de jipe Engesa, que consta nesta mesma seção. Eduardo disse estar satisfeito com o veículo e, se comparada ao Engesa, a Camper o supera em vários aspectos, principalmente no que diz respeito ao conforto para o motorista e passageiros. Segundo ele o desempenho fora de estrada é bem parecido com o Engesa.

Papéis de Parede

Os dados a seguir são referentes ao Camper Diesel.
Motor:
Cilindrada:
Taxa de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:
Câmbio:
Relação de redução:

Carroceria:
Tanque:
Carga:
Rebocável:
Peso:
Peso / Potência:

Freios:


Direção:


Dimensões:
Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Âng. ataque:
Âng. saída:
Inclinação Lat.:
Rampa Máx.:
Maxion, Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha.
2500 cm³
18,5:1
96 cv a 2 800 rpm
38,4 cv/litro
28,1 kgfm a 1600rpm
N/D
138 km/h
Manual Clark 5 velocidades
2,72:1

Fibra de vidro
86 litros
550 kg
500 kg
1810 kg
18,85 kg/cv

Sistema de freio de acionamento hidráulico com duplo circuito, servo-assistido. Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Hidráulica, integral ZF, com sistema de esferas circulantes, amortecedor hidráulico e sistema mecânico de segurança.


4150 mm
1790 mm
1730 mm
2470 mm
40º
35º
30%
60%

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